como fazer um bend e tecnicas legais

    Autor Mensagem
    Paulo Nascimento
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Paulo Nascimento


    olá meu nome é paulo eu gostaria de saber como se faz um BEND e algumas tecincas é que eu comprei uma gaita HERING BLUS e comecei a tocar mas eu misturo as notas e sai tudo errado como eu fasso para tirar um bom som da minha gaita é que eu tento ela a 2 meses e não tenho pratica ainda em tocar a gaita diatônica por isso vim aqui pedir uma ajuda e tentar entender melhor esse instrumento que comecei a tocar e gostei obrigado.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    olha cara,
    treina, pega cifra de gaita aqui mesmo no cifra
    a primeira coisa a se fazer é tentar tocar cada nota separadamente sem soprar na casa vizinha. Depois, tenta pegar as manhas do bend e do vibrato.

    magalhães
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    olá paulo vou tentar lhe ajudar....
    A primeira coisa que vc deve fazer quando for toca sua gaita é sua manira de pegar nela vc deve ter um bom manejo pois com essa tecnica vc vai tirar uns sons legais e dar uns efeitos com ajuda da mão com UAUAUA, SURDINA, VIBRATO DE MÃO, APITO DO TRÊM E OUTROS. mas antes te tudo tente tirar uma nota de cada vez sem suja-lá com outra nota exemplo (4s o quatro soprado) DÓ (5s o cinco soprado) MI se vc ter essas duas nota ao msmo tempo estará sujando a nota DÓ por isso tente tirar uma som limpo e brilhante dai vc já pode comessar a fazer o que u vou te passar agora ok.

    Primeiro entra nesses site que vou te pasar lávc vai enontrar bastanes oisas enteressante ok.
    www.bluesnet.com.br
    http://www.geocities.com/fe_amaral/
    http://sites.uol.com.br/chicoblues
    http://www.mvhp.com.br/gaita2.htm

    o que é um bend:
    O "bend" é umatecnica que permite alterar a frequência natural de uma nota, atraves da associação de dois processos simutâneos. Deve-se aplicar uma maior pressão de ar sobre a palheta do instrumento e simultâniamente a musculatura da garganta deve se contrair estas duas alterações simultâneas é chamada pelos gaitista de TRATO ORAL.
    a técnica do " bend" permite apenas baixar a frequebcia de uma nota em trêz diferentes intervalos.
    Os bends podem ser executados nos orifcios 1,2 3 4 e 6 aspirados e nos 8, 9, 10 soprados existem duas exceções nosorificios 5 e 7 que a principio não precisar ser alterado pelo bend

    como fazer o BEND
    O bend pode ser atingindo com mas facilidade utilizado-se a tecnica do sopro de bico ocorre nasemissão das vogais A e U imagine que ao aspirrna nota lá (6a) vc altere a emissão das duas vogais como se tivesse falando AUAUAUAUAUAUA atrazes dahamonicaquandovc pronuncia UAUAUAUA a Vogal U é o Principio do BEND. iso vc vai fazer nos orificio 1,2,3,4,e 6
    as mas difces são nos orificios 8,9,10 soprados mastente que com certesa vc vi conseguir tá, no inicio será muito deficil vc atingir o bend mascom pessistenciavc vai conseguir ok.


    1a. POSIÇÃO
    dó maior - na gaita em dó

    2a. POSIÇÃO
    sol blues - na gaita em dó
    G (2a) Bb (3a´) C (4s) Db (4a´) D (4a) F (5a) G (6s)


    um abraço

    magalhães
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    aqui vai umas cifras de melodias que vai t ajudar depois que vc fizer os primeiros passos ok. deixa para estudar os bend depois que vc dominar todas as outras que te ensinei e depois de tirar essas melodias tá depois dai vc já está pronto para conhecer os bend e tirar o som do blues.

    Flinstones

    6s 4s 7s 6a 6s 4s

    6s 5a 5s 5s 5a 6s 4s 4a 5s

    6s 4s 7s 6a 6s 4s

    6s 5a 5s 5s 5a 6s 4s 4a

    5s 5a 6s 4s 4a

    5s 5a 6s 4s 4a

    5s 5a 6s 7s 8a 7s

    Love Me Tender

    6 s 7s 7a 7s 8a 6a 8a 7s 7a 6a 7a 7s

    6s 7s 7a 7s 8a 6a 8a 7s 7a 6a 7a 7s

    8s 8s 8s 8s 8s 8s 8s 8s 8a 7s 8a 8s

    8s 8s 9a 8s 8a 6a 8a

    7a 7a 6a 7a 7s

    Noite Feliz

    6s 6a 6s 5s

    6s 6a 6s 5s

    8a 8a 7a 7s 7s 6s

    6a 6a 7s 7a 6a 6s 6a 6s 5s

    6a 6a 7s 7a 6a 6s 6a 6s 5s

    8a 8a 9a 8a 7a 7s 8s

    7s 6s 5s 6s 5a 4a 4s

    Shenandoah

    3s 4s 4s 4s 4a 5s 5a 6a 6s

    7s 7a 6a 6s 6a 6s 5s 6s

    6s 6a 6a 6a 5s 6s 5s 4a 4s

    3s 4s 3s 4s 6a 6s

    4s 4a 5s 4s 4a 4s

    Paulo Nascimento
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    obrigado Magalhães pela dica gostei muito delas e já vou comesar a entrar nesses sites que vc mim passou eu já abrir um e gostei muito tem bastante coisas enteressantes mesmo dai vou pegar tudo que for melhor e estudar valeu mesmo pela dica do BEND vc mim esplicou bem detalhado vou tentar faze-ló

    obrigado mesmo

    magalhães
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ok paulo estude muito pois só asim vc pode atingir o seu objetivo não dexista nunca que vc vai conseguir. Quando eu comecei a estudar as particularidade desse instrumento foi muito dificil enteder mas agora já não tenho mas o que aprender e sim o que fazer.
    tb toco gaita cromática e é um estrumento estraordinario depois que vc conhecer bem a gaita diatônica eu te aconcelho a conhecer a cromática e estudar tb que ela é simplismente um estrumento onde vc terá todas as escalas das notas musicais.

    até mas se tiver alguma duvida é só escrever ok
    um abraço

    Dogs2
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    por que vocês não colocam vírgula nas frases isso atrapalha muito e cansa ficar lendo coisas assim sem vírgula porque a gente lê muito corrido deixand o despercebido vários detalhes importantes para compreender o texto além de ser uma coisa anti-gramatical pois tem que ter vírgula em toda a frase que precisa dela senão a coisa fica totalmente cansativa

    stirpado
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dogs2

    hahahahahahahahah.. muito boa, kra...

    Rodrigo Pastori Lara
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pow galera valeu!!
    vcs me ajudaram mesmo!!!!!!!
    mas ainda tenho algumas perguntas!!

    Christ
    Veterano
    # set/06
    · votar


    A melhor dica é simplesmente forjar um bocejo. Eu vi ali no site e só assim consegui. Obrigado

    Ambrosio Blues
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vão se lascar

    Ludheyner
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kkkkkkkkkk calma ambrosio blues ja tomou ban!! lool

    guygo
    Veterano
    # out/13
    · votar


    postando aqui pra nao me esquece desse topico!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como fazer um bend e tecnicas legais