Precico Amplificar a bateria

    Autor Mensagem
    Rodrigo Muller
    Veterano
    # out/05


    Ai pessoal sou novo no forum.
    Eu precido microfonar minha bateria acustica me falaram de um tal de DM5, preciso saber se alguem usa e se fica um som legal, se vai manter o padrão acustico ou vai ficar com som de eletronica, e se realmente da pra usar ou não porque não faço nem idéia do que é um DM5.

    Obrigado.

    naumfreud
    Veterano
    # out/05
    · votar


    primeiro_compre no mínimo 6 microfones.segundo-compre um amplificador...terceiro compre seis cabos...quarto instale tudo....depois faça aula e aprenda a tocar porque se vc tiver um professor ele vai te orientar;.....

    Claudio Natureza
    Veterano
    # out/05
    · votar


    vc tem que ter uma mesa, um ampli, e no mínimo duas caixas.

    não adianta ter os mics e não ter PA.

    Amok
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo Muller
    DM5 é um módulo de bateria eletrônica. Isso naum eh microfonação. Vc vai substituir o som de sua batera pelo som do módulo. Os sons de tambores do DM5 são bem aceitáveis (embora hoje em dia existam opções melhores - e bem mais caras), mas o som de pratos fica devendo. Pra conectar sua batera ao módulo vc precisa de um conjunto de triggers e seus respectivos cabos. A vantagem de trigar é que não dá microfonia em performances ao vivo, e se sua batera não for aquilo tudo, o som dos tambores fica até melhor. A desvantagem é a dificuldade pra se ajustar o módulo e os triggers de modo a corresponder à extensa variação dinâmica que se usa ao tocar batera. E tem tb a dificuldade em se trigar pratos.

    [ ]´s

    ElvisRP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ..pô eu tambem sou novo aqui e tenho a mesma dúvida que o Rodrigo Muller..... eu toco numa banda e agora a galera tah começando a sai pra toca. Temo som pra toca, P.A. amplificador.. essas parada todas. Mas tem um problema a microfonação da batera. Queria saber se dah pra usa esse DM5 ou o D4 pra amplifica uma batera acústica e se é preciso usar microfones ou "sensores" nas peças?? Ah tenho outra dúvida... tenho um compressor.. não lembro o modelo, mas ele dah pra usa no bumbo pra deixar o som do bumbo com o som de "presença"?? se der pra galera me ajuda , agradeço porque eu não entendo direito nesse treco de amplifica a batera...abraços

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani
    · votar


    Rodrigo Muller

    Como sempre vamos por parte :)

    Para microfonar ( e não amplificar, embora não acridito estar incorreto ) você deve ter no mínimo dois microfones ( um para o bumbo, e dois overs ) ou se o bolso permitir, mais um para a caixa, ou mesmo um kit completo se valor não for problema.

    Quanto ao P.A. ( é todo sistema de som dedicado a ouvintes, seja de um aeroporto, ou de um show, é para onde vai o áudio para o público ( public address ) você deverá estudar bastante o assunto, ou estudar um pouco menos e comprar caixa amplificadas. Mais abaixo explico melhor...

    Jamais esqueça de uma coisa na vida, que eu vejo muita gente aqui, e em muitos lugares esquecerem, e por isso, sempre erram ou não sobem em relação a conhecimento e som profissional:

    Não faça porque fulano fez e deu certo, vá pela teoria, e principalmente som de P.A. não tem nada haver com som de carro, um tem qualidade, o outro, apenas 5%.

    Exemplos por favor =)

    - "Ah, a minha caixa vai ficar uma beleza fiz aquele furo pra sair o ar" essa agente sempre tem que ouvir ;(

    dai faz um furo enorme, o falante ultrapassa seu limite de excurção e ele vem com outra:
    - "Não imagino como queimou, o amplificador tem metade da potência do falante..." ( os amplificadores tem que ter em torno de 1.5 vezes a potência dos alto falantes )

    E alguem ve isso em som automotivo? Não, sempre tem aquele com um módulo de 50W, e o coitando tentando fazer um sub automotivo com alta excursão e alta distorção de grandes 200W ( Mal sabe ele que não fala nem 1% de um alto falante de P.A. ).

