Perguntas de um iniciante

Autor Mensagem
Phantom Of Death
Veterano
# fev/06


Tenho interesse em aprender a tocar gaita, não sei nada sobre o instrumento, logo, tenho algumas perguntas:

Que tipos de gaitas existem?

Posso aprender em uma gaita de camelo?

Onde consigo material de estudo, apostilas .pdf ou .doc, por exemplo?

perin1980
Veterano
# fev/06
· votar


1- Harmônica e Cromática
na harmônica vc tem uma sequencia de notas pertencentes a um determinado campo harmônico. Melhor para fazer base, dessa forma, vc precisará de uma gaita para cada música que for tocar e a cromática é uma gaita que possui todas as notas e respectivos sustenidos. Melhor para fazer melodia

2- Pode começar numa de camelô, mas vc deverá saber qual o tom dela.

3- no mvhp tem umas apostilas interessantes sobre o assunto.

Phantom Of Death
Veterano
# fev/06
· votar


perin1980

vlw, vo da uma olhada nessas apostilas

mt obrigado

Spike good
Veterano
# fev/06
· votar


Caramba, eu não ia por um de camelô naum. Phantom Of Death, é melhor vc dar uma pesquisada melhor nos vários tipos de gaita existente em tamanho, tipo de som entre outras características que são proprias de algumas gaitas. Aí c vê mais ou menos a que é melhor para vc em termo de preço e estilo musical.

Até

Dimmy_townshend
Veterano
# fev/06
· votar


eu tbm tenho 2 duvidas d iniciante, se algm puder me ajudar, agradeço mto...
cromatica eh aqla q tem botaozinho do lado??

e a diatonica, como eh??

(eh q eu so do forum d guitarra, ecomo so apaixonado por blues, queria aprender gaita)

Spike good
Veterano
# fev/06
· votar


Dimmy_townshend
cromatica eh aqla q tem botaozinho do lado??

Exatamente, a cromática é a que possui aquele pequeno pistão na lateral do bocal.

Já a diatonica é menor e possui um bocal simples (sem a divisória), e é numerada de 1 a 10 ou 1 a 12, é a mais utilizada pelos bluseiros, por isso também é conhecida como "gaita blues".

Dimmy_townshend
Veterano
# fev/06 · Editado por: Dimmy_townshend
· votar


Spike good

afff....entaum eu tenho uma cromatica e umas 4 diatonicas aki em casa q eram do meu tio, mas saum todas MUITO ANTIGAS , por isso as palhetas (eh esse o nome certo), taum tipo entupidas, tem uns orificios q naum adianta a força q vc faz, naum sai som...
alguem sabe se posso(se tem como e onde) comprar novas(palhetas eh esse o nome certo?), p/ trocar num luthier??
PS: sou do RJ

Spike good
Veterano
# fev/06
· votar


É, chamamos de "palhetas" ou reed plates as lâminas bem finas que vibram e produzem o som.
A Lee Oskar produz o conjunto de palhetas, aí é só substituir as que já estão velhas e gastas. A Hering também fornece as chapas de palhetas separadamente para a manutenção. Falou

http://www.heringharmonicas.com.br/hp/catalog/catalog.asp?s=2&m=4

Dimmy_townshend
Veterano
# mar/06
· votar


Spike good
vlw msm kra, nem sei como agradecer....vai dar certo pq as gaitas tbm sao da hering ...

se eu puder, quero encher teu saco d novo.....oq vc/v6 passa na gaita (do lado d fora) p/ tirar a oxidaçaum??? WD eh uma boa???
vlw, abç

Spike good
Veterano
# mar/06 · Editado por: Spike good
· votar


Dimmy_townshend

Entâo, é aconselhável que não se passe nenhum produto químico, essa oxidação é difícil de ser removida, podendo até danificar o material.
No meu caso limpo em água corrente e detergente desengordurante, aquele utilizado para lavar louça, mas é só isso.

Ah, mais uma coisa, nada de palha de aço. A palha de aço risca o metal protetor da gaita, e como as gaitas Hering são apenas cromadas a deterioração do metal aumenta, podendo apresentar até focos de ferrugem o que piora a situação.

Abraços

Dimmy_townshend
Veterano
# mar/06
· votar


Spike good
vlw, msm kra...

Sk8_Jaum_Sk8
Veterano
# jun/06
· votar


mais perguntas de um iniciante...
tipo eu comprei uma gaita cromatica naum intendia muito do assunto....e não posso comprar outra ....queria sabe ondi eu arranjo apostila de gaita cromatica??e queria sabe u q eh issu 5' ???e tbem se num da pra fazer bends com a cromatica ??e se da pra tocar rock e reggae com uma cromatica??

