professor particular deve passar o que pro aluno??

    Autor Mensagem
    Rafael neto
    Veterano
    # jul/05


    o que voces axam que um professor deve passar para o aluno deis do inicio ao intermediario e tals...

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Depende do aluno!

    Fabio Camilo de Souza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    acordes, exercicios, teoria.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    Depende do aluno! (2)

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Posso dar um depoimento. Estou iniciando no violão erudito (ou clássico) tendo aulas particulares. Meu primeiro dia me foi passado 12 exercícios de mão direita do Abel Carlevaro, um exercício de ligado (1a, 5a, e 9a casas). Um exercício de coordenação do Ulisses Rocha, as peças Estudo no. 2 do Ulisses Rocha, um Estudo do Tárrega (não me lembro agora) e a Caixinha de Fósforo. No meu segundo dia me foi passado um exercício de abertura, o Estudo no. 1 do Villa Lobos e uma Valsa que ainda não estudei, porque ainda estou indo para a terceira aula... bom, eu já tocava guitarra.

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático
    hehehhehe
    Primeiro dia Carlevaro????

    Segundo dia estudo do villa!?????

    Troca de professor urgente que esse cara nao sabe o que ta fazendo!

    Abraços

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    É mesmo Balbino? Porque você diz isso? Eu já tocava alguns clássicos, como o choro no. 1, bachianinha etc. Mas minha mão direita era viciada, acredito que os estudos de Carlevaro foram direcionados para aprimorar minha mão direita.

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático
    Claro cara
    mas nao se toca villa lobos na segunda aula nao !

    A nao ser que vc ja tivesse estudando por um bom tempo violao erudito com outro professor!

    tocar um estudo do Villa Lobos nao é igual tocar um estudo do tarrega e mesmo os exercícios do carlevaro precisam ser muito bem acompanhados para se ter um resultado satisfatorio, e sinceramente de mao direita eu nao curto muito carlevaro! Acho que ele peca justamente ai, com exercícios massantes demais para desenvolver a mao direita!

    Para mao direita eu aconselho o livro de tecnica de mao direita do Henrique Pinto e os estudos de tecnica de mao direita do Mauro Giuliani ops 30!

    Abraços

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático
    Ah... De onde vc é!?
    Quem é seu professor!?

    Abraços mais uma vez

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Balbino
    Sou de São Paulo, mas não vou dizer o nome do meu professor não, porque você deu uma queimada nele no fórum (rsrsrs). Mas o cara é bom sim e está me dando umas dicas legais, pois eu era muito intuitivo e sem disciplina técnica.

    "Para mao direita eu aconselho o livro de tecnica de mao direita do Henrique Pinto e os estudos de tecnica de mao direita do Mauro Giuliani ops 30! "

    Valeu Balbino, vou procurar esses estudos. E a propósito, suas dicas estão sendo valiosas neste fórum, já mudei até alguns conceitos.

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático
    Cara, eu queimei ele no foruM!? Entao eu conheço ele!?
    Entra no meu msn pra gente conversar ou entao manda um email já que vc nao quer divulgar o nome dele!

    Abraços

    balbinojr@hotmail.com

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Balbino,

    Blz, agente se fala por e-mail!

    Botelho
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu acho que se a aluna for gostosa o professor deve mais é passar a vara nela.

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    o que voces axam que um professor deve passar para o aluno deis do inicio ao intermediario e tals...

