Progressões, Logica da Harmonia e Densevolvimento dificil no violao.

    Autor Mensagem
    jonis19
    Veterano
    # jan/12


    pessoal eu queria compartilhar com voces meu desenvolvimento com o violao e sinto que nao consigo ir mais longe sem tirar minhas duvidas com voces, sei que aqui tem grandes posters e gostaria que se possivel lessem tudo, é chato mas acredito que muitos de voces passaram pelo que eu estou passando.

    toco violao e acompanho o forum cifra club ja tem mais de um ano porém, embora eu toque algumas musicas e consiga acompanhar musicas cifradas eu tenho muita dificuldade em entender o que acontece em uma melodia que eu esteja ouvindo, ja algum tempo eu tento corrigir isso deixando de ler cifras e tentando tirar de ouvido.

    moro com alguem que é formado em guitarra elétrica mas ele passa a maior parte do tempo fora trabalhando " nao com musica" e a teoria que ele me passa nao é nem de perto o que tenho visto durante esse tempo na net, e eu sinto que ele nao consegue me passar o que aprendeu.

    ele me disse " levando Dó como referencia " que a chave era entender que a primeira de dó é o proprio dó e que a terceira seria F a segunda seria G e a setima seria G7, porém o que eu aprendi é que a segunda de dó é Dm e que a terceira de Dó seria o Em mas nao me explicou nada do porque F ser terceira e G7 segunda com setima.

    entao ele me passou como exercicio estudar o Grupo Renato e seus bluecaps e outros da jovem guard porque as harmonias eram muito interessantes e os sons das guitarras da epoca era mais facil de identificar, ele me disse também que toda a jovem guarda e a musica em grande parte gira em torno de primeira segunda setima e terceira.

    apos estudar muito feito loco entendi que a primeira de dó é ele mesmo e que precisava tirar as relativas do IV e V graus ficando entao.

    C=1° de dó
    C7=1° de dó com setima.
    F=3° de Dó
    G=2° de Dó
    G7= 2° com setima de Dó

    entendi que a segunda Dó o G7 é obtido apos observar que a triade de Do-Mi-Sol " Dó maior" caminha para de G7 que é [G-B-D-(F)] esse Fá nessa tetrade é a tal sensivel que é uma nota que forma a segunda de um tom inclusive de Dò.

    entao a terceira é obtida pegando a ultima nota da tetrade da segunda, ou seja o Fà ( a tal sensivel) e assim temos F-A-C ou Fá maior.

    as outras C7 G sao a primeira com a sensivel B e a segunda sem a sensivel.

    podemos usar também as relativas desses acordes que seria
    Am primeira relativa dó
    Dm Terceira relativa de Dó que é relativa de Fá.
    Em7 segunda relativa com sensivel ou relativa de Sol maior com setima.
    Am7 preparaçao com setima sensivel igual C7.

    ja percebi que a musica é um jogo de triade, sensiveis e suas relaçoes mas nao consigo aplicar isso na pratica ou nao consigo entender porque toda musica que eu toco meu amigo diz que pode ficar melhor pega o violao e destroi colocando ainda mais acordes usando dissonantes e fazendo a musica ficar ainda mais bonita.

    creio que ele usa ou tem isso em mente de como as triades ou tetrades se relacionam, deve ter um ouvido privilegiado ou deve ter enloquecido muito pra aprender.

    sei que meus esforços nao me dao resultado, eu sei campo harmonico mas quando vo acompanhar musicas de renato e seus bluecaps eu nao sei o que ele ta fazendo na melodia que parece nao ter logica mas eu sei que tem so nao entendo qual, aparecem acordes que eu nao esperava que estivessem lá mas estao e soam muito bem.

    e segundo o meu amigo, tudo gira em torno dessa tal primeira, segunda , terceira e segunda com setima.

    acho que esse post é um pouco de desabafo, estou frustado mas nao desisto de jeito nehum.

    obrigado pra quem ler =)

    Kikobittencourt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tópicos de teoria são um colirio para os meus olhos. Jája eu leio com mais cauma..

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    jonis19

    Queria poder saber teoria também pra te ajudar man :/
    Só mais vídeo maker do que músico

    Mas se for levar em consideração, acho que aprendendo sozinho, chega uma hora que você não tem mais como progredir com tanta facilidade como tinha. Não sou diferente de você.

    Mas a dica que me deram aqui, é treinar prática sozinho, pra quando treinar teoria, fazer aulas. .

    Uma vez um professor aqui do fórum disse:

    "Hoje o professor não te mostra mais uma coisa nova que você nunca viu como nos anos 90 e 80 e antecessores. O professor é mais um objeto de ensino que te leva direto ao ponto ao invés de ficar dando murro em ponta de faca."

    Kikobittencourt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Cara estudar com professor é muito melhor do que sozinho, nem se compara. O cara evolui, e mais rapido. Sem professor você aprende muita coisa errada e pega muito vicio. Estou falando isto com conhecimento de causa.


    Cara ta bem confuso isso que você ta falando, você fala de Graus, tons vizinhos, Campo harmonico, e tudo misturado..

