Bateria eletronica X Caixa Acustica

    Autor Mensagem
    Aprendendo
    Veterano
    # fev/06


    Pessoal, alguem conhece uma marca de caixa acustica legal p/ bateria eletronica, estou pensando naquelas monitor de estudio, mas o preço....
    Valeu

    Amok
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    A amplificação de uma bateria eletronica é um capítulo à parte. O maior problema é a necessidade de reprodução de uma grande faixa de freqüencias (provavelmente a mais larga de todos os instrumentos), que vai do bumbo (cerca de 100 Hz) até os pratos (cerca de 12000 Hz). Pra uma reprodução fiel, vc teria que usar um sistema com caixas de uso geral combinadas a um subwoofer, mas o preço iria estourar. Uma sugestão mais em conta é utilizar um ampli pra teclado ou pra baixo. O de teclado reproduz melhor os agudos (caixa e pratos) e o de baixo reproduz melhor o som do bumbo. O sistema que eu uso é uma gambi: o som do bumbo vai pra um ampli Meteoro QX 200 (para baixo) e as outra peças vão pra caixas Oneal OPB 1010, de uso geral, com excelente custo-beneficio.
    A Staff Drum lançou na ExpoMusic de 2005 um sistema de amplificação específico para baterias eletrônicas. mas ainda não vi à venda no mercado.

    [ ]´s

    diegocipriani
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A principio não é necessário subwoofer, o bumbo está lá pelos 80Hz.

    Não aconselho caixas de estúdio normalmente elas tem woofers de 5
    ou 6 o que não daria tantos graves como os que alguem que toca
    uma batera acustica "sente".

    Utilize uma caixa simples bass-reflex com um falante de 15", de
    preferência faixa extendida + um driver de titânio com corneta.

    O falante de 15 eu recomendo o 15MB da Oversound que tem uma
    boa relação custo-beneficio, ou então o 15PW3 da selenium que é
    mais em conta.

    Amok

    Não seria o teclado? Afinal nada impede que se use samplers ou mesmo
    sintetize algu lah pelos 40Hz até 20000Hz, por isso muito usam amplificadores de teclado para PA pequenos...

    Abraços,
    Diego

    Amok
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    diegocipriani
    Não seria o teclado?
    Os amplis (combos) de teclado são os que mais se aproximam de um sistema ideal pra batera, justamente devido à grande amplitude de frequencia. Mas ainda acho que um cubo com falante de 15 dedicado ao bumbo gera um som melhor. Raramente um tecladista necessita dessas frequencias extremas em uma execução ao vivo. Os slaps do baixo são ruidos de alta frequencia, e os bons amplis de baixo são projetados pra reproduzir tb altas frequencias, em situações especificas

    [ ]´s.

    diegocipriani
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Amok

    Eu quis dizer que o instrumento que acredito necessitar de uma grande extensão de resposta seja o teclado, afinal o teclado é feito para reproduzir todos os outros, inclusive a bateria...

    A caixa de teclado é feita para ter uma resposta plana, principalmente
    pelo motivo citado acima, ja a caixa de baixo possui um pré-amp específico para esse instrumento assim como seu falante, o que pode gerar respostas bem curvas...

    O falante de 15" do ampli de teclado geralmente é de faixa extendida
    o que acaba tirando um pouco do desempenho nos graves, mas, em
    contra-partida tem melhor desempenho em médio-graves e médios.

    Se ele quer apenas para estudo não vejo necessitade de um sistema
    que precise de desempenho superior nos graves, mas sim qualidade.

    Mesmo assim, o sistema mais apropriado é um simples amplificador de P.A. de 2 canais, ligado a duas caixas satélites e um subwoofer com um crossover, praticamente a mesma base do lançamento da staffdrum.
    Se souber pesquisar da pra fazer por um precinho justo.

    Concorda? ;]

    Abraços,
    Diego

    Amok
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    diegocipriani
    Concorda? ;]

    Ô ! Desde o começo.

    [ ]´s

    Aprendendo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Obrigado pela discução, acredito que como eu, muitos que tem bateria eletronica tem este problema. Eu tenho umas caixas antigas da cygnus que possuem dois falantes p/ os graves e liguei o modulo em uma amplificador, não ficou bom, talvez por não ter um sistema de pré antes.
    Vou ligar o modulo a um equalizador e usar dois amplificadores, um para os médios e altos e outro para os graves, pois minha caixa tem como ligar direto sem passar pelo divisor de frequencias. tenho um crosswover tb, e vou fazer uns testes para ver o resultado. Tenho uma bateira roland td10 e tenho que tirar o melhor proveito dela. Mas como moro em apto, já viu no que vai dar...rs

    Abs e obrigado, e assim que chegar a uma solução, passo para vcs

    diegocipriani
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Aprendendo

    Ah, se você ja tem esses periféricos então tá feito... Mas estranhei essas
    caixas que você tem não terem dado resultados bons. Qual era o diametro dos falantes? Como eles vão reproduzir boa parte do espectro inclusive os graves, no minimo um falante de 12".
    E claro sempre cortando as frequências mais baixas, abaixo dos 80Hz ou 60Hz, vai depender da caixa e tals, mas reduzindo um pouquinho por ali se não usar subwoffer.

    Não é necessário Pré nesse caso ja que o sinal que vem do módulo
    ja é a nivel de linha, a unica vantagem de um pré seria o controle
    dos graves, médios e agudos, mas acredito que isso tenha no módulo,
    não?

    Se usar como falou, com 2 amplis e crossover, é só sentar e tocar \o/
    A linha VIP ATIVA da LEACs embora existam muitos boatos sobre a qualidade de seus produtos, me parece uma boa relação custo/benefício.

    Parabens pela bateria, sou vocalista, mas admiro muito as v-drums...

    []´s e boa sorte...

    has4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Enriquecedor este tópico e as participações. Parabéns"... vivendo e 'APRENDENDO'

    HAS BAND

    raelzera
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ae galera tenho um receiver antigo da gradiente 366 e tenho 2 caixa com falante de 12 e tweeter gostaria de saber o seguinte tem como eu liga a batera eletronica nesse receiver e o som ficaria bom com essas 2 caixas ??

    raelzera
    Veterano
    # out/09
    · votar


    entao sera que alguem poderia da uma ajuda ae???
    vou usa uma potencia de 82 wrms e 2 caixas stereo com falantes de 12 polegadas e tweeter nao coloquei corneta nelas.
    Sera que vai fica bom o som alguem pode da um help ae por favor???

    Amok
    Veterano
    # out/09
    · votar


    raelzera
    É fraco. Pra som de bumbo tem que ter pelo menos 200 RMS.
    12" é razoável, mas o ideal seria um subwoofer. Pro som de caixa e pratos dá pro gasto pra um ensaio acustico.
    [ ]´s

    Morgaroth
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Eu tenho uma roland td 11 kv e queria comprar um par de caixas (ativa + passiva) pra ligar essa bateria eletronica e mais o vocal. A principio, seria pra para ensaios. Queria a indicação de um produto que fosse durável e de qualidade. Obrigado.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Morgaroth
    Eu tenho umas caixas antera de retorno que funcionam muito bem para isso, eu ligo elas em uma mesa como auxiliares e coloco tudo que eu tiver para por em linha.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Filippo14
    Legal, vou pesquisar.


    Sabem me dizer se essas caixas são boas e duráveis?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630683780-caixa-jbl-selenium-pa r-ativa-js-151a-usb-15-pro-loja-nota-_JM

    Estou disposto a pagar um pouco mais caro e comprar um produto que não estrague.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bateria eletronica X Caixa Acustica