Montar acorde Sem Usar o Dicionario de Acordes!!!

    Autor Mensagem
    Tiago Pasinato
    Veterano
    # jun/05


    Eu toco teclado e sei montar acordes nele tipo inverções e tudo mais todo tipo de acorde... no teclado eu domino...
    Mais como posso fazer pra montar no violão... devo comessa de que grao?
    devo comessa montando o acorde de que corda? bom a teoria toda pra montar acordes no teclado eu sei, me ajudem a adaptala pro violão?

    Valew!

    raphadelonge
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Pela tonica ;)

    VC tem q ler sobre intervalos cara para intender como montar!

    Por exemplo: C#m

    A tonica eh o C# e o m de menor quer dizer que a TERCA serah menor!
    sabendo os intervalos, ficará:

    T 3m 5j
    C# - E - G#

    monte no violao esse acorde! soh usando essas notas!

    Tiago Pasinato
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ta mais eu sei a teoria só que tipo eu monto uma triade e as 6 cordas que sobro? e se o som fica orriveu? e o posicionamento dos dedos impossivel de por? tipo uma pestana na casa um dedo qualquer na 5? ahahaha sako? eu queria dicas pra naum da éssas mancadas!

    SoldierOfFear
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Tiago Pasinato
    o posicionamento dos dedos impossivel de por? tipo uma pestana na casa um dedo qualquer na 5?

    O violão é feito pra não acontecer.

    Tipo. Pra fazer um dó maior. As notas são: Dó, Mi, Sol.
    Pega o Dó no baixo e vai preenchando as outras cordas com o resto.
    Assim:


    e---0--Mi-----------------0--Mi------------------------
    B---1--Dó-----------------1--Dó----------------------
    G---0--Sol-----Lá menor:--2--Lá---------------------
    D---2--Si-----------------2--Mi--------------------
    A---3--Dó-----------------0--Lá----------------------
    E---x---------------------x-----------------------


    Tiago Pasinato
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    naum entendi esse esquema do braço do violão... ta meio confuso...

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ih velho, vc que tá vindo do teclado vai ficar revoltado com a formação de acordes no violão :) Respondendo uma coisa de cada vez:

    ta mais eu sei a teoria só que tipo eu monto uma triade e as 6 cordas que sobro?

    Opção 1: dobrar algumas notas da tríade. No acorde de F com pestana na primeira casa, por exemplo, as notas são, da corda mais grave pra mais aguda: F C F A C F. Repara tb que a ordem NÃO é linear como vc pode tá acostumado no teclado! Até onde eu sei, é impossível tocar um acorde com, por exemplo, F A C F A C da corda mais grave pra mais aguda (na afinação padrão, claro).

    Opção 2: tocar só as cordas que vc precisa. O que é muito mais fácil de fazer se vc toca com dedilhado; se tocar com batidas nas seis cordas, aí vc precisa montar o acorde de forma que só tenham notas que "façam sentido".

    e se o som fica orriveu? [/]

    É o que eu disse acima, não tem nenhuma lei que te obriga a tocar as seis cordas sempre. Mas saiba que muitos violonistas/guitarristas tocam notas "inapropriadas" sem nem saber o desastre que tão cometendo, por isso eu falei lá em cima que vc pode ficar revoltado. A posição mais comum pro acorde de Dm, por exemplo, exige que vc NÃO toque a sexta corda, o mizão mais grave, porque é uma nota que não existe no acorde (nessa posição, o mizão fica solto, ou seja, a nota é um E); no entanto os caras tocam assim mesmo.

    [i]e o posicionamento dos dedos impossivel de por? tipo uma pestana na casa um dedo qualquer na 5?


    Hehe, existem umas posições impossíveis, mas desse tipo eu acho que vc não vai encontrar não. Acho que seria interessante vc investir num dicionário de acordes, como o do Almir Chediak, pq com exemplos fica tudo mais fácil. Mas outra coisa importante de saber é que muitos violonistas/guitarristas tb só decoram a posição dos dedos pra formar cada acorde, muita gente nem faz idéia das notas que compõem o acorde. O violão é um instrumento bastante limitado em comparação com o piano, então parte do processo de aprender a tocar violão é aprender a trabalhar com as limitações dele.

    edscampos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Tiago Pasinato
    Eu toco teclado e sei montar acordes nele tipo inverções e tudo mais todo tipo de acorde... no teclado eu domino...
    Mais como posso fazer pra montar no violão... devo comessa de que grao?
    devo comessa montando o acorde de que corda? bom a teoria toda pra montar acordes no teclado eu sei, me ajudem a adaptala pro violão?

    Valew!



    faz aula filhao....

    fabiotnt
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ae num eh querendo dizer não mas acho que esse forum é feito para que os membros uns ajudem os outros...se o cara quisesse/pudesse com certeza ele jah estaria fazendo aula...se ele veio buscar ajuda eh pq não quer ou pelo menos se for pegar aula ele vai ir sabendo alguma coisa. Agora chega o outro ai jah aloprando...ai num vira hein!!! Sei la minha opnião!! FLWS

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    devo comessa de que grao?

    grao ?????

    thifm
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    começa com grao de bico...

