Tensão das Cordas

    Autor Mensagem
    felipe_alves
    Veterano
    # jul/05


    Gostaria de saber se é verdade que em um violão apropriado para cordas de aço é preferível que quando não estiver sendo tocado que suas cordas devem estar afrouxadas para não fazer uma tensão muito forte no braço e não empenar.

    Alguém poderia me esclarecer isso???

    Felipe.

    osteictes
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    acho que isso é boato. o violão é feito com uma engenharia propria pra manter as cordas acochadas sem deteriorar o equipamento. eu não tenho certeza disso, mas, se formos pensar logicamente, é obvio que toda vida que você vai afinar a dilatação das cordas fica muito mais inconcistente quando se afroxa todas as cordas. acho bobagem a criação deste boatos.

    felipe_alves
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tb achei estranho..
    foi um luthier de um loja que me disse.
    vlw

    edlorena
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    e se vc toca 24 horas por dia??????

    quem o fabricou tem que levar isso em consideração...
    ele não sabe quantas horas vc toca, portanto
    ele tem que fazer um violão que "aguente" o tempo que for!!!!!

    abraços!!

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    felipe_alves

    A rotine de folgar as cordas, afinar, folgar, afinar... é que vai destruir o seu violão!

    Tapety
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu naum sei se vocês taum falando du q eu acho mas u meu violão
    ao inves de enpenar o braço enpeno o meu cavalete
    ai eu botei um negoço q eu naum sei o nome q segura as cordas tirando a pressão do cavalete

    eu axo q naum ajudei muito mas tudo bem

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Tapety

    Eu entendo... é que na realidade as pesoas em geral acham que o braço está mais sussetível as variações de tensão quando na realidade é bem mais provável o empenamento do tampo, rompimento do leque, rompimento do cavalete, ... aliás... em certas situações o empenamento do braço tem conserto, já o tampo... esqueça... O Braço do violão geralmente leva um tirante ou tensor pra não empenar, não é a melhor solução, mas é a forma que marcas como Takamine, Yamaha, Eagle, e agora até mesmo DiGiorgio e Giannini adotaram. Mas isso não é correto. O violão perde em versatilidade, em qualidade da madeira, e em "vida útil" por incrível que pareça! Então quando se fala em um bom violão por ser antigo, além de muitos outros fatores envolvidos como... encordamento, ser bem tocado, acomodação e qualidade inicial... é óbvio que ele não pode ter um tirante ou tensor no braço para esse regra de quanto "mais velho melhor" ser valida. O ideal é o braço ser cortado em um ângulo específico em relação as nervuras da madeira.

    felipe_alves
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    e o calor tb pode ter participação quando o braço empena?

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Pode sim, mas como já disse o problema mais sério é o tampo. Pode ter certeza que um violão "mal tratado" - exposto ao sol, calor, mudanças bruscas de umidade relativa, acomodação indevida, encordamento impróprio, ... não vai te dar os primeiros sinais de deformação pelo braço. Se vc só for notar pelo braço pode ter certeza que é uma das duas situações. Ou o tampo já era! Ou então o violão é tão ruim... pesado, cheio de cola, com o tampo excessivamente espesso que o tampo resistiu e o braço não.

    albertoellobo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bom, vejamos. Não seria nada demais vc desafinar seu violão se vais ficar, tipo, um ou dois meses sem mexer nele, pois isso preserva até as cordas tb. Mas desafiná-lo todo dia, ou se vc vai guardá-lo só por alguns dias acho exagero. Violão afinado, guardado em pé por muito tempo, virado prá frente e fora da case é que danifica. Por precaução, guarde-o deitado, virado pra baixo, dentro da capa e sob alguma superfície plana (uma mesa, ou armário, por exemplo) e não bote nada sobre ele. É assim que guado meus 11 violões, alguns que comprei ainda em 1992 (e tá inteiro até hoje)

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    albertoellobo

    Vc guarda o violão com as cordas folgadas??? Isso causa uma quebra tremenda de equilibrio nos vetores de tensão aplicados no violão!!! E qualquer desequilíbrio pode gerar, com grande probabilidade, algum tipo de empenamento ou outro problema!!! E depois é um crime deixar um violão mais de 1 semana parado... o som começa a "fechar" nesse caso é melhor passar o violão, nem que seja emprestado, para alguém que toque com boa frequencia. No conservatório onde participo tem um DoSouto "errado" de tão bom, mas o verdadeiro dono já não tem mais tempo de tocar e por isso deixou o violão com o seu antigo mestre pra não cometer o crime de deixá-lo encostado.

    Olha... esse esquema de deixar violão deitado de boca pra baixo é senso comum puro e não apresenta resultado nenhum. Assim como o fato de folgar as cordas... senso comum que qualquer físico ou engenheiro saberia dizer fazendo uma pré-análise sensorial qualitativa. A análise de que nenhum violão suportaria as tensões das cordas sem sofrer os efeitos visíveis de flambagem em dois dias! Portanto, a própria estrutura do violão equilibra as tensões das cordas! Resumindo... ele é feito pra não empenar sendo solicitado das tensões das cordas! Só empena quando ocorre o desequilibrio... retirar as cordas (principal parte interferida é o tampo e o leque) e escorá-lo na parede (atinge o braço).

