Compra de Violão Clássico

    Autor Mensagem
    Brunno Ferraz
    Veterano
    # jun/05


    Estou começando meus estudos em violão clássico. Preciso adquirir um violão adequado para este tipo de estudo.
    Posto em busca de conselhos sobre possíveis problemas que minha inexperiencia me leve a cometer!!... conselhos sobre pontos importantes a observar, visto que o violão que eu vou comprar não será nada caro (longe disso). No caso, não quero conselhos muito rebuscados, só não quero fazer "burrada"! Conselhos como uma marca legal, um tamanho x, um parametro tal!

    enfim, tenho pouca grana e gostaria de comprar o melhor que eu puder, entende?

    agradeço qq tipo de ajuda e espero que os demais principiantes tmb possam buscar uma fonte de informação neste tópico!

    Valew!

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O melhor violão que vc pode comprar com pouca grana para iniciar um estudo é um Giannini C3 por 590 reais. Abaixo disso tem o C2 (o timbre dele não é legal) e o C1 que apesar de ser considerado inferior ao C2, eu o prefiro. O C1 deve sair em torno de 450 reais. Abaixo disso já não da pra conversar sobre qualidade.

    A DiGiorgio tá fazendo uns violões de acabamento maravilhoso, mas o violão em si é uma porcaria. Até o Master é uma porcaria! Acho que a madeira é meio verde e empena após um tempo. Sei lá... a madeira da DiGiorgio trabalha muito!

    fabioche
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É mesmo Johnny? O Master da DiGiorgio não é legal? Tive uma boa impressão dele, mas realmente nao sei sobre a qualidade da madeira ...

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    fabioche

    É tudo em relação ao que!

    Um DiGiorgio Master deve estar saindo em torno de 1500 reais. Vc pode encontrar um desses bom ou então pior que o Tárrega pior que o Giannini C3! Na realidade não vejo diferença em sonoridade entre Autor3, Tarrega e Master que justifique tamanhã diferença nos preços! São praticamente iguais! E expandindo um pouco mais essa comparação... por 1500 reais da pra pegar um Do Souto usado que 90% de chance que vai ser bem melhor que o Master.

    Outro exemplo... o Giannini C5! Bem melhor que o DiGiorgio Master... mas não justifica os 2500 reais atribuidos a ele. Pior... o Do Souto é melhor.

    __Asda__
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Meu..... compra um DiGiorgio Classico 28...... vc nao vai se arrepender... ele custa por volta de 500 reais NOVO.... se vc pegar um usado pode pagar por volta de 300.......
    Giannini tem o som muito abafado.... e seu braco eh um poco mais fino...
    Jah o digiorgio tem um som lindo cara..... acustico mesmo, nao precisa ser eletrico nem nada.... depois vc pode colocar captacao...
    Mas eu acho bom o digiorgio com cordas de nylon....

    NÃO te aconcelho pegar um giannini......

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    __Asda__

    Atualmente a DiGiorgio só faz violão com um acabamento primoroso, mas a qualidade da madeira está horrível! Não é nada fora do comum a madeira de um DiGiorgio trabalhar demais durante os primeiros 2 anos. Quanto a sonoridade até mesmo as linhas mais elevadas da DiGiorgio estão muito pobres em som! O Autor3, Tarrega e Master são praticamente o mesmo violão! O som muda muito pouco! Acho que vc pagou muito caro nesse DiGiorgio Classico 28!

    A linha estudo da Giannini realmente está no meio daqueles violões porcaria. Mas em termos de violões clássicos fabricados em linha, a linha Clássica da Giannini (C1, C2, C3, C4 e C5 - nunca toquei no C6) é a melhor opção sendo melhor inclusive ao CG171 da Yamaha e quase todos os Clássicos da Takamine. Os melhores clássicos da Takamine não saem por menos de 6000 reais, e por esse preço compra-se um Sergio Abreu infinitamente melhor. A Yamaha tem violões excelentes confeccionados por luthier espanhol - deixam os Takamines no chinelo, mas não saem por menos de 8000 dólares - a linha GC. Então a melhor opção é a Giannini! Em termos de violões fabricados em série...

    __Asda__
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O meu digiogio eh de 89 por isso acho ele bom..... nao paguei caro nao.. paguei 190.... ele tah com a madeira envelecida... tah com o som muito bom mesmo...