    Brincadeira.. o esquema é vc estudar intervalos... aqui no forum tem um monte de LINKS pra sites que explicam esse tópico!!

    thifm
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Dá uma olhadinha aqui... to tentando achar um link bacana sobre intervalos...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/112788/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/78058/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/111985/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/65710/

    billy ramone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alguem pode me explicar como se monta acordes menores(por exemplo um Dm)
    so sei montar maiores

    thifm
    Veterano
    # out/06
    · votar


    billy ramone
    Todo acorde é formado por Tonica, Terça e Quinta.

    No caso de acordes maiores:

    T 3M 5J

    A diferença para a tríade menor é que a terça será menor:

    T 3m 5J

    Para que você possa comparar:
    Escala MAIOR: T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J
    Escala MENOR: T 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J

    Se quiser, visita o site do Panucci: www.bendseligados.hpg.com.br e procure a seção sobre intervalos.

    Abs. Qq dúvida, estamos por aqui.

    Guitar_L
    Veterano
    # out/06
    · votar


    billy ramone
    Os acordes menores têm a tônica e a quinta igual á dos maiores. Só a terça que vira menor.Exemplo:
    Dó Maior : C - E - G
    Dó Menor: C - Eb - G
    Abraços

    hpppilatti
    Veterano
    # out/06 · Editado por: hpppilatti
    · votar


    Tiago: vou tentar ajudá-lo.
    Você poderá construir qualquer acorde no violão através da escala diatônica.
    A escala diatônica é composta de: 2 tons; 1 semitom; 3 tons e 1 semitom.
    Exemplo: escala diatônica de A(La).

    A ----- B----- C#-----D------- E------ F#------G#----------A
    1ª----- 2ª---- 3ª------4ª------ 5ª----- 6ª------ 7ª---------- 8ª(1ª)

    Note que de A para B, de B para C# existem 2 tons. De C# para D, 1 semitom. De D para E, de E para F# de F# para G#, 3 tons e, por último, de G# para A, que é a 1ª(primeira), 1 semitom.

    Os acordes naturais são construídos por uma 1ª, uma 3ª e uma 5ª.
    Esclarecendo: o acorde de LA é constituído por A(1ª), C#(3ª) e E(5ª), acorde MAIOR. Para transformá-lo em acorde MENOR basta baixar 1 semitom na 3ª, ou seja, de C# para C. Está claro?
    A partir deste conceito você construirá qualquer acorde.
    Ex.: LA com sétima maior. Veja que a sétima Maior é G#. Exclua a 1ª nota(LA) do acorde natural (LA) e coloque no seu lugar a 7ª (G#). Terás o acorde de LA com Sétima Maior.
    Se queres um LA com 9ª, exclua a 1ª (LA) do acorde natural e coloque no seu lugar a nota B(9ª).
    Repare que B na escala diatônica é 2ª e 9ª as mesmo tempo.
    Através deste conceito você estará apto a construir qualquer acorde mas, lembre-se de seguir à risca a construção da escala DIATÔNICA.
    Ah! o baixo é sempre a 1ª (com exceções que aqui não há espaço para comentar). Como estamos trabalhando com o acorde de LA, o baixo será a quinta corda solta do violão que corresponde a nota LA. Mas isso você já sabe.
    Espero ter ajudado.

    hpppilatti
    e-mail: hppilatti@terra.com.br

    billy ramone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    thifm
    Guitar_Luppi

    valeu mesmo pelas dicas, assim que der uma folga aqui na escola vou comecar a estudar mais escalas, acordes etc

    valew!

    leandro rodrigues
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Tiago Pasinato

    Antes de vc começar a entender a formação de acordes, eu aconselho a começar a escrever comeÇar com Ç, e não com 2 SS

    Procure o site do nosso amigo PANUCCI

    thifm
    Veterano
    # out/06
    · votar


    leandro rodrigues
    Panucci com dois CC e não com S. hehehe. brincadeira!!

    leandro rodrigues
    Veterano
    # out/06
    · votar


    thifm

    O que mais tem aqui nesse fórum, é bestaiado querendo dar um de professor de português, ehehehehehehehehehehe.

    P.S: Eu não sou de corrigir ninguém, mas essa "COMESSAR", não aguentei.

    Abrassos

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    duvida sobre a hra de montar e tocar os acordes: alguns acordes como por exemplo o acorde de dó no diagrama esta que devemos tocar apartir da 5 corda, mais é obrigatório fazer isso ou nao? se eu tocar tds as cordas o acorde ficara errado?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Rockeira_2015

    O acorde é um conjunto de 3 ou mais notas de uma determinada escala harmonizada, ou seja, organizada sistematicamente.

    Se a nota que está na corda acima fizer parte do acorde, não vejo problema em tocá-la, pelo menos inicialmente.

    Por exemplo, o acorde Dó maior tem a tônica na terceira casa da quinta corda. Na sexta corda solta temos a nota Mi, que faz parte da formação do acorde. E na terceira casa da sexta corda também a nota Sol, que também faz parte da formação do acorde Dó maior. Porém, por serem notas mais graves que o Dó da quinta corda, sugere uma inversão de baixo. Fica ao seu critério utilizar ou não essas notas. Na verdade você nem é obrigada a tocar todas as notas. Recomendo estudar a formação básica dos acordes maiores e menores, e suas inversões. Assim terá uma visão melhor sobre o assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montar acorde Sem Usar o Dicionario de Acordes!!!