Autor |
Mensagem |
Kamus23 Veterano |
# mar/09
Eu comprei uma gaita hoje, e estou treinando embocadura certinho, vou começar certinho, pois assim eu acho que é a maneira mais rapido, treinando embocadura, fui dar uma brincada e ver o folego, no orificio 4, puxei o ar, e dei uma forçada, e o som mudou radicalmente, ficou com um som daqueles Blues tocados em gaita...
Isso é normal, é uma tecnica?
Só sei de uma coisa, não consegui segurar por mais de 4 segundos, faltou o ar, mas que o som é louco, a isso é...
|
ghostbastard Veterano |
# mar/09
· votar
Kamus23
Vc fez o famoso bend, que a maioria dos iniciantes tem dificuldade extrema em fazer. Enquanto tem gente que demora meses pra conseguir chegar proximo de um bend, outros o fazem na primeira semana.
Quanto ao fôlego, não se preocupe, vc vai desenvolvendo ao longo do aprendizado. Mas acredito que seja bom fazer alguns exercicios usados no canto, dá uma ajuda.
Voltando aos bends, vc consegue baixar de meio a um tom e meio. Depois de conseguir executar o bend na maioria dos furos (acredito que no 9 e 10 vc vai demorar um pouco) comece a procurar melhorar o timbre dele.
Vc i´ra notar que dependendo da posição da lingua, e que fazendo o movimento mais com a garganta, o timbre melhorará significantemente, assim como o controle.
mas isso deve ser treinado todo dia.
|
Kamus23 Veterano |
# mar/09
· votar
ghostbastard
Folego, preciso e muito, pensei que os meus exercicios fisicos ja ajudavam, mas mesmo assim eu sinto um pouco de falta de folego...
Ainda mais com os exercicios de embocadura, que são cansativos, pelo menos para mim que sou iniciante
Me ensinaram a me deiter no chão, e colocar uns 2 kilos sobre a minha barriga e respirar, levantando o peso, e abaixando, conforme respira...
Com o tempo, dizem que vou respirar pelo diafragma...
|
ghostbastard Veterano |
# mar/09 · Editado por: ghostbastard
· votar
Kamus23
esse exercicio trabalha com o diafragma diretamente. Mas é assim mesmo, no inicio eu não conseguia tocar um blues 12 compassos, agora ja esta tranquilo.
|
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# mar/09
· votar
Olha, o melhor exercicio pra eu conseguir folego foi tocando mesmo. Recomendo pegar umas coisas do Howlin Wolf, você que está começando, que é bem cadenciado, e ao mesmo tempo, você vai melhorar BEM a precisão na execução das notas. Acredito que pra tocar bem você tem que se preocupar primeiro com a execução e depois com a velocidade e folego. Vai no fa fe fi fo fu padrão e chato de sempre, que logo você vai se acostumar com sua boca na gaita, e ao mesmo tempo seu corpo vai se acostumar com as posições melhores pra tocar sem perder o folego.
|
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# mar/09
· votar
Dá uma sacada nesse blues que gravei: http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/205780/
É do Sonny Terry com o Brownie Mcghee, o Sonny Terry é um dos SE NÃO o maior expoente do Whoopin Blues, que consiste em você tocar e não usar só o instrumento, mas usar tudo o que tiver ao seu alcance fisicamente, desde tapas, passando por gritos e até o nariz. Sim, ele assoprava a gaita com o nariz pra poder gritar e tocar ao mesmo tempo.
|
Kamus23 Veterano |
# mar/09 · Editado por: Kamus23
· votar
ghostbastard
É mesmo, mas já percebi que de hoje de manha, pra nesse momento, melhorei bastente, tambem cheguei 6 horas da tarde do trabalho, e desde la to com a gaita direto, o legal que eu consegui fazer a embocadura certa e direta, quase não erro mais...
E olha que trabalho o dia todo, só tempo tempo de manha cedo e a noite...
Comprei a gaita hoje, comprei um Free Blues da Hering, pois moro em Blumenau, e a fabrica é aqui, comprei direto da fabrica ;D
ServeTheServants
Obrigado pelas dicas...
|