Rebites e parafusos das palhetas

    Autor Mensagem
    Cost
    Veterano
    # jun/10


    Então pessoal.
    Como ja disse aqui, sou iniciante, e tenho "me jogado de cabeça" no aprendizado. Estou tentando agora aprender a manutenção, trocar palhetas, afinar e essas coisas. Comprei um kit da hering e um video aula de manutenção do Little will, que me deu as noções básicas sobre a manutenção, as dúvidas que vem surgindo venho pesquisando na net para esclarece-las.
    Bom, vamos a mais uma questão: Estou interessado em trocar os rebites das palhetas por microparafusos, queria saber algumas recomendações, algumas dicas, os pro e os contra, informações sobre o parafuso adequado e essas coisas. Em minhas pesquisas vi que o parafuso é de 1.2mm, mas isso é universal? e qual o tamanho da cabeça do parafuso? pq me perguntaram isso quando fui psequisar na loja. Qualquer outra consideração poste ae.
    Desde já agradeço a atenção de todos.
    PAZ!

    ghostbastard
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cost


    você precisa ver até onde isso é vantajoso de ser executado.

    Os microparafusos precisarão de microporcas, isso acarretará numa altura maior que a dos rebites. Se levarmos em conta que para se execuar overblows a palheta deve estar o mais próximo da boca e sem impedimentos na passagem do ar, tanto que alguns gaitistas lixam os rebites, pode ser que os parafusos não sejam o ideal.

    Além do mais, quem sabe essa seja uma técnica melhor de ser aprendida junto de um professor de verdade, já que pelo que sei, gera um pouco de desconfiança por parte de luthiers por desestabilizar a palheta.

    Cost
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Entendi... mas o prob é que não tenho quem me ensine, por isso tudo o que estou fazendo faço por teste e aprendendo sozinho.... Mas obrigado pela dica.

    ghostbastard
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: ghostbastard
    · votar


    Cost


    Na verdade o procedimento é simples, vc precisa lixar a ponta dos rebites e retirá-los com ajuda de uma ferramena com ponta. Depois usa um parafusinho e uma porquinha pra fixar a palheta no local.

    O problema está nas nuances.

    ps: cuidado pra não apertar demais a porca. O parafuso se quebra e a ponta sai voando rápido pra caramba, se acertar o olho pode doer.

    Andreford
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Andreford
    · votar


    As palheta velhas devem ser retirada com cautela , o furo onde fica o rebite não pode ficar danificado mesmo que só um poquinho, Na hora de instalar a nova palheta e o rebite novo no furo iso ira ajudar o rebite ficar justo e bem sentrado ,outra dica é que o rebite deve ser cortado dos dois lados na placa de de Voz ,só depois é que com um martelinho dê umas batidas até a palheta ficar firme. se não cortar o rebite com o menor tamanho, quando for bater com o martelo ,o rebite vai empenar ou entortar para o lado e desalinhando a palheta
    ...È isso.

    Cost
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Obrigado pelas dicas pessoal. Assim que conseguir o material e uma gaita pra teste vou tentar =]]]

    dias_gaita
    Veterano
    # set/10
    · votar


    olá pessoal gostaria de saber se existe alguma substância pra limpesa de gaita, pois tenho uma gaita que está meio enferrujada e acho que as palhetas estão mais pesadas por causa dessa sujeira.
    ouvi falar que pode deixar a gaita de molho em agua morna com um pouco de vinagre alguém já tentou isso?

    Cost
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Eu ja tentei mas não gostei do resultado, talvez pq tenha deixado de molho por um tempo excessivo, tendo ate onde sei um tempo determinado, que creio ser de 5min no maximo, mas acho que isso não serve para ferrugem, e sim para soltar aquelas manchas que ela tem, ao menos foi o que ouvi falar.
    Eu costumo limpar com alcool mesmo e uma escoa de dentes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rebites e parafusos das palhetas