Chimbal: De onde surgiu este nome?

    Autor Mensagem
    Cacilda
    Veterano
    # nov/05


    Alguém sabe as raízes históricas do nome? Eu sempre chamei de hi hat ou quem não sabe falar inglês e portanto não consegue compreender o que "cymbal" significa. Alguém?

    Cacilda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    "...Eu sempre chamei de hi hat ou contratempo, pra mim parece coisa de quem ..."

    Sindra
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Cacilda
    Também não sei a origem do nome... sempre achei que era por causa do cymbal mesmo, como vc disse.
    Eu também sempre chamei de hi-hat.
    Mas como o nome chimbal (chipô, chimô, chimpô...<coloque_aqui_qualquer_nome_parecido>) se popularizou, e muitos falam assim, eu as vezes falo chimbal para que os outros entendam. Porque se as vezes falo hi-hat, eles ficam me olhando como se eu tivesse querendo dar uma de entendido em inglês.. hehe.

    Se alguém souber quando e porque esse nome se popularizou assim, eu também sou curioso :o)

    Abraços.

    Is This It
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cymbal é prato, o equivalente em português é címbalo, pode procurar em qualquer livro mais antigo.

    agora, não sei porque chama chimbal.

    Rhailent
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    chimbal é o aportuguesamento de cymbal, q significa prato. Logo é idiotice chamar o hi-hat de chimbal.
    eu uso hi-hat, chimbal me lembra timbal que eh coisa de timbaleiro, que eu nao gosto, que me lemrba q eu tambem nao gosto de espinafre e nem por isso eu deixo de assistir do desenho do popeye, que se chama popái no portugues brasileiro, mas o q interessa eh começarmos uma campanha maciça para chamarmos apenas de HI-HAT !!! e vcs amigos, estão nessa comigo?!?!

    naumfreud
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Tribo indigena chibistas.....no sec 18.....

    Cacilda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sempre desconfiei da tribo chibista... Um pajé antigo uma vez me disse, numa dessas minhas viagens no tempo, que "Chimbal", ou como era chamado pelos indígenas "Chimalá", significava "Deus do trovão que sobe e desce", e portanto, devido à inegável similaridade do trovão com o som do contra tempo, e a seu movimento de sobe e desce, alguns músicos brasileiros, ligados à cultura indígena, especialmente no tocante à percussão, passaram a utilizar o termo, como forma de louvar "Chimbalá", e também resgatar a verdadeira cultura sul-americana, esquecida com a vinda européia (dizimadora e desumana).

    p4ulin90
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu prefiro cymbal do q hi hat
    eh mais legal de pronunciar soh isso

    p4ulin90
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu prefiro cymbal do q hi hat
    eh mais legal de pronunciar soh isso

    Sindra
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    p4ulin90
    Ou você fala chimbal ou hi-hat... mas cymbal, é como falaram, é nome genérico que designa "prato".

    Cacilda
    Mais uma vez, você insiste com o nome "contratempo" :o)
    Por que você chama assim?

    Cacilda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bom, em relação ao termo contratempo.... Eu sou do Rio de Janeiro, e por aqui o nome é bem comum.... Imagino que seja assim por causa do prato aparecer sempre nos "contratempos"....

    Sindra
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Cacilda
    Bom... tudo bem...
    eu sinceramente nunca tinha ouvido esse termo para o hi-hat... interessante.
    E, na minha opinião, o hi-hat aparece mais nos tempos fortes do que nos contratempos... alguns casos onde ele marca o contratempo mais é em estilo dance (com a mão), jazz e samba (com o pé), etc... mas em muitos outros estilos você pode marcar tanto os tempos fortes quanto os meio-fortes e fracos... isso varia...
    mas levar isso em consideração para nome de prato, eu não conhecia...

    mas uma coisa é certa... é mais fácil você se comunicar com os outros bateristas chamando de chimbal ou hi-hat. Ainda mais quando for falar com alguém entendido em teoria musical... senão o cara vai te tirar pra leigo.. o que não é verdade. ;)

    Abraço

    FlyingW
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    bem eu so baixista guitarrista violonista metaleru e o caraio a 4 mas curto batera tbm hehe

    chimbal eh o hh - hi-hat
    cymbal eh o nome ingles pros prato - crash cymbal, ride cymbal, splash cymbal
    contra tempo eh o chimbal ou hi hat ou dois pratinho pequeno q faz tchi ti tish tuich e um monte som variavel

    agora.... chimbal deve c pq o brasileiro gosta de aportuguesa as coisa e pego o cymbal... msm pq o hi hat nada mais eh 2 pratos neh

    naumfreud
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    meu é mentira esse negocio de tribo....eu inventei....

    Cacilda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sério?

    KrashRiDe
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    HUAHDuhsaudhaudhuaShduas Tribo RuLeZ hehehehe vida eterna ah Chimbalá (opa, se é um deus é fogo estar vivo hahaha)

    Até posso saudar o deus Chimbalá mas esde q me conheço por gente q sabia falar hi-hat eu falo hi-hat e só não falo + hi-hat se ficar mudo hehehehe

    Acho q hi-hat é o + apropriado, chimbal, chipô, essas coisas são tipo chamar Rio Grandense de gaúcho, cada um chama do jeito que quer...


    ...mas eu continuo falando hi-hat rsssss

    Locohawa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu sempre falo HiHat, mas para me comunicar com o pessoal, sempre uso Chimbal.. é o que todo mundo conhece. Mas, quase com certeza, a definição em Português é Contratempo Esquerdo.. já que o Ride é o Contratempo Direito :)

    Hauehuahe, essa história do chimbalá foi muito massa!

    KrashRiDe
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hAHuoaiuhaioaUA, Very RuLeZ hehehehe, eu digo Chipô pros %&$(@) intenedr e não acharem q to dando uma de nerd XD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chimbal: De onde surgiu este nome?