Dúvida sobre teoria dos intervalos (Panucci ajuda ae, essa eh do seu site!)

    Autor Mensagem
    diogocv
    Veterano
    # out/05


    Ae galera, dirigi a pergunta no título para o Panucci pq a duvida surgiu a partir de leituras feitas no site dele, o bend & ligados - que por sinal é ótimo! Porém, quem souber e puder me ajudar ai fique a vontade tb!!

    Bom, o negócio é o seguinte. A partir de hoje eu decidi que vou parar de ficar embromando com a teoria. Os planos de arrumar um professor não estão viáveis ($$) no momento e decidi procurar alguns sites que tenham boas explicações dos conteúdos a serem vistos. Imediatamente, me lembrei desse site, o Bends & Ligados, e resolvi começar o meu estudo por lá.

    Agora já na primeira página surgiram dúvidas (hehehe iniciante é bronca!!) e aqui vão elas:

    1ª - Leandro, não entendi a parte que vc colocou assim: Como se vê no exemplo em Sol, as escalas relativas têm o mesmo acidente (FÁ#). Sendo assim, a armadura de clave indica sempre a tonalidade maior ou menor relativa e vice-e-versa. O contexto harmônico é que vai indicar a tonalidade maior ou menor da música. Não entendi essa parte da armadura da clave e do contexto armônico, vc poderia explicar melhor?

    2ª - Essa aqui é so pra ver se eu acertei na montagem da escala natural menor. Montei a escala com a tônica em Sol, vejam se está correta:

    G - A - A# - C - D - D# - F.

    E os intervalos da Natural menor são esses aqui? (fiz isso baseado na tabela de intervalos que consegui aqui mesmo no fórum)

    Tônica - 2ª Maior - 3ª Menor - 4ª Justa - 5ª Justa - 6ª Menor - 7ª Menor
    (T-2M-3m-4J-5J-6m-7m assim tb pode né?)

    A, e outra dúvida aqui: eu posso chamar a 2ª Maior de 3ª Diminuta? E quanto aos outros intervalos que são equivalentes em nº de tons? É obrigatório que se siga a sequência 1ª-2ª-3ª....7ª?

    Acho que essas são somente as primeiras dúvidas que surgirão, mas se puderem me ajudar ficarei muito grato. Ah, e desculpem pelo mega-post.

    flw

    diogocv
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ninguem? Ajuda ae galera!!

    Digao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    1- Qd se tem na armadura apenas um sustenido (em Fá) isso indica q a musica é em G ou Bm... Se a musica tiver mais enfase em acordes menores entao é Bm senao é G...

    2- G A Sb C D Eb F G - Qd tem um A natural vc usa um Bb e nao A#...

    3- os intervalos são fixos... 2 maior é segunda maior e pronto haha... Em alguns casos pode aparecer uma 5bb por exemplo mas isso é meio raro e so ia complicar a tua cabeca...

    diogocv
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Digao

    1 - Qdo o único acidente for o F# entao o Tom da musica será em G ou Bm? é isso que vc quis dizer?

    2 - A, sakei. Usa o Bemol pra n ficar repetindo ne? Ah, e esse seu "Sb" n seria Bb nao?

    3 - Então devemos seguir a sequencia ne? tipo 1,2,3,4...7, pra n ficar com 2 intervalos classificados com o msm nº?

    vlw ai pela ajuda cara, to começando a enteder essas paradas ai, vlw!

    Quem mais souber ajuda ae!!

    Digao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    diogocv

    1- é... só vai depender se a harmonia vai se apoiar mais em Bm ou G...

    2- é Bb mesmo haha...é q eu penso Si e escrevo B haha

    3- é... isso ae...

