Autor |
Mensagem |
lilo Veterano |
# mai/03
Olá pessoas!Comecei a aprender gaita e gostaria de saber como se faz as bend notes; e tb se alguém sabe a tablatura da música "Walk" do Blind Melon.
Obrigada!
|
MKazan Veterano |
# mai/03
· votar
lilo
cara, bend note é questão de paciência, dedicação e depois treino.
é o tipo de coisa difícil de ensinar para outra pessoa, mas tem uns truquesinhos.
para dar a bend note vc precisa dar o "formato" correto para a sua boca. A primeira bend note que eu consegui dar foi puxando o ar na primeira casa.
depois consegui puxando na quarta. e depois fui aprendendo nas d+ casas.
primeiro, treine um pouco e tenha certeza de que você é capaz de dar uma nota limpa e solta com os lábios relaxados (eles precisam estar relaxados, senão a nota não sai).
existem duas técnicas, cada uma se aplica a um "buraquinho" da gaita. Em alguns, vc precisará misturar as duas técnicas para dar a bend note.
primeira tecnica: muito bem, dê uma nota solta e limpa puxando o ar na quarta casa com os lábios relaxados. depois, devagar, vc traz a língua para trás, na direção da garganta. isso deverá baixar 1/2 tom da nota inicial.
outra técnica: denovo, dê uma nota solta e limpa, com os lábios relaxados na primeira casa. depois, devagar abaixe o maxilar. se fizer direitinho, a nota também cairá 1/2 tom.
não se preocupe, isso não funciona na primeira nem na segunda vez q vc tenta. tem q ir treinando até achar a posição correta da gaita na sua boca. vai tentando. qdo conseguir, faça várias vezes para "gravar" a posição muscular correta.
|
Léo Veterano |
# mai/03
· votar
Mkazan
se toca gaita?
|
MKazan Veterano |
# mai/03
· votar
Léo
toco
|
lilo Veterano |
# mai/03
· votar
Oi, Mkazan! Primeiro, obrigada pela resposta.
Sabe,tenho um irmão guitarrista e uma mãe que toca teclado, ela sempre quis que eu aprendesse a tocar algum instrumento, por esse motivo me deu uma gaita. Fiquei encantada e pelo som do instrumento, desde aquele dia quero aprender. Procurei alguns professores, mas é raro e muito caro!
Você dá aulas ou sabe alguém que dê?
Valeu!
|
MKazan Veterano |
# mai/03
· votar
lilo
putz, olha, eu sou bem "amador" no quesito gaita. ;-)
não sei técnicas nem nada muito apurado. só sei alguns "truquesinhos" e tocar algumas musicas.
bom, enquanto você não consegue um professor, entra no site www.harmonicalessons.com lá tem muitas instruções boas para você começar a tocar.
infelizmente não conheço nenhum professor de gaita. No Cifra, tem uma seção com professores. procura lá, vê se vc consegue algum.
boa sorte.
|
lilo Veterano |
# mai/03
· votar
E por acaso, tem como passá-lo para o português?
|
MKazan Veterano |
# mai/03
· votar
putz, vc não entende inglês? vai ser complicado então. existem algumas páginas com curso de gaita em portugês, mas são muito "fraquinhas". não têm alguém para traduzir para vc?
|