    Eu costumo passar isso aqui:

    1.o Módulo:

    - Anatomia do Violão

    - Onde e como se sentar

    - Como segurar o violão - pontos de apoio

    - Postura da mão direita

    - Primeiro contato com o instrumento - dedos polegar, indicador, médio e anular (mão direita)

    - Quanto ao toque dos dedos indicador, médio e anular (mão direita) - com apoio e sem apoio

    - Polegar mão direita

    - Preparo da mão direita; unhas

    - Abreviações usadas para a mão direita

    - Símbolos usados para representar as cordas

    - Primeiro exercício - uso do indicador, médio e anular

    - Segundo exercício - uso do polegar

    - Terceiro exercício - Combinação do polegar com o indicador, médio e anular

    - Preparo da mão esquerda - postura dos dedos, função do polegar, do cotovelo e do ombro

    - Abreviações usadas para a mão esquerda

    - Localização das notas naturais sobre as cordas 6, 5 e 4 na primeira posição - partitura e representação gráfica no braço do instrumento

    - Exercícios sobre a 6.a corda

    - Exercícios sobre a 5.a corda

    - Exercícios sobre a 4.a corda

    - Exercício sobre as cordas 6, 5 e 4

    - Exercícios combinados - polegar com indicador, médio e anular

    - Localização das notas naturais sobre as cordas 3, 2 e 1 na primeira posição - partitura e representação gráfica no braço do instrumento

    - Exercícios sobre a 3.a corda

    - Exercícios sobre a 2.a corda

    - Exercícios sobre a 1.a corda

    - Exercícios sobre as cordas 3, 2, e 1

    - Músicas Parabéns pra Você, Asa Branca e Anunciação

    - Notas Alteradas - alterações sustenido, bemol e bequadro

    - Alterações com sustenido na primeira posição

    - Alterações com bemol na primeira posição

    - Alterações com bequadro na primeira posição

    Coletânea de Peças Progressivas I:

    Andante

    Poco Andante (Napoleon Coste)

    Andantino (Antonio Cano)

    Andantino (Matteo Carcassi)

    Valsa (Ferdinando Carulli)

    Allegretto (Henrique Pinto)

    Quase Andante (Henrique Pinto)

    Prelúdio (Henrique Pinto)

    Allegretto (Matteo Carcassi)

    Andante Religioso (Matteo Carcassi)

    Andante (Ferdinando Carulli)

    Andante (Matteo Carcassi)

    Teoria:

    - Representação gráfica do braço do instrumento

    - Pentagrama

    - Claves

    - Notas nas linhas e notas nos espaços

    - Junção das notas nas linhas com as notas nos espaços

    - Linhas e espaços suplementares inferiores e superiores

    - Junção das notas nas linhas e nos espaços com as notas nas linhas e espaços suplementares inferiores e superiores

    - Figuras que representam a duração dos sons: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa

    - Compassos simples binário (2/4), ternário (3/4 e 3/8) e quaternário (4/4)

    - Compasso composto 6/8

    - Pausas

    - Barras de compasso: simples, dupla, final e de repetição ou ritornello

    - Sinais de alteração: sustenido, bemol e bequadro

    - Ligadura

    - Fermata

    - Expressões: Da Capo al Fine, rallentando, a tempo

    - Andamentos: andante, andantino, allegro, allegretto

    Bona Método Completo para Divisão, lições 1 a 8.

    Pozzoli Guia Teórico-prático (Solfejo Rítmico) - primeira série

    Como afinar o violão
    Como trocar as cordas
    Limpeza e cuidados com o instrumento

    2° Módulo:

    - Ligado ascendente e ligado descendente

    - Pestana/ meia pestana

    - Localização das notas naturais em outras posições - partitura e representação gráfica no braço do instrumento

    - Sinais de alteração - sustenido, bemol e bequadro ao longo do braço do violão - função

    Coletânea de Peças Progressivas II:

    Espagnoleta (Gaspar Sanz)

    Green-Sleeves (Anônimo)

    Allegretto (Matteo Carcassi)

    Papillon (Matteo Carcassi)

    Allegro (Henrique Pinto)

    Estudo em Dó (Francisco Tárrega)

    Estudo em Mi Menor (Francisco Tárrega)

    Andantino (Matteo Carcassi)

    Valsa (Dionísio Aguado)

    Lágrima (Francisco Tárrega)

    Bourré (Johann Sebastian Bach)

    Teoria:

    - Tercina

    Bona Método Completo para Divisão, lições 9 a 17.