    Pior, enchem o carro de cornetas! Sendo que por regra geral é uma corneta a cada dois falantes de médio!

    Então se for fazer, pesquise muito, leia teorias e vá pelas leis da grande amiga "acustica".

    Quanto ao Dm5:

    Já foi falado acima, então não vou explicar. Mas, deixo aqui minha dica, um TD-3 da roland tem;

    Qualidade excelente de timbre, entrada pra rim-shot no pad de caixa e em todos os pads de prato, e suporte a shocking ( Quando você toca o prato e segura pra parar o som ). Alem de contar com metronomo e funcao "professor" que diz a você se está tocando no tempo correto ).

    Tudo que citei acima não está presente no DM5, e vamos lá, o TD-3 pode ser encontrado até talvez por R$1000,00, enquanto que no DM5, o minimo que vi foi R$850 ( e acredite, tem gente que quer vender um usado por R$1200,00! )

    Abraços,
    Diego

    Ah, gostaria de uma opnião de vocês, se gostariam que eu cria-se um tópico falando especificamente sobre P.A. ( amplificadores, caixas, falantes, montagem, etc... ) ?

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani
    · votar


    Amok

    Olha nós dinovo falando de batera eletronica :P

    Desculpe mais tenho que discordar de você sobre dificultade de triggar os pratos. Os dá staffdrum vem prontos pra usar e tem visual acústico ( não tanto :P ).

    Quanto a dinâmica, acho que hoje as coisas ja estão bem evoluidas nesse lado.

    Aaaa, e esqueçeu da vantagem de não incomodar, deixar doendo, arrancar os cabelos, e por ae vai, do vocalista em locais pequenos :)

    Senão ou agente fica surdo com o monitor lá em cima, ou fica sem monitaramento e acaba ficando doido com o som do baterista decendo a lenha na caixa.

    E é claro, poder tocar tambores indianos com musica egípcia :P Brincadeiras a parte, a vantagem de se ter qualquer som em qualquer pad.

    Mas vale lembrar não adianta ter um módulo bom e um sistema de monitoramento ou amplificação ruim e reclamar. Fones são muito bons mas não passam a sensação de um bumbo tremendo as pernas :P
    Um sistema com um Subwoffer, e mais duas caixas satélites ( a stuffdrum está lançando um ), pois assim sente-se todo o grave ( sim, sentir, não apenas escutar ) e se tem um som estéreo, tendo uma impressão mais próxima de um kit acústico.

    Abraços,
    Diego

    Amok
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Amok
    · votar


    diegocipriani
    Hehe..
    Prato eletrônico é diferente de prato trigado. Experimente botar um trigger comum num prato comum pra vez o que acontece... Foi isso que eu quis dizer. Trigar um prato eletrônico é tão difícil quanto falar rápido "três pratos trigados pra três tigres tristes".

    O lance da dinâmica também vale quando o assunto é trigagem de tambores acústicos. Tá certo que os novos (e caros) módulos melhoraram muito em relação à dinâmica, mas eu nunca consegui um som de press roll numa caixa trigada. Em pads, sim, em caixa trigada , não. Pode ser incompetência minha, ou o módulo que usei não era caro, ops, moderno o suficiente. Inda bem que o TD-3 usado tá caindo de preço. Mas aí lançam o TD-10, e aí vai...

    Batera eletrônica é paraíso pro resto da banda: não encobre nenhum instrumento (dá pra deixar mais baixo até que a flauta doce que a vocalista insiste em tocar), o vocal não precisa se esgoelar, e facilita o ensaio porque com som baixo, não tem microfonia.

    Ainda vou fazer uma trilha de Tabla no meio do progressivo que minha banda pretende tocar =P

    Tou doido pra exeprimentar o ampli de batera eletronica da Staff. Na Expomusic do ano passado, fizeram o lançamento, mas o ampli tava desligado (incrível: o nível de ruído na ExpoMusic é controlado !!) e não vi comercializarem este ano.

