Prazo de validade/uso de uma gaita.

    Autor Mensagem
    Ansz
    Veterano
    # nov/10


    Estou querendo adquirir uma gaita hering master blues e verifiquei em alguns sites e lojas que elas possuem o "logo" Master Blues da Hering diferentes. Então elas são de séries diferentes. Há algum problema de comprar uma gaita sem saber o tempo/ano em que ela foi fabricada? Se a gaita foi fabricada há algum tempo e nunca foi usada e está em estoque, haverá diferença de entonação em relação à mesma fabricada só que nova? Por favor esclareçam a minha dúvida, a gaita que quero adquirir está com um preço bem em conta, mas tem esta situação. Obrigado!!!

    Cost
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pelo que percebi a hering mudou as logos de suas gaitas, por ex a free blues que antes tinha um desenho de um arabesco em cima hj tem somente o nome do modelo de tamanho maior e mais destacado. Não vejo problema em vc comprar a gaita se saber o tempo que ela esta em estoque, mas veja se ela ta em perfeito estado, se tem a garantia dela e essas coisas.
    Quem ja toca gaita a algum tempo, logo apos comprar gaita, fazem alguns ajustes, mesmo ela estando "zero", pois as vezes algum orificio seteja com o som falhando, ou com a palheta mais alta ou mais baixa, o que dificulta a sonoridade, então costumo dizer, usando uma frase que aprendi, que todas as gaitas apos sair da loja precisam de um ajuste fino... isso com o tempo vc mesmo aprende a fazer.

    Ansz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Valeu pela informação! A gaita está em ótimo estado e irão mandá-la com nota fiscal e garantia. Em relação aos ajustes dá para sentir a diferença no tom ao emitir o som.. Com certeza com o tempo irei adquirir experiencia para ajustar e aperfeiçoar o toque... E sempre contando com a ajudas das pessoas amigas e interessadas.. Obrigado!

    Cost
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    As vezes não é nem questão de diferença de som, pois a diferença de som seria, creio eu, uma desafinação, talvez sujeira entre a palheta e a placa de voz ou mesmo a inexperiencia do gaitista. O que rola mesmo nesses ajuste é a questão de aumendar ou diminuir o GAP da palheta (altura entre a palheta e a placa de voz) o que facilita nos bends e na resposta da gaita ao ser soprada ou aspirada. Acontece as vezes de uma palheta não sair som, devido a altura do GAP mal regulado tb, isso mesmo ela estando "zero", como disse, então é nesses momentos que devemos fazer esses ajustes finos.

    R. Marcone
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Acho que não tem prazo de validade. Vai muito da pessoa que está tocando. Ter os cuidados necessários...

    Fabioalb
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Prezado Cost, como faço para ajustar a palheta , só empurrá-la ou puxá-la, até nivelar com a placa de vozes?
    Desde já grato.

    Cost
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fabioalb,
    Se você é iniciante nem recomendo fazer isso não, a não ser que sua gaita seja uma "cobaia" (propria para você aprender manutenção), pois se você fizer em uma gaita que você usa para tocar, e regular errado, pode acontecer de não sair mais som ou estragar a palheta, o que não teria problema se fosse uma gaita cobaia.
    Mas respondendo a sua pergunta... o ajuste da palheta vai de acordo com a necessidade, se ela estiver travando ao aspirar ou fazer um bend involuntário pode ser que esteja muito baixa, já se não estiver respondendo ao ser soprada pode ser que esteja muito alta, então antes de regular tem que saber o que se passa com a gaita, não basta "só empurrá-la ou puxá-la". E outra... se você nivelar a palheta ela não vai sair som nenhum.

    Perdoe-me a demora para responder, é que não tenho o costume de vir muito a esse forum. Boa sorte ae.

    Chad Stroke
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Cost

    Queria te fazer uma pergunta, vou começar a aprender e não faço sei nada NADA sobre gaitas. Queria te perguntar se quando uma gaita desafina não se pode mais usar ela?

    Obrigado
    Abraços!

    Chad Stroke
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    up

    Rujerf
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tem como mandar afinar a gaita, mas dependendo do valor que pagou é bem mais viável descartá-la (ou guardar pra futuras experiências) e comprar uma nova.

    Chad Stroke
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rujerf

    Vou comprar uma sabado, qual a melhor marca que você pode me indicar que não seja tão cara?

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prazo de validade/uso de uma gaita.