"tocar errado" ter estilo próprio?

Autor Mensagem
    spy2k
    Veterano
    # mai/05

Andei observando a minha mão direita para o violão e vi que ela fica de um jeito diferente.
    não consigo tocar com a mão direita clássica, faço com os dois dedos tb mas eles puxam de baixo para cima uma coisa assim (no clássico parece um bonequinho andando em cima das cordas)

agora a minha pergunta é: vale a pena continuar tocando deste jeito, ou seja um estilo própri, uma pegada ou tentar corrigir isso pro "correto" clássico?

SoldierOfFear2
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Tocar errado = tocar errado

SPER_MAN
    Veterano
    # mai/05
    · votar

spy2k
    agora a minha pergunta é: vale a pena continuar tocando deste jeito, ou seja um estilo própri, uma pegada ou tentar corrigir isso pro "correto" clássico?

kurt cobain ficou conhecido como guitar

Helder Bello
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Tu estudaste com professor ?

spy2k
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Helder Bello

eu toco guitarra cara. no violão em vez de fazer o "bonequinho andante" eu faço os "solos" em formato de dedilhado.
    não é digamos errado tocar assim pois consigo ter agilidade normal e bla bla.

é diferente eu acho

Bruno_Guitarplayer
    Veterano
    # mai/05
    · votar

cada um com seu estilo, saino som ta bão, em guitarra não se há regras

Bruno_Guitarplayer
    Veterano
    # mai/05
    · votar

ops violão

ilzo fuzaro
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Em guitarra eu não dou opinião, tratando-se de violão existe uma forma correta de tocar e centenas de formas erradas, e isso não tem nada a ver com estilo próprio. Trata-se de técnica mal concebida.

caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar

spy2k
    Cara, isso depende de quais são seus objetivos. A questão de usar bem a técnica só aparece quando vc encarar coisas mais complexas, mais difíceis, que exigem muita destreza, muito treino e muita técnica. Tocando "errado", no violão clássico, vc só vai até certo ponto. Depois disso a carência técnica não vai deixar vc progredir, vc não terá como executar passagens mais árduas se não estiver com a mão direita em dia. Por isso é que depende da sua ambição, até onde vc quer ir. Porque dá um trabalhão corrigir um vício, e vc so deve tentar fazer isso se quiser avançar muito no clássico. se for pra ficar no popular, a meu ver, não há necessidade, desde que saia um "som bão", como falou o colega.
    Tem gente que pensa que a técnica é uma coisa chata que os professores caretas impõem ao aluno por pura maldade. Na verdade, a técnica é o resultado de séculos de aprendizagem de milhares de músicos. Olha, para sentar diante de um piano e tocar Bach e Beethoven como se estivesse chupando um chicabon só mesmo com muita, muita técnica incorporada. No violão é a mesma coisa. Eu vejo vídeos do John williams tocando com uma serenidade impressionante, como se estivesse fazendo a coisa mais fácil do mundo. Isso só acontece porque o cara estudo muita técnica, que serve, a meu ver, mais para libertar do que que para prender. Enfim, essa é a minha opinião.

Dogs2
    Veterano
    # mai/05
    · votar

A questão de usar bem a técnica só aparece quando vc encarar coisas mais complexas, mais difíceis, que exigem muita destreza, muito treino e muita técnica. Tocando "errado", no violão clássico, vc só vai até certo ponto.

Ah, isso é muito relativo

caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Dogs2
    ?

Helder Bello
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Spy2k

Bom velho, eu também toco guitarra. Mas sou bacharel em violão erudito, pela EMBAP. E sempre estudei com auxílio de um professor. Infelizmente, ao contrário do que muitos pensam, existem certas discrepâncias entre violão e guitarra. Algumas técnicas diferem. No seu caso, como é guitarrista, com certeza não deseja aprofundar-se muito no violão e suas técnicas. Daí, não quer dizer que esteja errado, pois não está seguindo nenhuma "escola" no instrumento, como o erudito com suas regras de postura e tals. Está, portanto, tocando com seu estilo. Nisso não vejo mal algum. Perguntei se estudaste com um professor, porque se fosses violonista, e não tivesse nunca visto um professor, com certeza exclamaria que isso era (é) somente uma postura incorreta, assim como nossa grande moderadora do fórum Maggie sempre diz: "não estudar com professor gera vícios de postura difíceis de serem sanados posteriormente".
    Mas manda ver ae velho. Bons estudos. Com bonequinho andante ou não.

Abraços.

ilzo fuzaro
    Veterano
    # mai/05
    · votar

caiomeira
    É exatamente isso.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a "tocar errado" ter estilo próprio?