Tocar gaita de aparelho

    Autor Mensagem
    Strondell
    Veterano
    # dez/08


    Eu comprei hj uma gaita Master Blues em C, custou 50 mangos mas minha vontade era enorme de ter uma gaitaaa!
    Agora tenho algumas dúvidas pq naum manjo nada d gaita nem de blues hauuhauhauha
    Em primeiro lugar, posso tocar gaita com aparelho móvel? Na verdade, eu posso tirar, mas preciso ficar o máximo de tempo com ele, e este naum me atrapalha tanto na hora de tocar.
    E aproveitando, mesmo que já existam os tópicos, soh queria ver se entendi sobre a Cross Harp: é a melhor posição para se tocar na gaita quando a base da música não está na tonalidade da gaita? Se for, tanto faz a embocadura?


    Abraçãoooo pessoal!

    Strondell
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pessoal, vo aproveita o tópico e tirar uma outra dúvida, ok?
    Pq q na técnica das notas cobertas, a gnt soh pode pôr a língua no lado esquerdo da gaita? Se eu tampar o buraco direito eh errado? Se for, ainda não entendi o por quê.
    XD vlww!

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Em primeiro lugar, posso tocar gaita com aparelho móvel? Na verdade, eu posso tirar, mas preciso ficar o máximo de tempo com ele, e este naum me atrapalha tanto na hora de tocar.
    O ideal é tocar sem o aparelho, pois ele vai mudar o seu timbre aí quando pararar de usar o aparelho, vais ter que "reajustar", o seu jeito de tocar.
    E aproveitando, mesmo que já existam os tópicos, soh queria ver se entendi sobre a Cross Harp: é a melhor posição para se tocar na gaita quando a base da música não está na tonalidade da gaita? Se for, tanto faz a embocadura?
    Você não entendeu nada sobre o Cross harp, sugiro dar uma pesquisada no forum.
    Pq q na técnica das notas cobertas, a gnt soh pode pôr a língua no lado esquerdo da gaita? Se eu tampar o buraco direito eh errado?
    tanto faz o lado, é mudando de lado que se faz os "long jumps", é a melhor maneira de fazer intervalos longos.
    Abraço,
    Alex

    Strondell
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Agora eu naum achei exatamente o que é a Cross Harp, mas pelo que pesquisei, eh vc tocar uma musica que não esteja na tonalidade da gaita, mas com a Cross Harp vc consegue tocar dentro do tom por causa dos bends que faz. Apesar d q eu ainda não entendi como executar esse Cross Harp

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Agora eu naum achei exatamente o que é a Cross Harp, mas pelo que pesquisei, eh vc tocar uma musica que não esteja na tonalidade da gaita, mas com a Cross Harp vc consegue tocar dentro do tom por causa dos bends que faz. Apesar d q eu ainda não entendi como executar esse Cross Harp
    Não! A gaita diatônica é afinada com a escala maior, no cross harp você usa as mesmas notas da escala maior, só que muda a tônica, em vez de usar a I usa a V, assim você estará tocando na escala chamada de dominante de sétima. Com uma gaita em C, você usando a cross harp toca em G Dominante. Que a é a tonalidade da quinta de C maior. Aproveita a vontade e mexa o derrière, para ler o fórum.
    Abraço,
    Alex

    Strondell
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Opa, agora sim entendi xD
    Ow cara, mas levando em conta que a tonalidade de G maior tem um F# e na gaita em C não tem essa nota, para eu contornar o problema eu usaria um bend?
    E por que se chama escala dominante de sétima? Eu entendi que é dominante por que o G eh o V grau de C, mas e a sétima?
    Auhahuuh eu to perguntando uma bitolada d coisa, mas eu ainda n sei mta coisa d gaita.
    Obrigado já pelas respostas!

    Strondell
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Aee, agora eu tenho quase certeza que entendi sobre a escala de sétima da dominante! Eh por causa do F, que na escala de G seria com #, mas como eu uso a gaita em C, o intervalo entre o G e o F eh uma sétima!

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Sétima é o intervalo entre G e F# que é o mesmo entre C e B. Na escala dominante de sétima a sétima nota tem menos meio tom, assim no Gd7 seria o F em vez do F# do C Maior.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar gaita de aparelho