tentando criar um tópico útil

    Autor Mensagem
    nivekk
    Membro Novato
    # abr/14


    olá, diáriamente vejo vários topicos sendo criados por aqui perguntando qual gaita é a melhor, comparando gaitas, qual tom comprar e etc.
    estava comentando cm outro user daqui, e ele concorda que isso é meio chato, com o intuito de diminuir um pouco isso, e deixar o fórum para discussões úteis, to criando esse tópico pra tentar dar uma ajuda a quem tá começando e tem esse tipo de dúvidas.
    antes de qqr coisa, lembre-se, sou iniciante tbm, não faz nem um ano que toco, e tenho apenas 3 gaitas, logo não posso dar a minha opinião sobre a maioria das gaitas, apenas me baseio no que os outros me falaram.

    se vc decidiu tocar gaita pq ouviu engenheiros do hawai, aerosmith, sonny boy williamson, etc, vc quer tocar a famosa gaita blues, ou seja, diatônica de 10 furos (20 vozes).

    eu não sei exatamente se a cromática se especifica em algum estilo, pois vc pode tocar tudo nela, ja que pode chegar a qualquer tom cm ela, nunca tentei tocar uma cromática.

    O tom pode ser qualquer um, mas a grande maioria recomenda gaita em C, pois não tem acidentes na escala e tal, eu recomendo tbm, mas principalmente pq a maioria dos métodos e vídeo aulas que vc axar são pra esse tom, então vai facilitar sua vida.

    é possível aprender sozinho, mas como qualquer outro instrumento requer pesquisa e estudo constante, baixe métodos, apostilas, videos etc, e estude-os.

    se vc está começando agora, vc está com medo de comprar uma gaita que estrague logo e acabar perdendo o investimento certo?? logo a solução para isso é óbvia: abrir um tópico no fcc perguntando qual gaita recomendam para vc, certo?? não, já têm vários tópicos assim, e sempre falam a mesma coisa: compre uma gaita barata, pq ela necessariamente VAI estragar muito rápido, logo não tem por que comprar uma marine band crossover de quase 300 reais sendo que ela logo vai desafinar. 8 entre 10 gaitistas vão lhe recomendar free blues da hering, os outros 2 recomendam suzuki, com o atual preço de gaitas no brasil, eu também estou entre os 2 da suzuki, pois o preço é quase o mesmo, e a qualidade é superior, se vc está em dúvida, faça isso: abra o you tube e digite, "gaita xxxx review", provavelmente vai aparecer um monte de gente testando a gaita e dando sua própria opinião, se não axar da gaita que esta procurando, talvez seja melhor mudar o foco, pois se ninguém quiz gravar algo com a gaita, talvez ela não seja boa a ponto de gastar tempo fazendo isso.

    tenha consciência de que, o timbre do cara do vídeo vai ser uma coisa, o teu será bem diferente... por que?? por causa da embocadura, assim como a pegada do guitarrista define sua identidade "timbrística", na gaita não é diferente.
    é comum vc ver gaitistas tirando um som lindo de uma free blues, enquanto outros tiram um som fraco de uma gaita muito mais cara, os grandes gaitistas que vc escuta certamente ainda estão trabalhando para melhorar seu timbre, isso deve se tornar uma busca sem fim na vida de um gaitista.


    enfim, era isso o que eu queria falar, se eu esqueci de algo comentem ai, se tiverem alguma pergunta, deixem ela neste tópico, não precisam abrir outro pra isso. vlw

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a tentando criar um tópico útil