    Qual é mesmo sua duvida real?

    jonis19
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiko sorry, nao coloquei bem as ideias, tinha escrito outro post grande aqui mas acho que so iria complicar mais entao resolvi simplificar.

    vo exemplificar meu problema.

    to pegando uma musica achei o primeiro acorde e sei que é Dó maior, nunca ouvi a musica antes, quais opçoes eu tenho pro segundo acorde e porque?

    acredito que eu ja saiba muito mas o que falta mesmo é treinar mais os ouvidos, tem musica que eu uso todos os recursos que tenho mas nao acho o bendito acorde que ta lá por nada no mundo e é isso que ta me deixando loco.

    outro exemplo
    http://www.cifraclub.com.br/erasmo-carlos/gatinha-manhosa/.

    Tom de G maior.
    D Bm
    Meu bem já não precisa
    G A7
    Falar comigo dengosa assim
    D Bm
    Briga para depois
    G A7
    Ganhar mil carinhos de mim
    Am D7
    Se eu aumento a voz
    G Gm
    Você faz beicinho e chora baixinho
    F#m Bm
    E diz que a emoção

    Em A7
    Doí seu coração

    esse F#m soa bem mas eu sei que é um D no lugar dele, entao porque ele ta ali se nao tem F#m na escala de G? o manolo errou a cifra ou eu que nao to percebendo algo??

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    jonis19
    o manolo errou a cifra ou eu que nao to percebendo algo??

    O manolo errou o tom.

    Esta música não está em Sol maior... Está em Ré maior.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Erros acontecem mesmo. E dos bem toscos.

    Digita Sweet Child O Mine lá que você vai ver um de dar medo.

    octavio_guns
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    post pra ler depois

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    jonis19

    Velho, sem querer ser chato, mas, sobre harmonia, tu ta mais por fora que cotovelo de caminhoneiro...

    Mas a parte boa da coisa é que tem excelentes tópicos sobre harmonia aqui mesmo no cifra club!

    Então, usando a busca, começa por intervalos. Entenda como reconhecer a todos eles. Depois, formação de acordes. Depois, campo harmonico.

    Com esse conhecimento, que é básico, todas as tuas perguntas estarão respondidas. Se não estiverem, pergunta no próprio tópico (de preferência, do Panucci, vulgo "LeandroP").

    Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    De Ros
    Obrigado pela referência!

    ;-)


    ta mais por fora que cotovelo de caminhoneiro...

    heuahuehauhehaheha me rachei agora! heuhahea

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    LeandroP

    É a mais pura verdade, teus tópicos são ótimos!

    jonis19

    Relendo teus posts, tu não está tão por fora assim, mas te recomendaria abandonar essa maneira de encarar hamonia com primeira, segunda e terceira, pois isso era usado pela pessoal que tocava baile há muitos anos...

    Vai pela nomenclatura moderna que tu vai entender bem melhor.

    Esses acordes que tu busca, depois de estudar o básico, que te indiquei acima, tu vai encontrar na "modulações", "AEM" (acorde de empréstimo modal), "dominantes secundários" e outras bossas que são muito bacanas de entender e posteriormente, aplicar.

    E, de quebra, tu vai fazer coisas ainda mais legais que esse teu amigo, além de entender tudo o que ele faz.

    Té mais!

    jonis19
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    jonis19
    o manolo errou a cifra ou eu que nao to percebendo algo??

    O manolo errou o tom.

    Esta música não está em Sol maior... Está em Ré maior.

    vlwjonis19

    Velho, sem querer ser chato, mas, sobre harmonia, tu ta mais por fora que cotovelo de caminhoneiro...

    Mas a parte boa da coisa é que tem excelentes tópicos sobre harmonia aqui mesmo no cifra club!

    Então, usando a busca, começa por intervalos. Entenda como reconhecer a todos eles. Depois, formação de acordes. Depois, campo harmonico.

    Com esse conhecimento, que é básico, todas as tuas perguntas estarão respondidas. Se não estiverem, pergunta no próprio tópico (de preferência, do Panucci, vulgo "LeandroP").

    Abraço!

    as aulas de intervalo eu ja devo ter visto umas 50 vezes, sobre identificar todos de ouvido ja admito que sou ruim.
    formaçao de acordes é tranquilo campo harmonico é mais ou menos.

    e voce nao é chato por responder minha pergunta, o primeiro passo pra melhorar é admitir que é ruim e isso eu sei faz tempo.
    creio entao que o que falta é voltar pra ver as aulas de intervalos e da uma revisada.
    devo ficar mais ativo aqui no forum entao quero agradecer todo os posters que compartilham seus conhecimentos com os outros e que doam um pouco do seu tempo pra ajudar quem ta começando.

    jonis19
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Esses acordes que tu busca, depois de estudar o básico, que te indiquei acima, tu vai encontrar na "modulações", "AEM" (acorde de empréstimo modal), "dominantes secundários" e outras bossas que são muito bacanas de entender e posteriormente, aplicar.
    nunca tinha ouvido falar nessas modulaçoes, go usar a busca e tirar sabado e domingo estudando.

    agradeço a ajuda De Ros e o LeandroP é sick mesmo, sempre leio os posts dele.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Com estes dois mestres respondendo aqui, nem me meto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Progressões, Logica da Harmonia e Densevolvimento dificil no violao.