Aos luthiers amadores

    Autor Mensagem
    caiomeira
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: caiomeira


    Amigos, depois de comprar meu violão novo (pelo qual estou apaixonado), tive a idéia de reformar por conta própria o meu velho DiGiorgio 18, que está com a paleta quebrada (ela só fica presa com a pressão da cordas). Fora a paleta (ou mão), o violão está perfeito, não está empenado e afina razoavelmente. Além disso, vou aproveitar para trocar as tarrachas e colocar um captador ativo. A idéia básica é me divertir, sabendo que vai dar um trabalhão.
    Assim, preciso de quem tem alguma experiência, algumas dicas:
    1. Que cola usar (marca)?
    2. Que tarracha (schaller não, alguma mediana) comprar?
    3. Que captador comprar (não precisa ser o melhor do mundo, nem também o pior: um que dê pra ficar um som gostoso, só pra eu mesmo tocar dentro de casa...).
    4. Enfim, o mais difícil, creio, vai ser colocar o captador, pois precisa cordar a madeira, etc. Alguém sabe de um site que ensine mais ou menos como fazer?
    Qualquer toque que ajude o processo é bem vindo...
    Valeu!

    gabriel pedroza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    olha...
    pra colar a madeira vc...
    vai em algum loja d construção q eles lhe endicam...mas...
    eu possu saber q madeira eh?

    GAMA
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    http://lutheria.sites.uol.com.br/home/links.html
    http://www.cumpiano.com/Home/Scrapbook/WinProg/workin.htm
    De uma Olhada espero ter ajudado

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gabriel pedroza
    A madeira é laminada, oregon pine no tampo e pau-ferro na caixa. Chinfrim.

    GAMA
    Valeu!

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: caiomeira
    · votar


    Bom, comprei a cola (cascorex para madeira), as tarrachas (condor), os grampos para fazer pressão na hora da colagem, e um captador schaller (não é ativo, e deve ser colado na parte interna do tampo).
    Agora só falta a coragem para fazer um furo na lateral.
    Alguém conhece esse captador? Comprei por causa da marca...

    maggie
    Veterana
    # mai/05
    · votar


    caiomeira
    Dá uma olhada nesse tópico que tem dicas da galera e nesse tópico que tem vários sites legais sobre o assunto.

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    maggie
    Grande moderadora, valeu pelas dicas... Agora, como eu disse, falta só a coragem! Vc sabe onde vende? :)

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Realmente muito interessante e muito legal este tópico, Caiomeira até agora o melhor sobre luthieria, você está de parabéns e muito obrigado, pois tirei muitas dúvidas, Valeu Gama a sua contribuição foi de enorme importância para este tópico.

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: caiomeira
    · votar


    Fabrício S Silva

    Valeu Fabrício
    Olhem, nem foi tão difícil: eu passei a cola nas partes quebradas - a paleta, que estava solta -, juntei e coloquei os grampos de pressão. Estou deixando preso até amanhã de manhã, quando a cola já estiver bem curada (+/- 36 horas, espero que dê).

    Aproveitei que estava sem as cordas para colocar o captador. Fiz um furo na lateral (com a tesoura!) por onde passei o jack. O difícil foi colocar o jack no furo, pois tive que colocar a mão por dentro da boca e ir tateando. Foi justo. Se eu fosse malhador e não tivesse esse braço de mosquito, eu nunca iria conseguir levar o jack até o furo. Depois fixei o captador colado por dentro do tampo, abaixo dos bordões. Para testar, liguei o plug na caixa e dei uma batucada de leve. Funcionou!

    Amanhã eu tiro os grampos, coloco as tarrachas novas, passo lustra-móveis no tampo e óleo de peroba na escala, ponho as cordas de volta (as velhas, só coloco cordas novas depois de ver que está tudo 100%) e ligo pra saber como vai ficar o som. Ah!, vou aproveitar para trocar o rastilho, que era de plástico. Vou colocar um de osso.

    Enfim, esse é o resumo de minha aventura até agora...

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Rapaz é o seguinte, não utiliza óleo de peroba não, eu sempre utilizo o óleo de máquina mesmo. com o óleo de peroba a sujeira fica empregnada no óleo e este óleo tb afeta as cordas aumentando a oxidação das cordas e reduz a durabilidade das mesmas. coloca o de máquina depois passa um pano seco para tirar o excesso, vai ficar legal pode crer.

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: caiomeira
    · votar


    Fabrício S Silva
    Mais uma vez, valeu pela dica. Ainda bem que eu não tinha óleo de peroba em casa...

    Olhe, aparentemente, deu tudo certo. Exceto por um furo que fiz no meu próprio polegar e por uma unha destruída, saiu tudo como planejado.

    O mais trabalhoso foi lixar o rastinho novo, de osso. Sorte que eu tenho uma furadeira, na qual adaptei uma espécie de lixa. Isso adiantou o trabalho. Se fosse na lixa manual, ia demorar um dia inteiro.

    Depois de lixado e colocado o rastinho, botei as tarrachas novas e as cordas. Esse foi o momento crucial, pois tinha medo de que as partes coladas cedessem... Mas não, ficou firme (até agora).

    Então pluguei na caixa pra ver o som. Não é uma maravilha. O som desse captador (schaller) é um pouquinho metálico pro meu gosto. Mas dá pra brincar, já que esse é o meu objetivo. Enfim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Onde está escrito tarracha, leiam tarraxa! hehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aos luthiers amadores