ricardodelima Veterano |
# mai/05
A escala menor melódica se diferencia pelo uso no jazz que a chama de jazz minor [5] , que é na verdade chamada tradicionalmente de escala bachiana. O acorde com exemplo 6 é uma dessas derivações jazzísticas. No uso desta escala pelo jazz, não há a correlação que ocorre de maneira mais acentuada nas escalas anteriores, entre grau e função: trata-se de um acorde meio-diminuto com 9a maior, que só ocorre no VI grau da escala menor melódica e, no entanto, tem função de II (subdominante). O mesmo ocorre em relação ao VII grau desta escala, que nesta inversão é chamada de escala alterada, na qual não se considera uma sobreposição de 3as, mas de 4as (sol#-do-fa#-si-mi-la-re), [6] gerando um acorde dominante (enarmonizando do em si#) com 9a aumentada (enarmonizando si em la dobrado #), 13a menor, 9a menor e 11a aumentada, com função de V (dominante), não de lá (neste exemplo), mas de dó# (maior ou menor). [7]
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