violão q nao afina perfeito

    Autor Mensagem
    gabriel pedroza
    Veterano
    # mai/05


    veihh...num sei naum vissee...
    eu tenhu um porf q ele eh mó legal mas ele fala umas coisa...
    tipow...
    q u violão afina perfeito só acima de 3 mil dolares...
    eu queria saber d vcs c isso eh verdade...pq meu giannini afina perfeitu...
    (eu acho) no ponteiro do afinador ele fik nu zerow...
    ae eu queria saber...
    eh verdad oq meu prof falar

    Helder Bello
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    E essa figura intitula-se professor ??????
    Manda esse (ou essa) a M****. Tudo bem que existam violões que não afinam bem, mas no seu caso, um Giannini afina perfeitamente bem, eu mesmo possuo um e atesto o q falo.

    Não precisas ter um violão João Batista para afinar direito. Acredito que essa pessoa quis dizer é que, um violão desse naipe, tenha uma sonoridade melhor.

    Flow.

    Ah sim, é mentira oq escutou!!

    gabriel pedroza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ei brigadam cara...
    mas eh isso q ele diz...
    q num afina direito..kkkkkkkkk
    e ele "afina" de ouvido
    se eh q pode chamar isso d afinação pois sempre tah um meio tom acima ou abaixo dah afinação normal...
    ae ele fik falando merda tah ligado..?
    kkkkkkkkkkk
    uashauhsuahsua
    ei...brigadam veihh...
    flw!!!

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Moderador
    · votar


    é um lance do 2º traste

    A questao nao eh afinacao de corda solta mas sim em cada traste.

    a nota ali no segundo traste nao fica perfeito, etc...mas nada q um leigo perceba ou ate mesmo profissional. mas muita gente "arruma" isso...saca ai

    http://www.fretwave.com

    thifm
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    GuitarHouse
    caramba... cruel.. hein?

    evitaerc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gabriel pedroza

    Nenhum violão afina 100%, não é defeito, é simplesmente uma impossibilidade devido a inconstancia das cordas, pode perguntar a qualquer luthier. Os giannini afinam menos do que um bom violão, mas este bom violão tambem não fica 100% afinado, voce afina a corda solta e em algum traste a afinação não estará correcta.

    evitaerc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ja vio violões classicos com trastes tortos assim tambem mas mesmo estes não eram 100%.

    Digao
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    afinacao 100% em instrumentos "temperados" é meio impossivel...

    gabriel pedroza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    comu assim eh violões temperados???

    evitaerc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gabriel pedroza

    Instrumentos temperados são aqueles que possuem escala fixa, determinada por trastes por exemplo. Um exemplo de um instrumento não temperado é o violino.

    gabriel pedroza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    vlw..

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    da uma olhada no site q pus e saca os trstes como sao

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evitaerc
    Nos instrumentos não temperados, o dó# difere do réb, não é isso?
    (haja ouvido!)

    evitaerc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    caiomeira

    Acho q esta fazendo confusão, esta questão do Do# Réb é uma questão puramente harmonica, ambos ( se correctamente afinados) soam iguais, porem possuem funções harmonicas que diferem, a nomenclatura dada a frequência que corresponde a ambos depende apenas do contexto harmonico no qual ela esta inserida. Aguem discorda??

    maggie
    Veterana
    # mai/05
    · votar


    gabriel pedroza
    q u violão afina perfeito só acima de 3 mil dolares...

    ehuehuehue

    Falando em não afinar, já peguei um Kashima em que os trastes foram colocados ERRADO. Sim, eles erraram na medição da distância entre trastes, não tinha como afinar aquele violão.

    magnetow
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    pows...verifica a finacao pelo som lek....tipow...se as notas estiverem saindo num som perfeito nos trastes ta afinado..dane-se o afinador dana-se o violao lek oq importa e musica

    gabriel pedroza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    oq eh u lek?

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evitaerc

    Eu tirei essa conclusão, pelo visto errada, do livro da Maria Luisa Priolli, Princípios básicos da música, p. 41 e 42.

    "Para anular a pequeníssima diferença - uma coma - foi estabelecido um sistema que, sem prejuízo algum para a audição, iguala os dois semitons (diatônico e cromático) em partes perfeitamente iguais. Esse sistema é chamado temperado e é por meio dele que temos, em certos instrumentos, o dó# é igual ao réb, o mib igual ao ré# etc..
    Esses instrumentos são classificados como instrumentos temperados ou de som fixo, entre os qusi se encontram: o piano, o órgão, o harmônio, a harpa, etc.
    Os instrumentos que não têm som fixo são classificados como instrumentos não temperados, tais como o violino, o violoncelo e outros."


    Eui tinha entendido que nos instrumentos sem o traste, mantinha-se a diferença entre sustenidos e bemois...

    evitaerc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    caiomeira

    Interessante, mas acho que o do# e Reb nos instrumentos nao temperados continuam soando temperados e portanto iguais, pois mesmo existindo a possibilidade de se fazer diferente disso a escolha é do musico que acaba por automaticamente temperar sua escala.

    evitaerc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    caiomeira

    Posso estar errado...

    Helder Bello
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Não não evitaerc, está totalmente certo. E também certo oq disse nosso outro amigo sobre o livro da Drª Priolli.
    Bem leigamente: Do# e Reb "soam" iguais, e, justamente como falou, depende do "contexto harmônico ao qual essas notas estão incertas", não ferindo nenhuma regra, como a das tão famosas e citadas escalas.

