Dúvida de Iniciante

    Autor Mensagem
    marcinhazinha
    Veterano
    # jul/09


    Estou aprendendo a tocar gaita sozinha e gostaria de saber o que significa o aspirado -3b na gaita diatônica em C.

    Estou tentando tocar o trecho da música abaixo e me deparei com essa dificuldade, agradeço desde já pela atenção de quem me ajudar.

    Carry on my wayward son
    (kansas)

    -3b 4 -4 4 -4 -3b -3b -3b 3 -3b -3
    Once i rose a-bove the noise and con-fu-sion
    -3b 4 -4 4 -4 -3b -4 4 4 -4
    just to get a glimpse be-yond this il-lu-sion
    -5 -5 5 -4 -4 4 5 -4
    i was soar-ing ev-er high-er
    -5 -5 5 -4 4 -2
    but i flew to__ high.
    -3b 4 -4 4 -3 -3b -3b -3b
    Though my eyes could see, i still was
    3 -3b -3
    a blind man.
    -3b 4 -4 4 -3 -3b 5 -4
    Though my mind could think, i still was
    4 4 -4
    a mad-man
    -3b -5 -5 5 -4 -4 4 5 -4
    I hear the voic-es when i'm dream-ing
    -5 -5 5 5 6
    i can hear them say:

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    é um bend!

    vajman
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    marcinhazinha

    Pô! De novo essa coisa de auto-didata? Isso é prejudicial pra caramba! Além do tempo que você perde sem um acompanhamento, corre-se o risco de adquirir vícios difíceis de serem reparados.

    Por que as pessoas escolhem esse caminho? Falta de grana, de professor ou por teimosia apenas?

    É sério! Eu recomendo que você faça aulas. A gaita não é um instrumento pra ficar soprando e aspirando. Não é uma bixiga! Esse instrumento exige toda uma articulação do organismo.

    Eu não quero desmotivá-la. Muito pelo contrário. Eu apenas acho que sem aulas sua evolução será muito lenta, além da probabilidade de acostumar mal o seu organismo.

    De qualquer forma, a resposta pra sua pergunta é um bend note, e ele é feito com o pronunciar do "aaaauuu". No momento em que sua língua está na posição da pronúncia "a", você está tocando a nota Si, natural da gaita, quando você a coloca na posição do u, você pode descê-la para Sib, com a língua à frente, Lá, com a lingua ao meio e Láb, com a língua mais ao fundo.

    Você pode ter um outro parâmetro da forma da língua no bend associando ele à consoante "Q". Quando você pronuncia "que" sua língua estála no ceu da boca, não é? Experimente. Agora, bem naquele momento em que sua língua vai estalar você a segura. Note que sua língua está bastante enrigecida, restringindo a passagem do ar por cima e bloqueando totalmente demais acessos. Essa é a posição exata em que deve estar a sua língua para execução do bend.

    Comece treinando pelo 4 aspirado, depois passe para o 6 aspirado e, depois ainda, o 1 aspirado. Você vai notar que o bend do 4 é produzido mais ao centro da boca, o 6 mas à frente e o 1 ao fundo, mais gutural.

    Cuidados: O bend note deve ser limpo, sem aquele chiado provenienete do ar. O consumo de ar do bend é igual ao da nota natural, assim como a intensidade (volume) do som.



    Grande abraço e boa sorte!

    marcinhazinha
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bom, eu até gostaria muito de fazer aulas de gaita mas na minha cidade e nas proximidades não há uma alma sequer que dê aula, resolvi tentar aprender sozinha...

    É bom saber que é um bend, mas o ruim foi ver como é que se faz.
    Não que você explique mal, pelo contrário, eu não tenho contato tão íntimo assim com o instrumento para entender o que vc escreveu. eu tentei falar Q, e minha lingua não estalou.

    Enfim, sorte é uma coisa que nem sempre dá certo quando se tem teoria no meio, principalmente teoria que não existe em nenhuma apostila de gaita... o bom disso tudo, foi que além da sua ajuda você sabe desmotivar muito bem as pessoas.