    Tipo no acorde C79# tem a Terca Mi e a terca menor Mib mas Mib vai ser 9# na verdade (nona maior aumentada)...

    spacegh0st
    Veterano
    # out/05
    · votar




    A, e outra dúvida aqui: eu posso chamar a 2ª Maior de 3ª Diminuta? E quanto aos outros intervalos que são equivalentes em nº de tons? É obrigatório que se siga a sequência 1ª-2ª-3ª....7ª?


    cara, terça diminuta não existe não :P
    no caso o correto é utilizar 2ª maior, ou até mesmo 9ª maior (é o mais usado no caso da cifragem de acordes, tipo C9)

    quanto à escala de G menor ela tá certa, mas deve-se usar o Bb ao invés de A#... a nota é a mesma, mas a escrita deve ser essa...

    e a questão da armadura de clave já tá bem explicada nem vou comentar entaõ :P

    diogocv
    Veterano
    # out/05 · Editado por: diogocv
    · votar


    spacegh0st

    vlw ai pela ajuda =)

    E sobre aquela da 3ª Diminuta é que na tabela que eu vi tinha ela, ai eu fiquei na dúvida. Agora nesses acordes, tipo o C9, essa nona ai seria a 2ª Maior uma oitava acima da original?

    Digao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    diogocv

    essa nona ai seria a 2ª Maior uma oitava acima da original?

    é... mas isso serve melhor pra piano,... na guitarra geralmente uma 9 11 13 nao precisa ficar necessariamente uma oitava acima... por causa da falta de dedos e espaco...

    E nao existe 3ª diminuta é maior ou menor e ponto...

    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar


    diogocv

    Desculpe a demora. Nem tinha visto este tópico e encontrei por acaso.

    Escala de Gm:

    G - A - A# - C - D - D# - F

    Se você tocar isso, você não estará errado. Mas ao escrever sim.

    Onde foram parar as notas B e E ????

    Por que ao invés de usar Bb e Eb você usou A# e D# ???

    O seu raciocínio foi óbvio e faz sentido.

    O certo é:

    G - A - Bb - C - D - Eb - F - G

    Desta forma você usou as 7 notas.

    Não existe 3a diminuta, 2a diminuta, tônica diminuta, 3a aumentada, 7a aumentada, 6a aumentada, tônica aumentada.

    naka.88
    Veterano
    # set/06
    · votar


    A razão de nao colocar 3 dim é simples , a terça tem um papel muito importante no acorde. Um acorde com 3dim não seria catalogado menor nem maior isso seria um problema futuro , por isso há casos de T 2b 2# 3 e etc...

    É importante voce pensar em F# em vez de Gb em G maior por causa da relação que voce tem na cabeça de "Fá é setimo do Sol" e etc , principalmente para improvisar escrever.

    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar


    naka.88

    Falou bonito!

    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar


    naka.88

    Eu mesmo quando penso em sétimas, eu não penso 5 tons (7m) ou 5,5 tons (7M). Eu penso no sentido inverso: 1,0 tom abaixo da oitava ou tônica (7m) ou 0,5 tom (7M).

    naka.88
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Eu na guitarra nao consigo pensar em "tom" acabo sempre pensando em desenhos relacionados com intervalos. Tipo powerchord ou afinação

    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar


    naka.88

    Eu também penso em desenhos.

    Só que eu associo os desenhos aos intervalos.

    naka.88
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Em guitarra eu acho bem mais facil pensar em intervalos do que notas. Quando montamos um acorde pensamos em " T 7 3 13 T" ao invés de G F B E G. Isso é legal pois fica bem dinamico a mudança das dissonancias.

    É talvez seja por isso que guitarrista leia tão mal partitura.

    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar


    naka.88

    Pois é, eu acho mais fácil ler a partitura por intervalos ao invés de notas.

    Se eu tenho um G na segunda linha da clave de Sol, o que tiver na linha (dentro da oitava) será os intervalos ímpares (1, 3, 5, 7), e o que tiver no espaço será os intervalos pares (2, 4, 6, 8). Na próxima linha você tem a nota B (intervalo ímpar - 3a), depois a nota D (também intervalo ímpar - 5a), e assim por diante. Como você no braço da guitarra você visualiza melhor "T 7 3 13 T" ao invés de "G F B E G", você só percebe na realidade que está tocando estas notas por causa da "armadura de clave" (que neste caso não teria nenhum # ou b).

    Allan Martiny POA
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LeandroPanucci

    qual seu site?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre teoria dos intervalos (Panucci ajuda ae, essa eh do seu site!)