bordões para samba ou choro

Autor Mensagem
maik
Veterano
# mar/05


Ola galera!!!!!

Bom estou começando a tocar violão agora fazem uns 4 meses, pois anteriormente tocava cavaco, gosto muito de chorinho, eu hj vejo que os bons violonistas utilizam diversas escalas para tocar e fazer uns chamados bordões para deixar a musica mais legal......gostaria de saber como posso achar teorias ou ate exercicios q possam me ajudar e desenvolver tais tecnicas...... agradeço muito por suas atenções!!!!!

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


isso tb me interessa... up...

caíto
Veterano
# mar/05
· votar


Mete o dedão.
Tem técnica tb de alternancia do indicador e polegar.
Vai na criatividade. Tira Cartola, tira Dino 7 cordas. Choro só se aprende tocando.

Gbm7
Veterano
# mar/05
· votar


Antes de mais nada tente ligar um acorde com outro tipo

em: E7| Am | E7 | Am | vc pode fazer : E7| Am|E7/B|Am/C

depois q vc fizer isso vc vai passar a ligar os acordes e as, entaum chamadas baixarias, surgirão naturalmente.

Gbm7
Veterano
# mar/05
· votar


maik

E ai cara, consegui sacar o lance?

PQ vcs naum voltam p/ dar uma satisfação do q perguntaram?

caíto
Veterano
# mar/05
· votar


ahh e eu sou popular

Gbm7
Veterano
# mar/05
· votar


como já disse, vc ri e pronto.

reza p/ um dia eu naum saber quem é vc senaum.... Krav Maga por dentro de vc ..... ai quero ver vc rir...

linguada no seu cuzinho... trancou.

caíto
Veterano
# mar/05
· votar


falou ae haha

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Aki a chapa é quem e o gato é preto.
Hahahhahahahaha ;D

YES
Veterano
# ago/05
· votar


aos moderadores....
Esse cara tah de sacanagem comigo pq fiz um pergunta aos participantes de forum e naum direcionada a ele em um outro momento, ele ficou puto e agora ta aki querendo me sacanear denovo.


Esse é tópico é sobre bordões e baixarias!

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Mais um bordão sobre a cadência C7/9 ---> F


MI-|--------------------------------------------0-------1------------- -----------

BI-|---3----------------------------------------1-------1------------- --------

SOL|------2---5---3-------2-------------------0-------2--------------- ----

RÉ-|------------------4-------5----2--------------------3------------- ---------

LÁ-|------------------------------------3---2---1-------3------------- ----------

MI-|-----------------------------------------------------1------------ -------------

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Ops... o SI saiu BI....

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Mais um C7 ---> F7+

MI-|------------------------------------------------------------------ -------------

SI-|---0----3----1--------------------------------------1------------- ------------

SOL|-------------------3-----0--------------------------2------------- -----------

RÉ-|--------------------------------2-------------------2------------- ------------

LÁ-|-----------------------------------------3------------------------ ------------

MI-|----------------------------------------------------1------------- ------------

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Alberto

Sim, na Valsa-Choro é normal ter bordões. Só que, evidentemente, seguindo a rítmica da valsa.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Onde eu encontr CDs do "Calso Alberto"? Conhece algum lugar especializado em Samba, Choro, Valsa, Bordões, Baixarias, etc na internet que venda CDs?

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Alberto,

Conheço o www.samba-choro.com.br. Talvez por intermédio deste site você consiga acesso a alguns compositores diretamente. Também existe uma relação enorme de partituras.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Mais um, cadência A7 ---> D

MI-|-------------------------------------------------------------2--

BI-|----------------------------------2--------------------------3--

SOL|-------------------------------2-----4----2------------------2--

RÉ-|---------------2-----4-----5------------------5----4----3----4--

LÁ-|----------4--------------------------------------------------5--

MI-|-----5----------------------------------------------------------

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Ops, uma notinha foi errada ... para fechar o acorde de D, corrigindo...


MI-|-------------------------------------------------------------2--

BI-|----------------------------------2--------------------------3--

SOL|-------------------------------2-----4----2------------------2--

RÉ-|---------------2-----4-----5------------------5----4----2----4--

LÁ-|----------4--------------------------------------------------5--

MI-|-----5----------------------------------------------------------

Si gordão
Veterano
# ago/05 · Editado por: Si gordão
· votar


Olá amigo, tudo bem?

