Escala na "Cross Harp" dúvida!

    Autor Mensagem
    pester
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: pester


    Após assistir uma video aula de Jeferson Gonçalves, ele diz que em uma gaita em "C", na segunda posição "Cross Harp" temos o tom em "G" o que eu não entendi é o por que a escala seria assim: 2a 3a 4s 4a 5a 6s 6a 7a 8a 8s 9s, ou seja o 3s (G), o 5s (E) e o 7s (C) não entram nessa escala, alguém pode me responder o por que? O 3s eu até entendo, pois eu sei que a nota referente a este orifício é o G e ele se repete no 2a.

    Outra coisa, no caso da segunda posição a escala começa no 2a e termina no 9s. Isso siguinifica que na segunda posição ela (a gaita) só possui 2 oitavas, sendo uma incompleta, ao contrário do tom original da gaita que possui 3 oitavas sendo duas incompletas? Quem poder me respoder essas dúvidas eu agradeceria. Um abraço.

    Obs: entenda por s (soprado) e por a (aspirado)

    Henio Gaita
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    minhas videos-aula devem ta xegando hj ou amanha...do Jefferson Gonçalves tb....dai depois eu te respondo oq eu entender, ta massa?
    cara, eu o conheci pessoalmente...ele veio aki em Recife....mó gente fina o cara.....

    Blues Harp
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Vamos devagar colega......

    a escala que vc tem acima eh uma escala blues.....faltando o que nos chamamos de blues note (que seria os bends). na posição cross harp.....eh a posição que complementa as escalas que estão incompletas.....a 1 oitava vc consegue as notas que estão faltando utilizando as tecnicas de bend.......por ex para que ela se complete vc tem que fazer as notas F no 2 orificio e a nota A no terceiro.... a 2 oitava eh completa....a terceira oitava so falta a nota B que vc consegue aplicando a tecnica de bend no orificio 10.....

    Resumindo a posição Cross Harp eh a posição que te da mais recursos para tocar a gaita diatonica

    pester
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: pester
    · votar


    Blues Harp

    Colega, eu entendi e agradeço a sua explicação, mas a ñ ser que eu esteja errado (e provavelmente estou) ela ñ se aplica a minha dúvida.

    Deixa eu tentar explicar: tomemos uma gaita em C a mais comum, como você mesmo disse ela possui 3 oitavas: a 1º que vai do 1a ao 4s (C D E G G B C), ou seja, faltam as notas F e A que posso conseguir através da técnica do bend nos orifícios 2 e 3. A 2ª oitava que é completa que vai do 4s ao 7s e a 3ª oitava que vai do 7s ao 10s onde falta a nota B que também consigo através da técnica do bend. Mas essas 3 oitavas a qual você se referiu, tendo como tônica (nota de repouso) a nota C, na gaita que tomamos como exemplo, eu só consigo na 1ª posição, ou seja, a Straight Harp.

    Na segunda, Cross Harp, no caso da nossa gaita originalmente construída para tocar em C, a escala se inicia no 2a, ou seja a nota tônica ñ será mais o C e sim o G. Como mencionado acima por mim, ficariam 2 oitavas com escalas no tom G, que seria 1ª oitava do 2a ao 6s (G B C D F G) com ausência das notas A e E. (Essa é minha dúvida, eu não entendi porque a nota E (5s) ñ entra na escala G da 1ª oitava, já que essa nota possui na gaita, sendo assim sendo desnecessário o uso do bend). E a 2ª oitava que vai do 6s ao 9s (G A B D E F G) com ausência do C no 7s (por que ele não entra? "dúvida")

    Essa é a escala dada por Jefferson Gonçalves para se tocar em Cross Harp (pode ser que ele esteja errado, o que eu acho muito difícil). Como você disse ela pode até ter o nome de escala Blues o que acontece comumente de uma escala ter outros nomes.

    Peço que para me corrigirem se eu estiver dizendo alguma bobagem e desculpa pelo tamanho da mensagem. Agradeço a quem puder me ajudar.

    pester
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Henio Gaita

    Fico aguardando Henio...assim que ficar sabendo alguma coisa coloca aqui. Um abraço.

