Me expliquem por favor!!!

    Autor Mensagem
    the_madmax
    Veterano
    # mar/05


    Sou novo nessa arte de tocar violão, entaum gostaria de saber as reais diferenças entre os estilos que existem tipo POPULAR, CLÀSSICO ou ERUDITO e os outros que existir?


    E tb pq tem tanta exigencia quanto ao violão em relação ao estilo do violonista? (jazz: tals violão, MPB: talz violões, etc...)?

    Emerson Guita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    the_madmax
    Geralmente violão de Nylon é pra quem quer tocar clássico e Bossa Nova por causa do timbre das cordas que é apropriado.
    Se vc for tocar um Country, cordas de aço, porque com cordas de Nylon é terrível.

    Clássico é o mesmo que erudito e eu prefiro não explicar, porque tem gente que pode fazer isso melhor que eu.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Violão popular vc aprende só o básico, para tocar MPB, Rock, Pop, Jazz, Blues, etc...

    Violão Erudito (ou clássico) vc aprende a tocar coisas mais complexas e será um solista clássico...

    Helder Bello
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá Madmax....

    Olha só, existem estilos diferentes, como vc mesmo citou, rock, blues jazz
    erudito, enfim ... Eu sou formado em violão erudito, pela EMBAP(escola de música e belas artes do Paraná). Estudo há +- dez anos. Nessa vertente do violào, estudarás, além de um pouco
    de história da música, e de seus grandes compositores, muito a parte
    técnica, muito a parte teórica, enfim, é um estudo para a vida toda.
    Claro que são poucos os que realmente se interessam por esse tipo de
    estudo. Infelizmente, o nosso país é desprovido de material para pesquisa
    nesse campo. São poucos os lugares onde encontram-se partituras para
    a "guitarra clássica", e muito raros os lugares onde se têm espaço para
    divulgação de seu trabalho nesse meio.
    Bem, se o que procuras é estudo, aprofunde-se no violão erudito. Se o que queres é apenas uma noção superficial do instrumento, estude o tal do popular.

    Hugs to you, maxlouco...

    anonimo_83
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Helder Bello
    é isso ai Helder! Mais um violonista decente para o forum!

    Mas vem ca, vc é formado pela EMBAP, mas é nivel superior!?
    Nível técnico!? ou curso livre!? Como é o ensino de violao no paraná!? Tenho dois alunos estudando na UEL (curso de musica - licenciatura) mas nao sei como funciona o meio violonistico ai!? Estava pensando seriamente em me mudar para o sul apos a facul, mas nao sei nao!? Como é o mercado ai!?

    Abraços!

    Helder Bello
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Grande Balbino Jr

    Pois eh cara, o curso da EMBAP é um curso superior (com duração de 4 anos). Eu, particularmente, adoro o pessoal daqui. O mercado fonográfico no Brasil em geral é meio Merda, entaum naum posso lhe assegurar que aqui é o melhor lugar do mundo. Existem alguns "encontros" anuais, para apreciadores da música erudita. Principalmente violão. Pena que são anuais.
    O curso de Londrina também é legal, tenho uma amiga que estuda lá. Pelo que eu pude ver em seus materiais de estudo, é um curso bacana.
    Eu já morei em muitos lugares, Brasília, Salvador, Porto Alegre, enfim, eu acredito que, desses lugares, o melhor para se estudar seja mesmo aqui. Ou no conservatório de música de Curitiba, ou na EMBAP.

    Falou ae meu velho. poste ae, em outra oportunidade o seu mail para trocarmos umas idías "musicais".
    Grande Abraço.

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá mad max,

    A explicação do Helder está mais do que boa, haja vista, que ninguém melhor do que ele para falar sobre o assunto, já que ele é formado em Violão Clássico.

    Clássico e Erudito são sinônimos. É a mesma coisa.

    O "violão popular" é uma coisa muito importante e interessante (e é mais fácil tbm): é vc aprender a tocar os variados estilos de música no violão, mas fazendo "base" apenas... Tocar violão popular é vc conhecer basicamente acordes e ritmos para harmonizar uma música e acompanhar um cantor/cantora etc.

    Boa sorte,

    the_madmax
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    e ae Helder meu meio é andreklement@hotmail.com

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness
    Tem violão popular solista também.

    Galocha
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu tenho uma visão um pouco diferente, violonista popular é aquele que toca musica popular, é um violão que se estuda de uma forma mais simples, mais direta e moderna.
    Baden Powell, Garoto, Dilermandotodos são populares.
    Classico é um perildo da arte na qual foi criada a escola do violão por
    F.Sor, M.Carcassi ente outros. O problema é que quem estuda clássico
    fica muito limitado a tocar só isso e todo mundo toca igual,não aprende cifras nem Harmonia, mas adquiri uma técnica muito boa.

    Helder Bello
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Galocha Galocha .... ensinas desde 1989 e achas q não existe harmonia em violão erudito?????? pois eh, sem querer ser chato, ou questionar seus conhecimentos, mas deves estudar um pouco mais ... na boa ...
    Eu estudo violão erudito desde os oito anos de idade ... hj com 22, tenho uma banda de rock, sou guitarrista profissional pela OMB sem nunca ter feito uma aula de guitarra ... ou eu sou autodidata, ou o violão clássico meu deu uma puta base de harmonia ....
    fodegas nas nádegas sen vaselinas hein meu ...

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    The Blue Special Guitar
    MPB, Jazz, Blues, etc...

    Básico em. :p

    victoralves
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    blza?toco violão há +--5 mêses,tenho 1 aula semanal com duração de 1 hora,estou achando pouco tempo pois tenho disponibilidade de tempo para pratica,gostaria que alguém com mais experiência me falasse se estou tendo o tempo apropriado de aula??????????????????

    victoralves
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    gostaria de saber tbm se e melhor começar adquirindo um conhecimento classico do violão para depois ir para o popular ou vice-versa é uma melhor opição????resposta:envie para vlima88@yahoo.com.br

    Denfelix
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    PESSOAL, VOU ABRIR UM TÓPICO TRATANDO DA DÚVIDA DO The_madmax. VISITEM!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Me expliquem por favor!!!