    Mas eh isso q vc falou mesmo, eu concordo.... por isso q eu ateh falei q podia pegar um usado, por ser mais antigo.... q pra mim, nao tem igual, serio, eu jah toquei em varios....

    A yamaha eh muito bom mesmo..... acho que seria uma otima opção pro amigo aih, se ele tiver a grana neh...

    Bom, eu nao toco num giannini a anos, vai ver por isso q eu nao conheco ele agora, mas antigamente, meu.... eu comparava a um tonante, ou ateh pior pela "pegada".... era muito seco e duro e a escala nao era fiel, bom isso lah por volta dos anos 95 - 97...... agora nao sei mesmo....

    E ateh legal eu saber disso..... vou ateh procurar um soh pra testar...

    Jorge Rodrigues
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Como opção, existem tb, além do Di Giorgio e Gianinni alguns violões (antigos) da Del Vecchio com som muito bons. Toquei no outro dia tb num violão Di Giorgio, modelo Romeu, bem antigo (década de 50) que tinha um som muito, muito bom. Ainda acho que procurar por violões antigos (máximo década de 70), feitos com pelo menos o tampo sólido, ainda é melhor opção que os novos mencionados. Se der sorte, acha até violão com fundo de jacarandá, que era dos pais / avôs, etc, por preço inferior a 500 reais e com um timbre e volume muito bons.

    __Asda__
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    putz eu toquei num digiorgio veiao.... de um tio de um amigo meu....
    a madeira era vermelha...... nao era o verniz nao pq dentro tb era vermelho....
    meu.. parecia q violao tava plugado e equalizado...... muito bom.... o melhor q eu jah toqei...
    ........anos q nao vejo o cara, senao eu comprava dele

    anonimo_83
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu sinceramente nao aconselho nenhum violao de fábrica!
    ASDA
    Vc tem plena consciencia dos seus conselhos!?
    Vc sabe realmente diferenciar um violao bom de um ruim!? Eu acho que nao!

    Johnny
    Se o cara tem realmente pouca grana pra investir tudo bem, seus conselhos sao válidos, mas vale a pena lembra-lo de que violao de fábrica nao presta, nem mesmo pra acender churrasqueira, pq tem tanto verniz que eu acho difícil de pegar fogo!
    mas continue ajudando!


    Brunno Ferraz
    Cara quanto a minha opiniao!
    Acho melhor vc ir estudando com um violao emprestado de alguém ate comprar um barato de luthier, nao se engane pela beleza ou pelo preço dos violoes na loja, é tudo merda, sao feitos em maquinas que nao sabem nada de violao, por isso, a nao ser que vc tenha muita, mas muita sorte, vc vai conseguir comprar um violao razoável de fábrica!

    Mas o que interessa agora é saber!
    O quanto vc ta pensando em Gastar num violao!?
    Um violao descente por menos de 1500 reais eu nunca vi, a nao ser usado! Ai tb entra a questao de sorte, pois como saber quem tem um violao bom e usado querendo passar pra frente!? heheheh!

    Abraços

    __Asda__
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Balbino Junior
    vc prescisa ser mais humilde......

    aqui ninguem sabe de tudo, se soubesemos nao estariamos aqui, estamos todos aprendendo, e eu jah aprendi bastante.....
    tanto q dei muita atencao para a mensagem do johnny..... ok????

    anonimo_83
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    __Asda__
    Caro amigo, nao quero que leve a mal,
    mas o nosso amigo está querendo indicações de bons, ou no mínimo tocáveis para começar um estudo mais a sério de violao e vc o indica o digiorgio classico!? Meu, ja pensou se o menino vai la e compra todo feliz achando q o violao é bom, o que de fato nao é!
    Nao é pegando no seu pé, mas eu quando comecei a estudar violao, comprei muiiiiita merda pq nao tinha alguem com indicações corretas, sempre ia por alguma indicação como a sua e sempre me ferrei com isso! Ate mesmo a dois anos atras quando comprei um digiorgio tarrega e paguei bem caro pelo desgraçado, estava crente que era um violao bom, pois varias pessoas me indicaram e etc etc etc! O que nao era verdade, e tendo eu uma condição financeira humilde, tanto que me sacrifiquei muito para compra-lo, venho depois descobrir o que realmente significava aquele violao, ou seja, nada! E dai, onde conseguir dinheiro pra comprar outro!
    Por isso, nao vamos esculachar a mensagem do garoto, ainda mais pq ele nao comprou ainda, se tivesse comprado a decepção seria pior!