    Henio Gaita
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Henio Gaita
    · votar


    Pester,
    n vi o video ainda, mas J.G. disponibilizou umas aulas escritas nesse site, dai eu copiei e imprimi e fiz uma apostila pra mim, dai eu to olhando agora e vi q vc escreveu a escala da Cross-harp errado, n sei se no video ele falou errado, mas na minha apostila ta assim: 2a 3a 4s 4a 5S 6s 6a 7a 8a 8s 9s
    uma duvida eu axo q tirei ne, pois o 5s é utilizado....
    agora pq o 7s n entra eu tb n sei...talvez por ela ser uma das tônicas da 1°posiçao....
    o site:http://www.mvhp.com.br/ aula 11
    da uma sacada la
    abraços










    @_/" <-- essa é a minha lesma de estimaçao....diga um "oi" para Dona Lesma.....=]

    pester
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Henio Gaita

    Eu assisti a fita novamente e revi a aula que ele da sobre cross harp, ele afirma com todas as palavras que aquela (a escala que escrevi acima) era a escala da 2ª posição. No entanto eu vi a página do site que você me deu e vi que a escala estava escrita incluindo o 5s, mas na página ele diz que aquilo era um exercício (ou não?). Conclusão: ou eu estou com o raciocínio lento ou é realmente difícil entender qual é o certo, já que o próprio autor do curso não sabe qual escala é a correta.

    A propósito...oi Dona Lesma!!! :)

    Suell
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Ai gente .. onde vcs arrumaram essa fita??
    Eai Lesma!!

    pester
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Suell

    Eu comprei aqui em brasília ha 3 semanas, numa loja de música que também vende pela internet, o endereço do site é: www.musimed.com.br.

    Mas também tem no site da própria empresa que produz as fitas o endereço é: www.aprendamusica.com.br.

    O preço de cada fita é R$ 35,00.

    E aí lesma! Blz?

    Henio Gaita
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    É, ta parecendo exercicio, mas eu axo q ele falou q era um exercicio com o intúito da pessoa praticar a escala do cross harp....vou dar uma vagada pela net e vou ver se axo mais alguma coisa sobre...qq coisa eu posto aki....(n pude ver as minhas fitas ainda pq n tenho VCR....=p)

    Suell
    eu encomendei nesse site e chegou td blz...as 3 fitas q pedi...
    http://www.jeffersongoncalves.com/frontdoor.htm










    @_/" <--- se vcs olharem direitinho ela ta dando um xauzinho pra vcs....=]

    Henio Gaita
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Pester, a resposta de J.G. sobre a cross-harp....


    "...nas suas aulas que acompanho pela internet, eu li que
    a escala da 2°posição é: 2a 3a 4s 4a "5S" 6s 6a 7a 8a 8s 9s ,mas na sua
    video-aula tem assim: 2a 3a 4s 4a "5A" 6s 6a 7a 8a 8s 9s qual das 2 está
    certa?"
    Resposta J.G. - Cara com certeza devo ter digitado errado e por isso saiu
    5s, mas esta nota não esta errada, é o seguinte: Como este curso e o video
    são para iniciantes eu evitei falar muito em teoria e dar nomes as escalas,
    criei um EXERCÍCIO para ajudar a memorizar algumas notas BÁSICAS da Segunda
    posição, na verdade ela não é uma escala com nome fixo e sim uma BASE PARA
    TODAS AS ESCALAS DE SEGUNDA POSIÇÃO, entendeu ?
    Vc pode usar práticamente todas as notas da sua gaita, veja os exemplos
    abaixo (coloquei toda extensão da gaita, mas lembre se as tônicas estão no
    2a(3s),6s & 9s, ok ?

    Escala Maior ( G A B C D E G )
    1S 1A 2S 2A 3Ab** 3A 4S 4A 5S 6S 6A 7A 7S 8A 8S 9S 10A 1Sb 10S

    Escala Mixolydian ( G A B C D E F G )
    1S 1A 2S 2Ab* 2A 3Ab** 3A 4S 4A 5S 5A 6S 6A 7A 7S 8A 8S 9A 9S 10A 1Sb 10S

    Escala Menor ( G A Bb C Db D F G )
    1S 1Ab 1A 2Ab* 2A 3Ab** 3Ab* 4S 4Ab 4A 5A 6S 6A 7A 7S 8A 9A 9S 10A 1Sb* 10S

    Veja que todas as notas que vc perguntou estão dentro das escalas e outras
    não, quando fiz o exercicio me preocupei em criar uma escala com notas
    simples ( sem bends ) e que combinadas entre si dessem um censo melôdico,
    por isso evitei colocar certas notas, mas veja bem que este exercicio não é
    escala de segunda posição e sim notas básicas da segunda posição, ok ?


    Espero ter ajudado, pelo q sakei akelas notas saum da base da escala, mas n ker dizer q vc n possa utilizar outras....
    Vi q to precisando estudar teoria...=]



    @_/" <-- e a D.Lesma tb ta precisando de mais teoria...=]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala na "Cross Harp" dúvida!