    Agradeço pela atenção.

    vajman
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: vajman
    · votar


    marcinhazinha

    você sabe desmotivar muito bem as pessoas.

    Você realmente não entendeu nada do que eu disse (escrevi). Na verdade eu incentivei você a ter aulas para um melhor rendimento. A gaita é um instrumento bem mais complicado do que as pessoas imaginam, e isso sim pode ser frustrante pra você mais adiante quando você se deparar com as dificuldades técnicas que ela exige. Me desculpe pelo meu jeito. Talvez eu tenha sido um tanto indelicado, mas meu desejo é que você continue tocando, e estarei aqui pra qualquer dúvida que você tenha. Eu posso também enviar algum material pra você via e-mail. O meu é flaviovajman@uol.com.br

    Enfim, quando se escreve corre-se o risco de ser mal interpretado, falta tonalidade às palavras. Foi mal! Me perdoe.


    Um abraço!

    Jr.Redivo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eh, aqui na minha cidade tbm nao tem professor, entao eu resolvi aprender sozinho mesmo ._.

    Bluesruno
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Vajman,

    Eu não penso assim. Claro que um professor é bom e o aprendizado é mais rapido. Porém na internet existem muitas aulas voltadas a gaita, e com esforço é perfeitamente possivel aprender a tocar profissionalmente. Mas isso requer muito e muito estudo e paciencia. Eu toco gaita, esse foi meu primeiro instrumento e sou auto-didata. Marcinha continue estudando. Alem de técnicas com a gaita aprenda Teoria Musical também se você procurar na internet existem inumeros sites com varias explicações sobre o assunto. Quando estava aprendendo sobre modos eu li o mesmo artigo 6 vezes e somente na sexta eu compreendi o que realmente significava.

    O bend é uma técnica dificil no começo do aprendizado, mas você irá conseguir se se esforçar. Comece tentando fazer o bend no orificio numero 4, foi onde consegui fazer o meu primeiro bend. Agora estou sem tempo, mas no final de semana eu explico de um jeito diferente do Vajman ele explicou muito bem, é que o bend não é uma coisa que facil de se ensinar mas colocarei de outra forma para ver se você entende.

    ghostbastard
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    vajman


    pior é que dessa vez discordo um pouco de vc cara.

    Como disse o Bluesruno, acredito que um professor seja importante, ele vai te guiar e facilitar seu aprendizado, porém não é em todo lugar que encontramos um professor.

    Muitas vezes quem começa a tocar gaita começa por ser um instrumento barato. Eu comecei assim. Começo de faculdade, não tinha muita grana, achava gaita legal e comecei a estudar. Se eu não tinha grana pro instrumento, quem dirá pra aulas particulares.

    O que vai ser preciso pro autodidata é persistência e humildade para procurar e perguntar coisas pra quem nem conhece, além de um senso critico maior pra auto-avaliação, com isso, acredito que uma boa parte dos vicios são eliminados.

    Bluesruno
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A faltou eu escrever uma coisa importante.

    Ter aulas com um professor é otimo e não estou de nenhuma forma dizendo que isso é desvaforavel, muito pelo contrario. Ter aulas é o método mais eficiente e seguro de se aprender qualquer coisa.

    Mas no seu caso não se preocupe com isso se não pode ter aulas continue a estudar pro conta propria. E como ja lhe disse estude muita Teoria Musical leia até aprender, não desista facil. Até mais.

    vajman
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: vajman
    · votar


    Calma lá, gente!

    Vocês estão interpretando muito mal o que eu disse. Eu fui muito claro: Eu apenas acho que sem aulas sua evolução será muito lenta, além da probabilidade de acostumar mal o seu organismo (confiram lá!).