Spike good
Veterano
# jun/06 · Editado por: Spike good
· votar


Sk8_Jaum_Sk8
Até aonde sei é quase impossível executar bends em gaita Cromática, além de ser desnecessário....para isso tem o botãozinho.....
Existem gaitas especiais, produzida pela Hohner....são as gaitas tipo híbridas, cromática/diatonica, onde segundo a empresa é possível produzir bends.
Na verdade trata-se de uma diatônica mas com uma quantidade de notas semelhante à cromatica, inclusive com o botão lateral....sendo uma exceção por possibilitar os bends.

Sk8_Jaum_Sk8
Veterano
# jun/06
· votar


eu posso tocar rock e reggae com uma gaita cromatica????e u q significa issu 5' ????

Spike good
Veterano
# jun/06
· votar


Acho que não é a mais adequada, mas vc pode tocar......Little Walter tocava blues em uma gaita cramática e também não era a mais apropriada, se é que me entende.
5' ???? naum sei não.....donde vc tirou isso?

Sk8_Jaum_Sk8
Veterano
# jun/06
· votar


foi de uma msk q eu tava vendo ....charlie brown jr-samba makossa...se podia me manda uns nomes de blues q tem gfaita para mim ouvi??

Spike good
Veterano
# jun/06
· votar


Nobody fault but mine - Paul Butterfield
Help Me - Junio Wells
Runaway - Bonnie Raitt
Foggy Mountain - Lester Flatt
.....Já deve ter ouvido falar em Blues Etílicos.

Esse 5', significa que vc deve aplicar o bend no orifício 5.

Sk8_Jaum_Sk8
Veterano
# jun/06
· votar


vc sabe como posso fazer tipo 5' na cromatica????ei e vlw pelas msk ....cara vc te me ajudando d+ spike good vc eh de + muito obrigado

Spike good
Veterano
# jun/06
· votar


No caso como se trata do 5', vc consegue obter em uma gaita diatônica, através do overblow a nota F#....em uma gaita cromática (se estiver afinada em C), vc consegue essa mesma nota aspirando a 6ª casa com o botão lareral pressionado.

Falou!

Sk8_Jaum_Sk8
Veterano
# jun/06
· votar


uhm agora estou endendendo melhor do assunto ....se for 4' eu apiraria a 5 com o bptão pressionado neh ....axo q estou pegando o jeito ....spike good vc tah sendu como um profesor pra mim muito obrigadu

_mute_
Veterano
# jul/06
· votar


daew spike a minha gaita é uma hering yara não sei se ela é boa não entendo nada de gaita a unica coisa q eu sei faze na gaita é soprar pra faze barulho. se puder me dar algumas dicas ficarei grato.

_mute_
Veterano
# jul/06
· votar


quais são as cifras(se for cifras) dela? ela tem 12 orificos se puder me passar elas. abraços!!!!

Spike good
Veterano
# jul/06
· votar


_mute_
Gaita com bocal curvada heim........charmosa essa gaita, mas nunca toquei numa dessas.....
Acho que possui a afinção de uma diatônica apesar de não ter certeza.
até

_mute_
Veterano
# jul/06
· votar


de uma olhada nela a curva eu acho q é só pra enfeite a minha é igual a essa só q tem 12 orificios.
http://www.toymania.com.br/fotos/tp-32100918.jpg

_mute_
Veterano
# jul/06
· votar


tem como me dize as cifras dela????

_mute_
Veterano
# jul/06
· votar


ae minha gaita tem 12 orificios 6 pra sopra e 6 para puxa isso ta certo??????????????????????????????
vlw


aguardando respostas.....

Spike good
Veterano
# jul/06 · Editado por: Spike good
· votar


_mute_

Na verdade (tendo como referência uma diatônica).....se sua gaita tem 12 orifícios, serão 12 para soprar e 12 para aspirar, totalizando 24 notas
Ainda não sei se sua gaita é uma diatônica mesmo.....nunca vi essa gaita (yara) de perto.
falow!

_mute_
Veterano
# jul/06
· votar


é q por exemplo o primeiro orificio so sai som se eu puxa, se eu sopra não sai.e o segundo se sopra sai se eu puxa não.

CarloPiccolo
Veterano
# jul/06
· votar


Alguém pode me dizer se o tremolo tem tonificação especifica pois ganhei um e não consigo tocar, pois só toco harmonica de blues e a escala é muito diferente.
Alguém pode me dizer qual é a escala???

CarloPiccolo
Veterano
# jul/06
· votar


._mute_
Membro Novato



ae minha gaita tem 12 orificios 6 pra sopra e 6 para puxa isso ta certo??????????????????????????????
vlw


aguardando respostas.....


Isso pode ser um tremolo.
São orificios em cima e em baixo???
Se for é um tremolo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perguntas de um iniciante