    Grande abraço amigo e nao me leve a mal!

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Balbino Junior

    É bem esse o meu ponto... violão que galera pode comprar... se não eu já indicando um Manuel Contreras de 9000 euros... hehehe... Como o Brunno Ferraz disse... um violão pra iniciar o estudo...

    Brunno Ferraz

    Acho que um Giannini C3 está ótima de início! Se vc um dia sentir que vai deslanchar no violão... vai sentir a necessidade de um violão melhor... um Sergio Abreu... João Batista e tals... mas não é bom investir tanto dinheiro logo de cara sem ter uma projeção bem concreta lá na frente.

    __Asda__

    Tonante e Giannini são duas marcas distintas! Tonante é pior que rolo de macarrão com cordas.

    Abraço a todos.

    __Asda__
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Balbino Junior
    Meu, eu concordo com vc..... Mas o cara nao tem grana pra isso......
    E meu..... eh melhor ter um violao usado, do que tocar no violao do amigo, nao eh?... nao eh muita grana e dah pra estudar bastante ateh ele ter a grana pra comprar um de verdade.......
    Eh isso q eu to vendo, tipo, os q estao mais acessiveis a ele..... e nao adianta ter um puta violao se nao sabe tocar ainda....

    O cara aih tah começando os estudos.........

    evitaerc
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Johnny
    Balbino Junior

    Meu professor tem um Contreras 10º aniversario, aquele modelo que ganhou primeiro lugar no concurso internacional de lutheria "Joaquin Rodrigo", pqp aquilo que é violão... Da ate para gozar com um acorde ehehehehe.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: evitaerc
    · votar


    O violão tem um chifre na mão e tem o som do capeta. Quem se interessar vai o site do manoelzinho: http://www.manuelcontreras.com/

    JSB
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    evitaerc
    violão tem um chifre na mão e tem o som do capeta.

    Mas não passa de um mero violão de FÁBRICA!!!!!
    Brincadeira. Só para provar que nem toda fábrica é igual a Gianinni.

    De onde será que vem este jacarandá todo que eles usam.
    Reciclaram a mesa da sala de jantar da vovó ou estão pagando um mensalão para o IBAMA.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    JSB

    Não é de fabrica não senhor!! Vem ou da mesa de jantar da vovó ou de contrabando mesmo. Mensalão para o ibama.

    Johnny
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Johnny
    · votar


    evitaerc
    JSB

    Já estive na lutheria Manuel Contreras em Madrid e o volume dos violões é incrível. Mas é aquilo... timbre muito espanhol (lógico), bem diferente de violão brasileiro.

    JSB
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: JSB
    · votar


    evitaerc
    Não é de fabrica não senhor!!
    Pode ser que o Johnny tenha percebido a diferença entre os métodos de fabricação dos modelos de concerto e os de estudo.

    Minha impressão é que mesmo os modelos de concerto não são instrumentos de um único luthier, assinados como um Sérgio Abreu ou um Mathias Dammann.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    JSB

    São sim, assinados pelo senhor manoel, e dão de 10 a zero nos abreu ate onde sei, e sem ter tido a possibilidade de experimentar um abreu.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Johnny

    Depende, não experimentou um flamenco não?? O violão de meu professor é classicão mesmo, timbre bem doce. Mais doce do que o meu brasileiro.

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    evitaerc

    Experimentei varios!!! Todos ele estavam com encordamento hard tension e eles são todos muito espanhóis. Um variabilidade de timbres bem "metálico" inclusiove os bordões esbanjam agudos. Mas também toquei nos Ramirez e já toquei num Romanillos (Melhor violão que ja toquei!) e todos tem essa característica mais "espanhola" talvez por isso a tendência é o pessoal que traz violão espanhol passe a se acostumar com encordamentos de tensão normal. Em comparação a Sergio Abreu e Suguyama 80's o violão espanhol tende bem mais a definir agudos. Já os violões alemães... Hauser e Dalmann ... dizem ser incríveis... nunca toquei num...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compra de Violão Clássico