    Eu leciono há 17 anos e comumente pego alunos ditos autodidatas e com formação na internet com deficiências difíceis de serem reparadas. O que acontece é que o organismo, até como lei da sobrevivência de qualquer organismo, se adapta, seja para o bem ou para o mal, de forma muito rápida. Lamentavelmente, a correção é lenta.

    Enfim, geralmente, esse autodidata que vem com o argumento de apenas aperfeiçoar um pouco a sua técnica já está com o organismo todo condicionado. E isso ocorre em poucos anos, ou, até mesmo, meses.

    Eu faço um shuffle na guitarra e digo a ele pra tocar um pouco para eu ver em qual nível ele está e, juro, ele gastou um tempo enorme estudando errado e gastará outro igual corrigindo. O 2 aspirado desafinado (sufocado na glote), a região médio-aguda da gaita super estridente e, entre outros, os bens com chiado proveniente do excesso de ar. Então, quando eu peço pra tocar mais suave, o que ele me diz? Mas aí não sai o meu bend. Por que será? Ora, está fazendo o estreitamento da passagem do ar em local errado do organismo.

    Então, se esse cara almeja mesmo o profissionalismo, ele esteve no caminho certo todo esse período?

    Isso não quer dizer que as pessoas não podem se dar bem como autodidatas, mas corre-se um risco imenso de condicionarem seus organismos, e quanto a isso me sinto na obrigação de fazer tais advertências.

    Outra coisa, vocês haverão de concordar comigo que na internet tem muito material de procedência suspeita, não é mesmo?

    Pra encerrar, quando se faz aulas, você está constantemente sendo monitorado: "Não cara, tem um chiado aí nesse bend. Expande mais a língua, bloqueia o ar lateral. Esse 5 aspirado está muito agudo. Recua mais a língua pra aveludar a som, etc..." Essas pequenas dicas que passam desapercebidas quando se estuda por si próprio livram o aluno de imperfeições condicionadas no organismo.

    É isso! Foram só recomendações. Não quis desestimular ninguém! Me desculpei com a Márcia, a garota que postou esse tópico, pela forma como me expressei e já estou tentando ajudá-la no que puder via e-mail. Me desculpo com os demais se me acharam que, de alguma forma, pareci grosso ou presunçoso. Não sou melhor do que ninguém, mas ingressei aqui pra dividir as minhas experiências com vocês, as vezes elas podem não agradar. Eu penei muito no início, quando não haviam professores de gaita diatônica, e também tive meu organismo condicionado.

    Mas foi bom botar essa polêmica em pauta. Creio que ela acrescentará algo de bom para todos nós.


    Grande abraço a todos vocês!!!

    Bluesruno
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Isso que o Vajman disse é realmente verdade. Eu mesmo devo ter um monte de vicios errados hahahahaha. Mas Marcia é isso continue sempre estudando.

    Abraço a todos.

    marcinhazinha
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: marcinhazinha
    · votar


    caraaaaaca !!! Polêmico!

    Juro, estou surpresa!

    Parece engraçado mas é realmente importante isso que o vajman falou, não pensava que com aqueles pequenos toques que alguém mais experiente dá o resultado pode modificar muito. Bom, a garota aqui ("que postou o topico"), entendeu bem o conselho!

    Obrigada gente pelo apoio.

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu não acho que a gaita tenha apenas uma técnica correta, é muito pessoal, tem gaitistas profissionais que mandam a maior bomba na gaita e suas gaitas duram apenas uma semana, o Sugar Blue é um deles. Um professor pode ajudar, mas há de se levar em conta que a maioria dos professores no Brasil são auto didatas pois em 85 nem gaita de blues existia no pais quanto mais professores. Eu não posso me considerar autodidata pois comecei pela cromática sem botão da tombo com professor em 77, depois conheci a diatônica nos EUA e comprei um método de gaita blues.
    O pior são os caras que se dizem professores e não ensinam nada ou escondem a técnica dos alunos, estes são deploráveis. Existe uma ética em ser professor de ensinar tudo que sabe ao aluno, e se o aluno te passar, fique orgulhoso! Agora o aluno que quiser passar o professor vai ter muito trabalho se o professor e daqueles que nunca parou de estudar. Professor não compete com aluno.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: vajman
    · votar


    AlexB


    Hã???

