Autor |
Mensagem |
bernardão Veterano |
# jan/05
Aqui no Cifra eu pesquisando exercicios pra estudar e vi uma parada chamada "cromatismo"....isso eh algum tipo de solo? E essa tal escala de Blues(eu jah ouvi chamarem de pentatonica de blues)?pq recomendam treinar escala disso em vez de uma escala C por exemplo? Quem toca blues só pode usar essa escala?
|
Paulo Feresin Veterano |
# jan/05
· votar
usa a busca velho! =)
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
bernardão
A escala de blues é a que mais abusa de cromatismo que eu conheço.
Veja uma escala que você pode usar sobre acordes dominantes (aocrde maior com sétima menor):
T, 9, #9, 3, 4, #4, 5, 13, 7
Exemplo em G:
G - A - A# - B - C - C# - D - E - F
e----------------------------------3-5-6---------------
B----------------------------3-5-6---------------------
G--------------------2-3-4-5---------------------------
D----------------3-5-----------------------------------
A--------2-3-4-5---------------------------------------
E--3-5-6-----------------------------------------------
Mas isto não quer dizer que não caibam outras tensões. O blues é mais rico ainda do que se pensa!
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
· votar
bernardão
Quem toca blues só pode usar essa escala?
Claro que não... Você pode misturar de tudo...
Nada tem regras...
|
Emerson Guita Veterano |
# jan/05
· votar
bernardão
Cromatismo vem de escala cromática, ou seja, uma escala que varia de meio em meio tom, por isso quando vc vê algo como 5-6-7-8 ou 1-2-3-4 em uma tablatura já sabe que é um cromatismo.
A pentatônica é a escala que mais dá o feeling de blues eu acho, mas não é uma regra, vc pode usar outras escalas, veja umas músicas do Eric Clapton.
Espero ter ajudado.
|
LeandroP Moderador |
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar
Eu gosto de aplicar cromatismos ligando a terça maior à quinta justa. É um clichê de blues que resolve muito bem e muito utilizado em turn-arounds.
|
bernardão Veterano |
# jan/05
· votar
Emerson Guita
LeandroPanucci
Mt Obrigado, agora tô começando a entender....é uma caracteristica marcante do estilo neh. Tmb gosto mt de Eric Clapton , e qdo fui tentar tocar algumas músicas dele , reparei q elas não se prendem mt ao campo harmonico, e msm assim soam mt bem melodicamente.Quais são os ícones do Blues? A mídia não divulga mt esse estilo , por isso só conheço por enquanto Eric Clapton....
|
LeandroP Moderador |
# jan/05 · Editado por: LeandroP
· votar
bernardão
Robert Johnson é o pai da matéria. Son House também manda muito com slides. Robben Ford modernizou a parada. Buddy Guy é sempre certeiro e Johnny Winter é o Hendrix do blues... mas tem muito mais... deixo por sua conta descobrir o restante.....
|
RickBlues Veterano |
# jul/10
· votar
Gosto muito do Santana...
|
SteveRayMorse Veterano |
# jul/10
· votar
RickBlues
Bom pra você brother! Você é um rapaz perspicaz! Parabéns!
|