Dúvidas sobre a gaita e suas manhas

    Autor Mensagem
    Strondell
    Veterano
    # dez/08


    Eu tenho a minha gaita ha 3 dias e soh dominei a embocadura do sopro de bico ateh agora. E comecei a treinar os bends que ateh agora soh saem quando aspiro (dá pra fazer soprando?), Mas eu vi que há bends de 1 tom e de 1 1/2! Há alguma manhã? Pq 1/2 tom eu ja fico todo tortooo!

    E tb quero saber pq que, por exemplo, no buraco 2, a nota F eh pulada? (eu tenho a gaita em C) Isso tb ocorre no 10 e no 3, pulando A e B.

    E eu vi mta gnt falando que para dar uma geral na gaita, eu posso abrí-la, limpá-la (sem mecher nas palhetas) e colocá-la em agua quente... Mas eh meio estranho, eu naum posso danificar o bichinho?

    Abraçãooo!

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    As notas na diatônica são montadas de maneira a produzir um acorde harmônico quando se sopra ou aspira, ao soprar a gaita o acorde produzido é o da Tônica da gaita maior. Em uma gaita em C temos um C maior e suas inversões. Ao aspirar você obtem o acorde V do campo harmônico de C Maior o G dominante e suas inversões. As notas dispostas deste jeito chamam-se de Richter. A idéia foi criar um instrumento para músicas folclóricas Européias que usam principalmente os acordes I e V.
    Com relação aos bends de uma boa olhada no forum que muito já foi postado sobre o assunto.
    Você pode abrir e limpar a gaita, se não tocar nas palhetas e voltar a montar a gaita direitinho, não tem problema.
    Abraço,
    Alex

    Strondell
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ow, hj eu fui tocar nos buracos agudos e percebi que o som tava saindo mtuuu fraco e mtu desafinado, sendo que com a mesma embocadura (sopro de bico) eu consigo tirar um som limpinho nos buracos graves e médios. Eu preciso mudar algo? Pq se eu toco com a boca longe, soh assoprando de perto, o som sai melhor (e sai afinado) do q qndo eu uso a enbocadura xD

    Abraçãooo e brigadãooo!

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    É difícil explicar por lista mas a empostação do ar tem que ser diferente para cada nota. Vá experimentando até conseguir achar a maneira correta. Os agudos são diferentes dos graves e com o tempo de prática vais ver que cada nota exige uma empostação diferente para soar bem.
    Abraço,
    Alex

    Bluesruno
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Você quer abrir sua gaita, não tem problema desde que vc tome cuidado com as palhetas que como você ja deve ter houvido falar são muito frageis. Os agudos são como o AlexB falou acima, com o tempo vc pega o jeito. Agora essa história de colocar na aguá quente eu nunca ouvi falar, acho melhor você não fazer isso, dependendo do material da gaita não é bom molhá-la porque ela pode enferrujar com o tempo para limpar você pode abrir, limpe as partes de metal mas não mexa nas palhetas, isso você fará quando tiver um pouquinho mais de experiência.

    A os bends?

    Então é isso mesmo há bends de um tom, um semiton e 1 1/2. Cada um é feito de um jeito, de uma procurada na internet que você vai ter uma noção. Mas não vai pensando que ler sobre bends vai te fazer dominar a técnica não. Bend é uma coisa complicada quando se está começando.

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Agora essa história de colocar na aguá quente eu nunca ouvi falar, acho melhor você não fazer isso, dependendo do material da gaita não é bom molhá-la porque ela pode enferrujar com o tempo para limpar você pode abrir


    pode colocar sim, é só fazer uma mistura de água morna com vinagre e deixar as placas um tempo mergulhadas, depois esfrega elas com uma escolva de dentes velha, só tomando cuidado de escovar no sentido das palhetas.

    O proprio gaspar, da bends que falou que não da nada colocar na agua com vinagre pra limpar. Pode confiar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre a gaita e suas manhas