    Pozzoli Guia Teórico-prático (Solfejo Rítmico) - segunda série

    Alongamento para as mãos/cuidados com as mãos

    3° Módulo:

    Coletânea de Peças III:

    Romance de Amor (Anônimo)

    Rosinha - valsa (Atillio Bernardini)

    Irma - valsa (Atillio Bernardini)

    Noite Feliz

    Speak Softly Love - tema de "O Poderoso Chefão" (Nino Rota)

    Minueto em Lá maior (Johann Sebastian Bach)

    Imagine (John Lennon)

    - Técnica:

    - Combinações com 2 e 3 dedos

    - Escala cromática (horizontal, vertical, bloco, diagonal, 24 combinações de dedos)

    Teoria:

    - Armadura de clave dos sustenidos e dos bemóis

    Escalas maiores e menores I

    Bona - Método Completo para Divisão, lições 18 a 36.

    Pozzoli Guia Teórico-prático (Solfejo Rítmico) - terceira série.

    4° Módulo:

    Coletânea de Peças IV:

    E o Destino Desfolhou - valsa (Gastão Lamounier, arranjo Isaías Sávio)

    Coral da Cantata 147 Jesus Alegria dos Homens (Johann Sebastian Bach, arranjo Prof. José Fonseca)

    Noturno - choro (E. Marangoni)

    Abismo de Rosas - valsa (Américo Jacomino - Canhoto; arranjo de Domingos Semensato)

    Saudades de Matão - valsa (arranjo de Paulo Barreiros)

    Técnica:

    - Arpejos para a mão direita I

    - Outros exercícios cromáticos

    Teoria:

    - Coda

    - Intervalos

    Escalas Maiores e Menores II

    - Síncopa e contratempo

    Bona Método Completo para Divisão, lições 37 a 45.

    Pozzoli Guia Teórico-prático (Solfejo Rítmico) - quarta e quinta séries

    5° Módulo:

    - Coletânea de Peças V:

    Bachianinha n.o1 (Paulinho Nogueira)

    Prelúdio em Ré Menor (Johann Sebastian Bach)

    Tema de Lara - do filme "Doutor Jivago" (Maurice Jarre)

    Sons de Carrilhões (João Pernambuco, arranjo de Turíbio Santos)

    Divagando - choro (Domingos Semenzato)

    Tema da Vitória (Eduardo Souto Neto, arranjo de Ivan Paschoito)

    A Pantera-Cor-de-Rosa (Henry Mancini, arranjo de Yves Kéroas)

    Técnica:

    - Arpejos para a mão direita II

    Teoria:

    - Tríades, tétrades, campo harmônico maior.

    - Sistema CAGED.

    Bona Método Completo para Divisão, lições 46 a 55.

    Pozzoli Guia Teórico-prático (Solfejo Rítmico) 6.a e 7.a séries

    6º Módulo:

    Coletânea de Peças VI:

    Carinhoso (Pixinguinha, arranjo de Isaías Sávio)

    Garota de Ipanema (Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim)

    Eu Sei que Vou Te Amar (Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, arranjo de Vicente A. Ferreira)

    Se Ela Perguntar (Dilermando Reis)

    Choro Típico n.o1 (Heitor Villa-Lobos)

    Conversa de Baiana (Dilermando Reis)

    Bona Método Completo para Divisão, lições 56 a 66.

    Pozzoli Guia Teórico-prático (Solfejo Rítmico) - 8.a e 9.a séries.

    São seis módulos de seis meses cada, totalizando 3 anos. São 48 peças, teoria, técnica, escalas, harmonia, solfejo e leitura à primeira vista. Eu privilegio bastante a música brasileira, mas ensino músicas populares e alguns temas de cinema também - tudo arranjado para violão clássico. Os métodos que eu uso são: "Iniciação ao Violão", do Henrique Pinto, o Bona, Pozzoli Rítmico + material de apoio.

