Guardar afianado ou não

    Autor Mensagem
    spoiler
    Veterano
    # mar/05


    Eae pessoal tud bem?
    Gostaria de saber se guardar o violão afinado tem algum problema?
    to fazendo essa pergunta porque o pessoal das lojas falam pra guardar o instrumento com as cordas frouxas já os professores falam que não tem problema em deixar afinado.
    Isso pode empenar o braço do violão?

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: SoldierOfFear
    · votar


    Se você afinar toda vez que for tocar não tem violão que agüente.

    Quando as lojas falam pra guardas com as cordas fruxas, acho que elas se referem a uns 2 meses ou uma viagem por exemplo.

    Beatlemaniac
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ah vei axo naum tem nada a ver naum, um bom instrumento deve suportar a tensao das cordas, tanto q minha guitarra eu guardo sempre afinada e depois de umas 5 afinadas ela naum desafina mais pq o braço acustumou com a tensao

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Meu violao estah sempre afinado quando eu o guardo

    Fabio Camilo de Souza
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Beatlemaniac
    Guitarra eh diferente, tem tensor, nem todu violao tem o tensor.

    spoiler
    se as cordas tiverem muito altas, dexe afinadu encostadu na parede de frente (com as cordas viradas para A PAREDE) se estiverem baixas a ponto de trastejar demais, deixe na parede do contrario, se estiver numa boa altura, deixe em um suporte ou sei la onde vc dexa, mas o caso de desafina pra mim eh xaveco d vendedor, eh soh vc trata bem o instrumento q ele afinadu ou naum vai dura.

    João do Violão
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Se vc desfinar tda vez q for guardar vc vai empenar o seu braço legal. O braço do instrumento possui um tirante ajustavel q vai equilibrar a tensao das cordas, e se o seu violao n tem isso a propria madeira do braço (geralmente mais grossa) eh feita pra suportar a afinaçao padrao. O braço n pode sofrer variaçoes bruscas de tensao. Portanto n cometa esse crime com o seu violao! Pode guardar afinado tranquilo.

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    João do Violão valeu por essa dica ae.
    Naum sabia disso direito.
    Derrepente isso acontecesse comigo. q bom q eu dei uma passada aqui!
    VLW JOÃO DA VIOLA!!!hehehehehehe

    Kudabactéria
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Cara, pra completá tudo isso aí, guarde seu violão num suporte sem apoio de braço, custa uns R$ 25,00 conforme a loja. O braço ficara livre e sem o apoio que o força em sentido da tensão das cordas, valeu!!?? Forte Abraço.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Kudabactéria
    Isso! Sem apoio do braço é o melhor...

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sempre guardei meu violao afinado, e nunca empenou cara.

    lvbox
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sempre guardei meu violao afinado (2)

    Seria um pé no saco ficar afinando, desafinando, afinando novamente, desafinando ahhh fala sério, além de ser um pé no saco ainda seria estressante para o meu violão que só me da alegrias.

    wesley2
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tem vez q eu deixo a mizinha afinada em ré as vezes q eu toco a ultima musica q tem q afinar ela em ré

    mais soh uma corda num tem problema neh?

    DiXing
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Car um violao de boa marca e modelo vc pode guardar com ele afinado mesmo... Se o viloao estier no ton normal e com encordamento bom sem grilo... Tb guardo afinado! e comcordo com Ivbox, é muito chato afinar vilao!![b][/b]

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O melhor eh vc guardar ele afinado, ou se preferir afinar toda vez que for tocar...que seja.

    maggie
    Veterana
    # mar/05
    · votar


    Se você afinar toda vez que for tocar não tem violão que agüente.

    Guarde no apoio ou deitado, com as cordas pra baixo.

    alternativo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acho que ficar afinado sempre não dá muito certo. O tampo do meu Hofma estufou. Não sei se é porque é vagabundo ou porque não era para deixar afinado... Isso tem conserto? :(

    Phantom Of Death
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guardar ele encostado na parede, seja do modo certo ou de ponta cabeça... Pode causar uma queda em que alguns casos, tem como consequência a quebra do braço.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Phantom Of Death
    Guardar ele encostado na parede, seja do modo certo ou de ponta cabeça... Pode causar uma queda em que alguns casos, tem como consequência a quebra do braço.

    É o que mais acontece. Boa.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    spoiler
    Gostaria de saber se guardar o violão afinado tem algum problema?

    Aqui na escola tem mais de 20 violões. Já imaginou ter que afinar e desafinar todos os dias? Deixar afinado não tem nenhúm problema.
    Um abraço

    Ant--
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Sessão Exumação :)

    Anyway, já que trouxeram de volta à vida...

    alternativo
    Acho que ficar afinado sempre não dá muito certo. O tampo do meu Hofma estufou. Não sei se é porque é vagabundo ou porque não era para deixar afinado... Isso tem conserto? :(

    Deve ser vagabundo, amigo. Violão foi feito para aguentar a afinação padrão. Só se deve afrouxar um pouco as 2 cordas do meio (D e G) em caso de o violão ficar parado muito tempo, portanto suscetível às mudanças de umidade/temperatura e sem manuseio (entenda-se exercício). Nesse caso, eu faço e recomendo que alivie UM POUCO a tensão das duas cordas centrais, porque isso mantem o equilibrio da tensão aplicada no braço.

    Phantom Of Death
    Guardar ele encostado na parede, seja do modo certo ou de ponta cabeça... Pode causar uma queda em que alguns casos, tem como consequência a quebra do braço.

    Cara, essa é a mais pura verdade. No entanto, só acontece se o cara guardar fora do bag, ou se o bag for muito ruim. Eu mesmo, nos primórdios, tive um excelente violão, que eu mantinha assim, com o headstock encostado num canto da parede do meu quarto (as cordas viradas para as paredes) e SEM NENHUM BAG. Como nessa época remota alguns amigos músicos tinham acesso ao meu quarto, era normal um ou outro pegar o violão para tocar um pouco e depois tentar deixar como estava... mas acabavam encostando mal.. e qualquer coisinha o bicho desabava... foi indo até quebrar o braço :( Na época eu não me preocupava muito, o que era uma pena pois esse violão, um Del Vecchio Folk da década de 60 (eu o comprei usado de um musico aposentado em 1981) ainda está comigo, mas em péssimo estado. Eu o guardo mais como relíquia.
    Então fica aqui um conselho: guarde o violão sempre afinado, e dentro de um bom bag/estojo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guardar afianado ou não