Autor |
Mensagem |
Hugo Levino Veterano |
# jun/09
Pessoal, comprei ontem meu primeiro instrumento musical, e adivinha foi uma gaita :D Como bom leitor procurei saber tudo a respeito de gaita aqui no forum, e optei por uma Herering Free Blues afinada em C, paguei 40 reais.
Ontem mesmo no meu primeiro dia de gaita, eu acompanhei pelo youtube uma série de vídeo aulas de um professor que é aqui do forum mesmo, eu esqueci o nome dele é uma pena :/ (sei que ele é goiano)
A minha dúvida é a seguinte:
Com qual tipo de embocadura eu vou conseguir um som mais limpo? Que é a melhor, usada pelos profissionais? (desculpa a falta de vocabulário, não tenho muito teoria musical, então não sei dizer se é harmonia, melodia, ritmo)
No vídeo fala sobre três embocaduras: - Embocadura de Bico - Embocadura em U - Embocadura "Tongue blocking"
Eu tentei as três, a que eu me dei melhor (onde consegui tirar notas mais limpas) foi a Embocadura em U!
Gostaria de saber se a Embocadura em U é boa, ou se eu devo praticar outra? Eu vou querer tocar preferencialmente rock/pop (não sei se tem diferença)
Muito Obrigado :D Saibam que foi por causa de vocês que comprei meu primeiro instrumento!
|
ghostbastard Veterano |
# jul/09
· votar
Hugo Levino
O nome do cara é Rodrigo Brasileiro.
Ele tem um site tbm:
http://www.forum.clickgratis.com.br/rodrigobrasilei
Use a embocadura que vc se sentir mais confortável. Nesse site que eu te passei vc vai achar um tópico bem extenso sobre embocaduras, vantagens e desvantagens de cada uma delas.
|
NillMaker Veterano |
# jul/09
· votar
Fala ai amigão! Bele?
Eu também me dou muito bem com a embocadura de U. Ouvi dizer que a melhor embocadura é a de tongue, pois para a maioria dos efeitos ( tipo oitavada, vamping, trem..) é usada com base essa embocadura. Mesmo assim eu não tomo jeito e continuo com a de U. Acho mais confortavel! Cara, uma dica, entra no site da Bends.com.br Lá tem um esquema de se cadastar por email, e toda semana, você recebe por email, uma aula e um audio.. como se fosse uma aula por internet mesmo, quem ministra é o gaitista brasileiro Melk Rocha... É muito bacana... estou aprendendo bastante coisa! Pra gente que ta começando agora, ta sendo muito bem vendo!
Abração!
|
ghostbastard Veterano |
# jul/09
· votar
NillMaker quem ministra é o gaitista brasileiro Melk Rocha
na verdade ele é o dono da Bends hehe
|
vajman Veterano |
# jul/09
· votar
Hugo Levino
Cara, eu defendo a pena de morte em três casos: Parar com o automóvel em cima da faixa de pedestres, colocar catupiri na coxinha e tocar com essa maldita embocadura em "u".
Vai por mim, brother. Bico e tongue blocking!
Abraço!
|
Jokerman Veterano |
# jul/09
· votar
Aproveitando este tópico...
Comprei esta mesma gaita há algum tempo, tentei tocar, mas fui largando ela de lado.
Minha língua, infelizmente, não dobra em U. E também não consegui fazer tongue blocking.
Queria saber se dá pra tocar direitinho soprando de buraco em buraco. É isso que vocês chamam de "bico"?
|
vajman Veterano |
# jul/09 · Editado por: vajman
· votar
Jokerman
Minha língua, infelizmente, não dobra em U. E também não consegui fazer tongue blocking.
Existe um fator genético determinante em você, o tal do "recessivo ou dominante". Você já deve ter estudado isso na escola. Aquela estória do X e do Y.
Os recessivos têm essa dificuldade com a língua, aliás, várias dificuldades com ela, mas, em compesação, trabalham muito bem a região gutural na gaita. Você, acredito eu, muito provavelmente, pertença ao time dos recessivos. Posso estar enganado, mas você tem olhos e/ou cabelos claros, não tem?
Enfim, de qualquer maneira, esse tipo de embocadura em "u" é completamente desfavorável quando aplicado à gaita diatônica. Recomendá-la propicia, mesmo não intencionalmente, enorme defasagem técnica ao estudante.
A sua língua deve ficar livre na caixa bucal, usando a embocadura de bico, ou em contato com a gaita apenas no caso do tongue blocking.
Quando tocamos a gaita temos que temperar o timbre a cada nota. Aspirar o 5 usando embocadura de "u", por exemplo, é um verdadeiro crime! A nota sai pertubadoramente ardida. No caso do 5, a língua deve ficar recuada para evitar aquele timbre agudo e irritante. O que não aconte com esse "u", já que sua língua está, pior ainda, pra fora da boca.
Treine com mais afinco a embocadura de bico. Com o tempo seus lábios se moldarão com mais facilidade. Tenha apenas os bons & velhos cuidados básicos, como não deixar vazar ar entre os lábios e o instrumento. Procure também não embocar a gaita com a região seca dos lábios, mas sim com a parte mais úmida, a interna. Para isso emboque mais o instrumento.
O tongue block nem é tão complicado, mas, como tudo, uma questão de treino. Nesta técnica a língua é como a mão esquerda do pianista, ela faz o acompanhamento.
Eu te passo um treino para o tongue block depois, ok? É que apareceu uma gostosa aqui na tv e eu acabei perdendo a concentração. Hehehe...
Grande abraço!
|
NillMaker Veterano |
# jul/09
· votar
vajman
|
NillMaker Veterano |
# jul/09
· votar
vajman E você sabe que é verdade! O Som com embocadura de bico parece que sai mais forte né! Eu vou começar a reaprender tudo de novo! Quem tinha me dito isso foi um professor de gaita do RJ. Agora, pra fazer bends com U é mais facil, voce consegue fazer bend com a embocadura de bico mesmo?
ghostbastard Eu não sabia! UAHIUAEHIAUEHIAUEHAIUHIUH!
|
Jokerman Veterano |
# jul/09
· votar
vajman Valeu pela ajuda, cara! Tô meio sem tempo recentemente. Mas em breve vou pegar minha gaita e começar a estudar direitinho.
|
Wren Veterano |
# jul/09 · Editado por: Wren
· votar
Hugo Levino
|
Wren Veterano |
# jul/09
· votar
Eu só tocava usando U, no inicio, pra quem dobra lingua é uma mão na roda pra decorar as posições, já q da pra sentir com a lingua onde vc está. Até q um chegou uma hora que eu precisei definitivamente ficar bom no bend.
Resultado, tive q reaprender do começo, mas tocando com usando embocadura de bico, apanhando, mas foi. E ainda não faço idéia como alguém faz um bend com outra embocadura =/
Agora to precisando aprender tongue, ta um saco, mas é só treinar, o segredo é ser constante.
|