Jazz, alguem me tira essa dúvida

    Autor Mensagem
    victor_johne
    Veterano
    # jun/06


    Eu me interessei por gaita a pouco tempo e queria saber se tem como tocar alguma coisa de jazz em uma gaita diatonica. Eu li em um lugar que jazz só com gaita cromatica, mas queria saber.
    por favor me ajudem nessa, VLW.

    Robe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fala vitor. blz?
    pow... cara... dá pra tocar sim jazz com gaita diatonica. O problema é ter que tocar uma gaita afinada na tonalidade da música. por exemplo:
    -Se a música estiver na tonalidade de Dó maior, óbviamente vc terá que tocar com uma gaita diatonica em Dó. Se a música estiver na tonalidade de Fá maior, vc vai tocar com uma gaita diatonica em Fá e assim vai.
    Por isso é mais recomendado usar a gaita cromática, porque com ela vc pode tocar em todas as tonalidades, ao contrário da diatonica, que vc ia ter que trocar de gaita cada vez que a música mudasse de tonalidade.
    A gaita diatonica também ñ é muito recomendada para o jazz, pelo fato dos improvisos. por exemplo: A música está na tonalidade de Dó maior,
    o seu improviso será com a gaita diatonica em Dó. O seu improviso ficará muito limitado, pelo fato de ñ poder tocar notas além das notas da tonalidade de Dó maior (É claro que essas notas tocadas que ñ estão na tonalidade, devem estar num contexto harmônico com a música!!! Caso o contrário essas notas sairiam desafinadas, já que vc toca uma nota que ñ é da tonalidade trabalhada). Entendeu? "Contexto Harmônico com a música para ñ sair desafinada!". :D

    esse link aew é para vc conhecer um pouco mais dos "jazzistas gaitistas":



    Robe
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Robe
    · votar


    http://www.clubedejazz.com.br/ojazz/jazzistas.php?s=&instrumento_id=16 &pais_id=&submit=true

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jazz, alguem me tira essa dúvida