Eu tô estudando violão de sete cordas, instrumento das baixarias.

A baixaria é um tipo de improvisação, depois que você pega a "manha do ganso" flui naturalmente: você sabe exatamente onde cabe cada baixo, entre quais acordes, etc.

Olha só, minha dica pra você é baixar material do Dino 7 Cordas (o rei), Jacob do Bandolim (geralmente as linhas do baixo das suas músicas não são MUITO complexas). Além disso ouvir músicas Noel Rosa, Cartola, etc... E procurar mentalizar como funciona e quais são as frases mais comuns. Daí você tira a harmonia de alguma música simples e tenta encaixar alguns baixos simples... É assim que começa. =)

Se você sabe ler partitura, recomendo puxar algumas coisas no site www.samba-choro.com.br

Ahhh... O mais importante é: se tiveres a oportunidade de ir à alguma roda de choro e/ou samba, vá. Essa é a escola.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Si gordão
se tiveres a oportunidade de ir à alguma roda de choro e/ou samba, vá. Essa é a escola.
O negócio é: onde tem roda de choro aqui no Rio?

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


Você tá no berço do choro e não sabe? 0.o

Bem, eu acho que o lugar certo é a Lapa... Onde exatamente eu não sei, porque eu moro no Rio Grande do Sul, meu caro.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Si gordão
Você tá no berço do choro e não sabe?
Ah! Vc tá falando aquele chorinho chique, pra gringo ver. Eu perguntei sobre os improviso mesmo, aqueles que acontecem nos fundos das ruas sem saída, becos, praças, etc. Isso, acho eu, não existe mais por aqui. Talvez, só em Teresópolis, Friburgo, Conservatória...
E vc, que tá no Sul, como faz pra ouvir choro ao vivo?

Autumn Wishes
Veterano
# ago/05
· votar


queria saber onde tem roda de choro aqui em SP ._.a

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo

Bem eu tenho uma turma de amigos que tocam choro, o grupo "Bem Brasil", existe algumas referências a eles no www.samba-choro.com.br
Além disso meu professor oferece oficinas de samba e choro aos sábados, lá tem muitos músicos promissores, faixa etária de 13 a 60 anos.

Cara, o Zedin aqui do fórum também curte choro e samba e mora aí no Rio. Acho que ele pode te ajudar. Abração.

Posta ai Zedin!

Autumn Wishes
Veterano
# ago/05
· votar


Si gordão

poxa, e em SP ?
quem pode me ajudar ? >_<

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


Autumn Wishes

Não sei, mas tomara que tu descubra!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Um cantinho só pra violão 7 cordas, esperando vc! Vaí lá galera, se associe nele. Mas não se esqueca de usar o mesmo nick do forum, pra gente se localizar melhor. visite este link: http://br.groups.yahoo.com/group/violaosetecordas - Um abraço!

YES
Veterano
# ago/05
· votar


PROTESTO!!!

Até agora só eu postei Bordões neste Tópico... ONDE ESTÃO OS CHORÕES???

Zedin
Veterano
# ago/05
· votar


Cara, o Zedin aqui do fórum também curte choro e samba e mora aí no Rio. Acho que ele pode te ajudar. Abração.

Posta ai Zedin!

Tamu ae! Pra quem não conhece o Si Gordão é conhecido no meio como Cássio 7 Cordas! Uma promessa!

Mas roda de choro tem todo domingo na minha casa pô! Dps do almoço vem geral, tem sempre lanche bom e tocamo até d noite!

Mas as típicas rodas estão escassas, mas existem. Que eu saiba rola uma vez por semana ao livre numa praça uma roda conhecida de lah, mas esqueci o nome da praça.. Tmb tem algumas apresentações que o pessoal da Escola Portátil de Música faz ao ar livre com dezenas de instrumentistas, eh um show. No centro da cidade as vezes aparecem uns tocando tmb!

Aki no Rio se procurar acha, não tem erro. O Dino mora aki pertim em Vila Isabel ;)

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


"é conhecido no meio como Cássio 7 Cordas! Uma promessa!"

Essa piada foi boa hein! AHaHaHha

Mas eu tô começando a estudar mais agora pra ser se eu aprendo a tocar choro direito. =)

Abraços a todos, se alguém tiver mais alguma dúvida eu ajudarei se puder.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a bordões para samba ou choro