    Outro fato interessante de ser analisado é que o ângulo entre as cordas e o braço é praticamente nulo! Isso implica que a força proveniente das tensões das cordas que poderia fornecer algum torque no braço e consequentemente proporcionar algum empenamento é sen(ângulo corda/braço) multiplicado pelo somatório das tensões de cada corda. Sendo o ângulo praticamente zero o sen também será praticamente zero e a força resultante também será insignificante. Concluindo... a tensão das cordas afetam o braço de maneira muito insignificante. O contrário acontece no cavalete onde as tensões das cordas tracionam a peça de forma ortogonal e por isso o torque ali é máximo! É com o cavalete que deve-se preocupar! E o fato de variar muito a tensão no cavalete pode levá-lo a ruptura, assim como qualquer viga num prédio...

    Espero que de pra entender...
    Abraço...

    ironlionzion
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny
    caralho,vc eh:
    a)físico
    b)matemático
    c)escritor
    d)luthier
    e)violonista
    f)Todas as opções acima?

    Aproveitando,toco violão há 5 anos,tinha um Di Giorgio 18,mas ele ta todo fudido pq não sabia cuidar bem dele,e qndo comprei jah era usado jah,e pior,o antigo dono usava cordas de aço nele.Por isso resolvi comprar outro,abri um tópico aqui perguntando sobre qual comprar,apenas 2 responderam,e um deles recomendou o Gianinni C1...sera q ele vale a pena na faixa de ate uns 400 reais?
    flw

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ironlionzion

    Hehehe... sou músico, violonista e quase um engenheiro químico.

    Na faixa dos 400 reais o Giannini C1 é uma excelente escolha. Mas acredito que este violão deva atingir os 450 reais. Então eu te pergunto: Você não conseguiria arrumar ou aguardar até conseguir mais 150 reais e pegar um Giannini C3 que é um violão bem melhor? Em todo caso acho que nesse preço o Giannini C1 é provavelmente a melhor opção.

    Abraço.

    albertoellobo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny
    POw, Johnny, valew as "dica". Realmente, o lado fisico-nuclear e bioquímico da minha pequena coleção de violões eu desconheço. Mas, na prática, é assim que eu os guardo. Não afrouxo totalmente as cordas quando algumas vezes fiu obrigado e me separar deles. Apenas baixo 1 ou 2 tons dos bordões. Quanto a ele ficar parado por muito tempo, esquenta não. o máximo que eu fico sem pegar em algum deles hoje em dia é 3 dias, pois, como vc sabe, não existem dois violões iguais. Mesmo da mesma marca e modelo, cada um tem um timbre, um, digamos, "tempero" próprio. Aí eu desenvolvi uma didática de tocar todos os dias 22 músicas. Uma pra cada violão, procurando o melhor o timbre pra cada música. Foi muito difícil chegar a esse coeficiente, mas agora até me ajuda quando quero tirar um som novo e não sei que violão usar.
    Só me responde uma coisa: Enquanto o violão está na loja ou mesmo no depósito da fabrica, ele não fica desafinado, guardado numa superfície plana (caixa) e virado prá baixo? Isso estraga? Será melhor comprar um usado?

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    albertoellobo

    Não sei como os violões ficam acomodados nos estoques, mas creio que seja dentro das respectivas caixas ou cases com encordamento que por mais que seja desafinado está oferecendo alguma tensão, o que seria bem diferente se estivesse sem encordamento nenhum, entende? O fato de estar posicionado com a boca para baixo ou pra cima tanto faz, pois como já disse isso é puro senso comum e não tem nenhum resultado significativo. Não na posição horizontal... deitado. Já se ele estiver escorado o efeito da alavanca acontece e nesse caso a melhor opçao e deixá-lo escorado de lado, mas pode ser com o tampo voltado para a parede ou escora também...

    Quando vc diz que abaixa os bordões em 1 ou 2 tons vc faz isso com qual intenção? É que se vc for ver na realidade a tensão solicitada pela primeira e quarta cordas é superior à dos bordões e se a intenção é preservar os bordões, que têm a vida útil mais curta, isso também não fará grande diferença, pois por incrível que parece o desgaste dos bordões é só questão de deixá-los expostos ao ar e a sua umidade. A combinação do nylon com o revestimento metálico e a oxidação natural deste revestimento degrada o nylon. Se vc for ver bem... os bordões parecem que são fabricados para não durar muito, por isso existem os bordões cujo revestimento tem ouro eltrodepositado que garante maior vida útil, mas isso até quando esse ouro durar ali no revestimento e isso não dura muito se vc for ver quanto sai pra fazer um boa eletrodeposição de ouro.

    felipe_alves
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu normalmente deixo o meu violão na capa, em pé, encostado na parede, com o lado do cavalete pra fora.
    Isso é bom ou ruim??
    Ou não influencia em nada?

    Obs.: Todos os dias eu toco o meu violão.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    felipe_alves

    Como já foi dito. A melhor opção é vc deixar o violão deitado ou então apoiado ou escorado da forma adequada e melhor se tiver algum suporte para fazer isso. Mas não tento o suporte a melhor opção é deixálo escorado de lado.

    Corrona
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fala Johnny, tudo blz?
    Estive olhando seus comentários. Show de bola.
    Meu amigo, ainda há dúvida com relação a isso. Pois existem muitas opiniões onde uma contradiz a outra. Veja bem, para cuidar bem do violão é necessário cuidados como sol, chuva (esse nem precisa dizer), poeira, umidade e calor excessivo.
    Bom, a minha preocupação em cuidar do violão aumentou quando adquiri um Eagle G36 BLB, é um violão com cordas de aço. Muito bom. Porém, nem o próprio fabricante explica direito como guardá-lo.
    A dúvida é, baseado no que você já disse, a melhor opção é deixar o violão deitado dentro de um case ou bag ou fora dele? Como você cuida de seus instrumentos?
    Grato meu amigo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão das Cordas