O efeito " Trem", quem sabe as notas?

    Autor Mensagem
    CebolaBlues
    Veterano
    # dez/05


    Olá,

    Vc sabe quais as notas para executar o efeito Trem?
    Sabe? da uma dica, sou ruim de ouvido, pode se através de notas musicais mesmo.

    Fui

    Jaison
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Olá,CebolaBlues! para você obter o efeito trem, aspire os orificios 3 e 4, para ele ficar bom vc deve fazer um bend.

    Para vc obter um bend aspire pronunciando letra " U "

    grand deep pianos
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    queria sabe mais sobre esse efeito ae ,aspirar com letra "u"???????????

    CebolaBlues
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Oi,
    Jaison, valeu, vou tentar, é só isso? o bend é no terceiro ou quarto orifício?
    Grand deep pianos, é o seguinte, pronuncie a letra "A" em seguida a letra "U" sem mexer os lábios e vc verá (sentira) a lingua indo em direção do céu da boca, repita várias vezes sem o instrumento, não esqueça NÂO MEXA OS LÁBIOS. Agora tente com a gaita seguindo os mesmos passos que vc conseguira dar um bend. Tente primero do orifíco quatro.

    Fui

    CebolaBlues
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Oi,

    Grand deep piano, esqueci um detalhe importante, tudo o que foi explicado acima, sem gaita ou com gaita tem que ser efeito ASPIRANDO o ar.

    Fui

    Jaison
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    COMO FAZER UM "BEND"? UMA DAS MANEIRAS MAIS FACEIS DE APREENDER A EXECUTAR UM "BEND" É RECORRER A EMISSÃO DAS VOGAIS A E U. IMAGINE QUE AO ASPIRAR SOBRE A NOTA LÁ (6A, ASPIRADO) VOCÊ ALTERNE A EMISSÃO DAS DUAS VOGAIS, COMO SE ESTIVESSE FALANDO AUAUAUAUAUAU ATRVÉS DA GAITA. O SOM QUE SERÁ OUVIDO AO EMITIR A VOGAL "U" É O PRINCIPIO DO "BEND".


    PROCURE PROLONGAR A EMISSÃO DA VOGAL "U" E SIMULAR UM PROFUNDO "AUUUUUUUUUUUUUUUUUU" ATRAVÉS DA MESMA NOTA LÁ(6A).

    A DIFERENÇA PARA EXECUÇÃO DE UM BEND SOPRADO OU ASPIRADO É MUITO PEQUENA, NÃO EXISTINDO MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA ALTERAÇÃO DO TRATO ORAL, NO ENTANTO, É IMPORTANTE DIZER QUE É MAIS DIFICIL OBTER O BEND SOBRE AS NOTAS GRAVES DA GAITA.

    BEND'S SOPRADOS ( 8S/9S/10S)

    BEND'S ASPIRADOS ( 1A/2A/3A/4A//6A)

    ESSES SÃO OS LOCAIS NA GAITA PARA REALIZAR O BEND.

    É ISSO AI, ESPERO TER AJUDADO.

    grand deep pianos
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Jaison
    CebolaBlues
    Valeu ae
    Ae uma duvida ,porque nao pode faze bends soprados nas primeiras casas?

    Jaison
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O BEND EXISTE PARA EXTRAIR NOTAS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NO INSTRUMENTO, ATRAVÉS DO BEND VC PASSA DE 20 PARA TRINTA VOZES NA GAITA.

    AS NOTAS SOPRADAS NOS PRIMEIROS ORIFICIOS NÃO NECESSITAM SER ALTERADAS, ASSIM COMO AS NOTAS 5 E 7 NÃO PRECISAM SER ALTERADAS.

    PARA UMA MELHOR DEFINIÇÃO TEORICA, PARA UMA MELHOR EXPLICAÇÃO EU TERIA QUE TE MOSTRAR UM DIAGRAMA COM TODAS AS NOTAS, MAS NÃO TENHO AQUI.

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O que é esse efeito "trem"?

    Jaison
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Só corrigindo de 20 você passa a 32 vozes na harmonica

    CebolaBlues
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Oi asda,

    É um riff, (sequência de notas musicais) quando bem soprado imita o som de um trem em movimento.

    Fui.

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CebolaBlues
    É um riff, (sequência de notas musicais) quando bem soprado imita o som de um trem em movimento.
    Como assim?

    Tipo...


    PIUÍÍÍÍ...

    ou...

    TIC TAC TIC TAC?

    Spike good
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história do blues, tem um filme que vale a pena assistir, "Crossroads" ou em portugues a "Encruzilhada", com Ralph Machio.
    Tem um trecho do filme em que um ator que faz o papel do famoso bluesman Willie Brown, amigo do lendário Charley Patton, realiza o tal efeito "trem", é um riff realmente famoso e conhecido pelos gaiteiros.

    flw.

    Spike good
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    TIC TAC TIC TAC??? o riff do "relógio".

    CebolaBlues
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Oi,
    Asda, quer aprender o riff do tic tac ?(relógio) eu te ensino.
    Hehehehehe....

    Fui

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Não...

    O trem faz..

    tic tac tic tac piuííi tic tac tic tac piuííí..



    Mas... é do piuíííí que vcs estão falando?
    Nunca vi isso...

    CebolaBlues
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Oi,
    Asda, foi mal, pensei que vc tive zuando. É que tem vários riffs que imitam um trem em movimento e eu gostaria de aprender.
    Fui.

    Spike good
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    São os dois. É o som do trem em movimento e apitando.

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CebolaBlues
    Tava zuando na parte do tic tac...

    Mas o piuííí é serio... é isso mesmo?

    CebolaBlues
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Oi,
    Consegui as primeiras notas do "trem", lá vai: 1a 2s 1a 3s, tem que começar bem lento, depois vai acelerando, até conseguir a sicronia das notas bem rápidas Para sair o apito assopre ao mesmo tempo 3s 4s, ou 4s 5s, também sopradas ao mesmo tempo.
    Este riff é o mais simples, difícil coordenar, meu "trem" tá lento ainda.
    Fui.

    CebolaBlues
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Oi,
    Um detalhe, tape com os dedos o nariz para para melhorar o som das notas, soprar e aspirar as casas 1, 2 e 3 é f..... é aquele detalhe que dizem: procure fazer de forma correta a respiração, mas para novatos como eu lá vai o dedão no nariz para ajudar.
    Fui

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Tenho claustrofobia, se eu fizer isso eu morro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O efeito " Trem", quem sabe as notas?