    [ ]´s

    PS e o projeto da batera "cost-effective" ? já rolou ?

    Amok
    Veterano
    # set/06
    · votar


    diegocipriani
    Ah, sim, vc bem que poderia criar um tópico sobre PA e sonorização em geral lá no fórum de Home Studio. De preferência algo que a gente não ache no Audiolist.

    [ ]´s

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani
    · votar


    Prato eletrônico é diferente de prato trigado. Experimente botar um trigger comum num prato comum pra vez o que acontece... Foi isso que eu quis dizer. Trigar um prato eletrônico é tão difícil quanto falar rápido "três pratos trigados pra três tigres tristes".

    Aaaaa, você estava falando em triggar um prato acústico, dai a coisa muda. Mas se for pra ser DIY pode ser feito com borracha e outros
    materiais sem muitos problemas.

    Da mesma forma que muda quando triggar um tambor acústico, ainda mais se for com peles comuns e a pele de resposta continuar no tambor, dai realmente o módulo tem que ser "caro" ;)

    Por isso sempre digo, ou uso acustica, ou tiro a pele de resposta e uso
    mesh head, dai a coisa melhora. Melhorá muito considerável ira ter se colocar o trigger no centro.

    o vocal não precisa se esgoelar

    O vocal nunca deve esgoelar, ou tem condições de ouvirem normal, ou não canta ;) ou então, canta 2 ensaios e depois volta com alguns calos nas cordas vocais.

    Ainda vou fazer uma trilha de Tabla no meio do progressivo que minha banda pretende tocar

    Quero ser o primeiro a ouvir :D

    Tou doido pra exeprimentar o ampli de batera eletronica da Staff. Na Expomusic do ano passado, fizeram o lançamento, mas o ampli tava desligado (incrível: o nível de ruído na ExpoMusic é controlado !!) e não vi comercializarem este ano.

    Estou correndo atrás pra fazer o meu... alem de ficar mais em conta,
    é comparável ou talvez tenha até mais qualidade. Quer um tambem? :P

    e o projeto da batera "cost-effective" ? já rolou ?

    Tá dificil, não tem sobrado tempo pra isso :(

    Quando tiver, quero fazer um módulo mesmo, não um trigger-to-midi,
    não gosto da ideia de usar outro equipamento ligado via midi, sempre
    tenho q impressão de perceber o delay, por minimo que seja.
    Estou dando uma olhada como posso na sintize analógica dos sons,
    dai poderia-se ter em tempo real, com baixo custo, alem de poder
    alterar a afinação, o tipo da madeira, entre muitas outras coisas ( olá TD-12 ).

    Em alguns sintetizadores mais antigos da roland eu cheguei a ouvir
    uns sons sintetizados de bateria acústica "legais"... Mas acho que não é comparável.

    Como o custo dos microcontroladores/microprocessadores hoje
    está bem baixo ( alguns que trabalham em 20Mhz custam até R$10,00 )
    eu quero fazer diferente dos projetos encontrados por ae. Vou utilizar
    um processador para cada entrada, assim o tempo de scaneamento
    poderá ser muito maior, elevando a precissão, deixando a resposta
    praticamente em tempo real.

    Até ae tudo facil, o que é complicado mesmo é o sampler, esses CIs
    prontos no mercado tem poca memória e ja chegam as R$500,00 cada.

    De preferência algo que a gente não ache no Audiolist.

    Bem, do meu ponto de vista a audiolist é o dicionario do audio profissional no Brasil, então fica dificil falar alguma coisa que não tem lá :P A minha intenção é esclarecer alguns mitos, como o do uso de som automotivo no P.A., o que é o P.A.?, etc... que lá esta contido em linguagem técnica e muito gente aqui não intende, ou infelizmente tem preguiça de consultar ( conheço muitos :P )

    Abraços,
    Diego

    marcelo.rickli
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ola, gostaria de saber se eu consigo colocar senha no módulo do DM5 pra outra pessoa não possa apagar as configurações feitas?

    Obrigado
    Marcelo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precico Amplificar a bateria