    Cara, do que é que você está falando?

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    vajman
    O quê está escrito, não acho que meu português esteja tão combalido.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    AlexB

    O seu português não, mas o seu raciocínio...

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    vajman
    Se você não discorrer melhor seu verbo é impossível lhe entender.
    Abraço,
    Alex

    vajman
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: vajman
    · votar


    AlexB


    Brother, quem se enroscou no verbo aqui foi você! Releia seu comentário neste tópico e pense direito no que você quis dizer e quem você quis cutucar com isso. Eu leciono há quase 20 anos e muitos dentre os principais gaitistas atuando no mercado hoje passaram por mim. Diga-se Robson Fernandes, inclusive. Cite nomes quando você publicar algo tão infundado e de sentido provocador. Participo deste fórum para acrescentar algo de positivo aos iniciantes. Quando postei meu comentário fiz apenas uma advertência. Aliás, muito bem fundada! Porque tocar e lecionar gaita pode até ser a única coisa que eu sei fazer da vida, mas faço muito bem! Sou profissional. Dentro de algumas horas estarei no palco. E é disso que eu preciso, não de perder tempo com dor de cotovelo alheia. Se você se incomodou com a minha resposta neste tópico não posso fazer nada. Não retiro uma vírgula do que escrevi, eu sei sobre o que estou falando. Agora, você, com seu português exacerbado (ao menos acredita que seja), não disse nada! Enfim, a sua dor de cotovelo (isso está bastante óbvio no seu comentário) é um problema seu. Não tenho mais nada pra te dizer. A tréplica é sua, contudo, eu jamais me daria novamente ao trabalho de ler algo que não tem nada a acrescentar a ninguém. Mas, ainda querendo seu bem, um último conselho: Vai tocar, cara!


    Grande abraço

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Em meu texto falei duas coisas,
    1- Não existe uma técnica definitiva e certa. Portanto o autodidatismo não é algo para o aluno deixar de lado, se fosse assim, caras como Sonny Terry nunca teriam existido.
    2- Cuidado com professores antiéticos. Tem muito professor que compete com aluno e se a pessoa decide ser professor tem o compromisso ético de ensinar tudo ao aluno. Tem que se escolher bem um professor. Se conhece o Robson sabe que ele foi um dos quê já sofreu com o problema do professor esconder técnicas do aluno. Por sorte estamos na época da internet onde a informação é livre, assim é mais fácil os alunos julgarem seus professores.
    Não entendo qual das duas te incomodou, mesmo porquê é um conselho para alunos.
    Abraço,
    Alex

    lupino
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Cara Marcinhazinha, vai em frente. Sou iniciante, tô aprendendo há seis meses pela web e tô apaixonado pela gaita. Tenho a oportunidade de aprender na minha cidade (por 10,00 mês) violão, guitarra, baixo, trompete, sax, trombone, flauta doce ou transversal ou clarineta mas deixei tudo pra lá só pra ficar com a gaita, mesmo sem professor. Tô estudando teoria musical e quero me aperfeiçoar a aponto de dar aulas de gaita pois aqui na minha cidade, gaitista também é um ser em extinção. Sei que quando chegar a hora vou dar trabalho para o professor e para meu organismo, mas tem valido cada nota com a gaita. Deus entrou na minha vida com a música e com ela veio a gaita. Ghostbastard (meu camarada), Vajman, alexB e todos os outros, eu aprendo com vcs também. (precisa ver como meu bend tá melhorando rerere). Um grande abraço

    Ah Marcinhazinha, um gaitista a quem eu devo muita gratidão me levou pra esse fórum, dá uma olhada:

    http://www.forum.clickgratis.com.br/rodrigobrasilei

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida de Iniciante