tentando criar um tópico útil

    Autor Mensagem
    nivekk
    Membro Novato
    # abr/14


    olá, diáriamente vejo vários topicos sendo criados por aqui perguntando qual gaita é a melhor, comparando gaitas, qual tom comprar e etc.
    estava comentando cm outro user daqui, e ele concorda que isso é meio chato, com o intuito de diminuir um pouco isso, e deixar o fórum para discussões úteis, to criando esse tópico pra tentar dar uma ajuda a quem tá começando e tem esse tipo de dúvidas.
    antes de qqr coisa, lembre-se, sou iniciante tbm, não faz nem um ano que toco, e tenho apenas 3 gaitas, logo não posso dar a minha opinião sobre a maioria das gaitas, apenas me baseio no que os outros me falaram.

    se vc decidiu tocar gaita pq ouviu engenheiros do hawai, aerosmith, sonny boy williamson, etc, vc quer tocar a famosa gaita blues, ou seja, diatônica de 10 furos (20 vozes).

    eu não sei exatamente se a cromática se especifica em algum estilo, pois vc pode tocar tudo nela, ja que pode chegar a qualquer tom cm ela, nunca tentei tocar uma cromática.

    O tom pode ser qualquer um, mas a grande maioria recomenda gaita em C, pois não tem acidentes na escala e tal, eu recomendo tbm, mas principalmente pq a maioria dos métodos e vídeo aulas que vc axar são pra esse tom, então vai facilitar sua vida.

    é possível aprender sozinho, mas como qualquer outro instrumento requer pesquisa e estudo constante, baixe métodos, apostilas, videos etc, e estude-os.