Progressões Harmônicas

    Autor Mensagem
    Gtosco
    Veterano
    # jun/05


    Vocês poderiam me dizer algumas das progressões harmônicas mais utilizadas? Podem ser no estilo MPB, mas queria algo mais rock, metal, e erudito, apesar de que este terceiro quase não tem... De preferência, dêem as progressões de forma análogas, com o grau e não a nota.. :)

    Agradeço.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    II, V, I

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Blz, vlw mesmo!!! Vamos ver se fica bom.. :)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Gtosco

    Tem vários:

    Maior:

    Dm7 - G7 - C7M - um bom substituto - Gsus4 - G7(9) - C6(9)


    Menor:

    Bm7(b5) - E7(b13) - Am - um bom substituto - F7M - G#dim - Am


    O II, V, I também é muito utilizado pra atrair modulações:


    Tom: C

    | C | F | C | C | Gm7 | C7(9) | F |

    Veja que ocorreu uma modulação no Gm7, fazendo um II, V, I pra Fá.



    harmonia funcional
    Veterano
    # out/07
    · votar


    na realidade na sequencia citada acima em F houve um segundo cadencial primário , e os sus4com7 substitui-ra sempre um segundo cadencial se assim o desejar, no ex com o Bm7b5 a substituiçao correta seria F7M#11

    LeandroP
    Moderador
    # out/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    harmonia funcional

    É verdade! Com #11 fica perfeito!

    Gtosco

    Outro tipo de progressão bastante utilizada é I, VI, II, V

    Você pode utilizar acordes diatônicos (que pertencem a tonalidade) ou experimentar outros acordes sobre os mesmos graus. O mais comum é o uso de acordes com 7a da dominante, tipo: C7, A7, D7, G7, C7 (I7, VI7, II7, V7, I7).

    O mais legal desse último exemplo é que você pode utilizar os substitutos (SubV7) dos graus VI e V. O resultado é um "cromatismo" bastante interessante.

    SubV7 do VI (A7) = Eb7
    SubV7 do V (G7) = Db7

    { C7 - A7 - D7 - G7 - C7 } pode se transformar em:

    { C7(9) - Eb7(9) - D7(9) - Db7(9) - C7(9) }

    al_morgado
    Veterano
    # out/07
    · votar


    I, IIm, V, I, I7, IV

    Isso tambem funciona direitinho pra algumas musicas.

    Bruno_Guerra
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alguém aí com mais conhecimento em cifragem poderia me dizer se eu cifrei certo estas notas ?

    Amaj9#11 - B5 - B5/G# - F#m11 <<<


    e--0-------0------0-------0----------------------------
    B--4-------0------0-------0----------------------------
    G--4-------4------4-------2----------------------------
    D--2-------4------4-------2----------------------------
    A--0-------2-------------------------------------------
    E-----------------4-------2----------------------------


    Eu não sei cifrar muito bem, acabo me perdendo às vezes... queria a ajuda de vocês ! ...

    LeandroP
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Bruno_Guerra

    Vou escrever o que eu acho...

    O Amaj9(#11) está certo. É um acorde do modo lídio - acorde maior com 4a aumentada.

    A cifra B5 fica estranha porque tem a nota Mi solta na primeira corda, e o intervalo de 3a da corda Si está omitido. Eu chamaria de Bsus4. Acorde do modo mixolídio4, sem o trítono.

    O que você chamou de B5/G# é uma inversão do Mi maior (perceba o som). Um Mi maior com a 9a maior e a terça no baixo (1a inversão): Emaj9/G#

    O F#m11 não tá errado, mas faltou a 7a menor (corda Mi solta) - F#m7(11). Ou considerar o acorde anterior, Emaj9, com F# no baixo - Emaj9/F#.

    Amaj9(11) - Bsus4 - Emaj9/G# - F#m7(11)

    Mas aí entra o contexto harmônico. Considerando a tonalidade em Mi maior, tudo pode ser uma inversão do próprio Mi maior - com excessão do Amaj9(#11). Veja:


    || Amaj9(#11) ||: Emaj9/B | Emaj9/G# | Emaj9/F# | ? :||


    Jabijirous
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    I7M VIm7 IIm7 V7

    Mais que isso não existe hehehe

    LeandroP
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    heim?

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    C7M Am7 Dm7 G7

    90% das músicas tem essa progressão

    LeandroP
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    Jabijirous

    hehahe É verdade... As baladinhas dos anos 60 °.°

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    LeandroP


    Oh yeah!!!!

    Michael Jackson tem várias assim!! :P

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    LeandroP

    Então Leandro, eu sei que o tópico é antigo, mas bateram algumas dúvidas vendo esse tópico agora. O acorde F#m7(11) citado pelo Bruno_Guerra não se enquadraria melhor como um Esus4/F# ou como um Asus9/F#?

    Acho que a melhor opção do acorde no caso apresentado seria mesmo um F#m7(11), não?

    Outra dúvida: no post que você falou sobre substituições, o SubV7, se eu entendi direito seria o dominante padrão dos acordes, só que rebaixado 1 semitom, é isso mesmo?

    Outra dúvida ainda, talvez a maior de todas: como funciona essa substituição do Dm7 pelo Gsus4 e do Bm7(5b) e F7M?

    Do E7(b13) pelo G#dim eu entendi, tranquilo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Progressões Harmônicas