    "...a escolha é do musico que acaba por automaticamente temperar sua escala." É exatamente isso. O músico "tempera" suas criações. Mas sempre adequando suas músicas, com as regras pré-definidas.

    Para não restar dúvidas: Leiam o livro, por sinal também de Maria Luisa Priolli, sobre Harmonia. É um livro de capa rosa, muito bom. Seu nome: Harmonia, da concepção básica à expressão contemporânea, volume 2.

    Espero ter ajudado.

    caiomeira
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: caiomeira
    · votar


    evitaerc
    Helder Bello

    Vcs têm razão, pois a Luisa Priolli mesmo aponta que essa diferença de uma coma é imperceptível para o nosso ouvido, somente um físico poderia fazer essa separação... Eu é que tirei conclusões apressadas... hehehe
    Entendo o que vcs dizem sobre a diferença ser harmônica. Aliás, agora é que entendo porque numa mesma música, uma nota possa aparecer com duas grafias distintas (lá bemol e sol sustenido, por exemplo). É, pelo que vejo, em função do contexto harmônico em que a nota aparece.
    Por isso é que eu gosto desse fórum, apesar de alguma baixaria aqui e ali, há sempre a oportunidade de a gente aprender alguma coisa... hehehe
    Valeu!

    Mifune
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Mifune
    · votar


    Boa noite. Sou novo aqui no forum . Estou tendo problemas de afinação com meu violão de cordas de aço . É um folk Strinberg . As cordas soltas afinam bem , mas quando tocadas nas casas , não ficam perfeitas no afinador . Quando coloco um capotraste preciso afinar tudo de novo, pois o som fica muito ruim .Estou usando cordas de aço bem leves .09 da marca D'addário . Em meu violão de nylon posso até mudar a posição do capotraste enquanto estou tocando que não percebo desarmonias . Será que o violão é tão ruim assim ?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Mifune
    Cara, alguém mais 'expert' nessa área pode dar uma informação mais correta pra você, mas eu percebo que o violão de aço é mais sensível em termos de afinação do que o de nylon, muito provavelmente por causa da maior tensão das cordas. Se você notar, até a força que você coloca na mão esquerda na hora de apertar a casa muda a afinação. Se seu violão estiver empenado, pode estar causando esse problema também.
    E o negócio de afinar ao colocar capotraste é completamente normal.

    Quanto mais eu toco, mais eu percebo que instrumentos de cordas(todos) 'não afinam', porque a afinação depende desde o ambiente(umidade, temperatura) até a força com a qual a corda é atacada.

    ricardw
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Mifune

    O problema pode ser:
    > Braço empenado ou descolando
    > Cavalete descolando
    > Tarraxas ruins (modelos baratos da Strinberg geralmente são)
    > Erro no posicionamento das cordas

    *Veja se a afinação é mantida na 12ª casa.

    Mifune
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Bom dia . Agradeço aos que me deram as dicas . Vou tentar trocar as cordas e coloca - las com bastante cuidado em suas devidas posições . Não creio que seja braço ou cavalete descolando pois o violão é novo ( tem cerca de 3 meses ) . Em relação às tarraxas , não sou expert , mas é um violão na faixa de R$ 600,0 . Não é dos melhores , mas também não é nenhum barbantão , tanto que quando fui comprar , experimentei alguns Eagles ,Tagimas e Hofmans e achei este o com melhor sonoridade e conforto . Após a troca das cordas, postarei novamente , e se caso o problema ainda persitir , levarei a um luthier e ver o que é possível . Continuarei postando o desenrolar deste problema . Obrigado .

    Danilo Aurelio
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    gabriel pedroza

    Seu professor se referia a afinação da escala não somente das cordas soltas. Realmente é difícil um violão que tenha todas as notas afinadas com a escala temperada perfeita. Normalmente o pessoal "compensa" alguns problemas de afinação "no ouvido", afinando as cordas segundo comparações outras que não a afinação das cordas soltas.

    Mifune
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Mifune
    · votar


    ViniciusBorges

    ricardw


    Boa noite . Mais uma vez , agradeço a participação daqueles que opinaram sobre minha dúvida . Problema resolvido colegas do forum . Primeiramente removi e recoloquei as mesmas cordas em meu violão . O problema de desafinar em outras casas persistiu . Pedi ,então , a opinião de um colega , professor de música já aposentado . Prontamente , ele me disse que as cordas que eu estava utilizando deveriam ser usadas para " pendurar umas cuecas " . Caracas , mas são D'daddario !!! Fui então a uma loja de instrumentos perto de meu serviço e paguei 70,00 cascalhos num Elixir 011.
    Wooowwww .... que maravilha !!! Não vou dizer que bate 100 % no afinador , mas a diferença de afinação nas várias casas é quase imperceptível. Posso até mudar o capo que não preciso afinar de novo . Sempre fui meio contra em pagar mais que 40,00 em cordas , achando que as diferenças não seriam tão grandes . Eu estava até ficando meio desanimado com o meu violão . Não é um top , mas agora tá muito bom . Lição aprendida.Cordas boas , no meu caso , resolveram o problema de afinação nas oitavas .
    Muito obrigado .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violão q nao afina perfeito