    Espero tê-lo ajudado.

    Abs.

    VitorH
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    supermulti
    Nus deve te dado um trabalhao escreve seu ensino.
    Parabens cara so pelo que eu li ja deu pra ver que vc é um bom professor.

    Umas duvidas ...
    Tipo todos os alunos fazem os 3 anos certim?
    se nao fazem qual a dica que vc da pra eles?
    Nem é da minha conta , mais quanto é por mês? ( pra ter noção, morro de vontande de estuda violão classico.)

    Abraço

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    Nus deve te dado um trabalhao escreve seu ensino.


    Sim. Na verdade, já faz mais de 20 anos que venho tentando desenvolver um modo de dar aula que fosse agradável, objetivo, sério e, ao mesmo tempo, com conteúdo. Muitos pensam que estudar violão por partitura é uma coisa chata e difícil, mas não é! A parte teórica, por exemplo, eu vou passando sempre aos poucos, conforme os exercícios e as peças forem exigindo. As peças são dispostas sempre em ordem progressiva de dificuldade e servem como exercício também. Assim, o aluno não fica só fazendo exercícios e nunca perde o interesse.

    Tipo todos os alunos fazem os 3 anos certim?

    Não. É que aprender qualquer instrumento, não só o violão, depende de vários fatores, como disponibilidade de tempo, força de vontade, condição financeira, etc. Muitas pessoas vão até o módulo 3 ou 4, pois acham que já é suficiente prá elas. Isso depende de cada um. Chega uma hora em que o aluno percebe que não precisa mais do professor, que já consegue tirar músicas sozinho...aí, ele sai. Eu diria prá você que a maioria fica de 2 a 2 anos e meio...quando chega nesse nível, o cara já tá dando aula...

    Nem é da minha conta , mais quanto é por mês? ( pra ter noção, morro de vontande de estuda violão classico.)

    Se puder, entre em contato comigo pelo e-mail Mic0051@hotmail.com. Terei o maior prazer em te explicar como é que funciona, ok?

    Abs.

    raules
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    @supermulti
    pena que vc mora em Sp, se não faria aula com vc aeaeoha

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    @supermulti
    pena que vc mora em Sp, se não faria aula com vc aeaeoha


    Obrigado, cara! Aí na sua região deve ter algum bom professor prá você se iniciar no violão. Mas procure com critério...não vá tendo aula com qualquer um, pois uma má iniciação pode significar o começo do fim... Peça para ele te mostrar suas certificações e o programa de aulas dele; veja também há quanto tempo ele dá aula, com quem já estudou, etc, ok?

    Abs e boa sorte!

    speedoflight96
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: speedoflight96
    · votar


    1°depende do aluno o que ele quer aprender

    mas iniciaria com uma separaçoes de dedos
    acordes basicos
    percepçao ritmica
    formaçao de acordes

    e depois que voce aprende o basico ai voce começa a se profundar e começa a escolher o que quer aprender!!

    qquem poder me ajuda ai tambem http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/284701/

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    speedoflight96
    1°depende do aluno o que ele quer aprender

    Se o aluno já é intermediário, tudo bem. Ele realmente tem condições de dizer o que quer aprender. Mas o aluno iniciante não tem uma visão clara sobre isso. Por isso, acho que o certo é ter uma boa iniciação. Depois que já estiver tocando alguma coisa, aí sim ele escolhe o destino que quer tomar. Pode até mudar de instrumento, inclusive, e usar o que aprendeu na guitarra ou no contrabaixo, por exemplo.

    Abs.

    Rick Rock
    Veterano
    # set/12
    · votar


    supermulti

    Achei muito interessante os passos que acha que devem ser seguidos.

    Eu não tinha visto esse tópico ainda.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a professor particular deve passar o que pro aluno??