Batidas

    Autor Mensagem
    droidd
    Veterano
    # jan/05


    Tenho uma dúvida quanto às batidas: muitas cifras vêm marcando as cordas que devem ser tocadas... Mas, se eu quiser fazer uma batida, terei que tocar em todas as cordas, não?
    Outra coisa, sempre faço as batidas usando o médio, anular e mindinho pra baixo e o polegar pra cima. Tá errado? Neste caso, o polegar deverá tocar a partir da primeira corda?
    Sempre tenho dificuldade com as batidas, por isso uso mais o dedilhado.
    Existe algum "macete"?

    edlorena
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tem certeza de q vc toka batida com esses dedos
    dica: para batidas procuro usar palheta o senaum uno o polegar ao indicador e bato com os dois
    naum sei se estah certo mas o som naum sai ruim

    droidd
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    É, já vi algumas pessoas tocarem assim... Mas também com os dedos soltos, acho. Gostaria de saber qual a melhor técnica.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: rodrigo monteiro
    · votar


    cara, eu acho que a pergunta que você tem que fazer é: "qual é a melhor técnica pra mim?" Depende muito da música e do efeito que você quer dar pra ela. Às vezes toco dedilhando corda por corda, outras vezes só algumas, mas normalmente uso a palheta.

    a melhor coisa que você pode fazer é: arranje algum equipamento que lhe permita gravação. Um gravador portátil ou mesmo o seu próprio computador. Enfim, grave de várias formas, e dê um tempo. Depois volte e escute o que você gravou e veja qual maneira te agradou mais. Esse é um grande exercício... é essencial "escutar o que você está tocando sem estar tocando."

    droidd
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rodrigo, boa idéia. Essa técnica também é usada pra melhorar a pronúncia em outro idioma... Mas, quanto à batida especificamente, acho que uso uma "técnica" errada. Um amigo me disse que usa os i, m e a pra cima e pra baixo. Acho que tenho que prestar atenção em shows gravados ao vivo... Certamente há vários estilos, mas imaginei que houvesse alguma técnica pra 'tirar' um som melhor nas batidas...

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    droidd, acontece que eu não sou muito fã de "técnicas" apropriadas e exclusivas. Dizem para segurar a palheta com o indicador e o dedão, enquanto eu seguro com o indicador, o dedão e o médio também. Eu iniciei aqui um fórum sobre "preconceito contra canhotos", pois sou canhoto e toco como um, com as cordas e o violão invertidos. Não sei se você leu, mas precisava o número de pessoas que diziam que canhotos deveriam tocar como destros pois é assim que se faz e pronto.

    te digo de novo, faça do seu jeito. Não acredito que há técnica errada. Errado é um violão desafinado, ou trastejando.

    faço a mesma coisa, presto muita atenção em shows ao vivo. Às vezes dá até pra tirar a música só olhando a mão dos acordes. Muito bom, faça isso!

    para "tirar" um melhor som, como disse, depende da música. Eu, de uma maneira geral, gosto de tocar com a palheta, pois gosto do som da mesma batendo nas cordas. Mas gosto de tocar de leve, baixinho, sem "castigar" o violão. Só que é o meio jeito. Tem gente que "violenta" o violão mas consegue tirar um p... dum som.

    estilos e maneiras de tocar não quer dizer apenas o jeito de segurar, ou se você toca com o i pra baixo, o m pra cima e tal... Dê importância para a força com que você toca as cordas e a superfície que é usada para tocá-las. Por exemplo: se você usar a "parte mole do dedo", sairá um som mais abafado. Se usar a unha, mais estridente. O mesmo com a palheta e assim vai...

    Cara, o negócio é experimentar...

    droidd
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Legal. Valeu. E quanto ao lance de tocar todas as cordas, na batida? É isso mesmo? Em qualquer acorde podemos 'soltar a mão'?

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bem, pode sim... vai depender do seu gosto. Por exemplo: o D, pra mim, não fica tão legal batendo em todas as cordas. No C, não gosto de bater na 6ª corda. Já o G fica bonita se você usar todas. Mas não tem regra não. Até porque você vai ficar maluco só de pensar em quais você pode e quais você não, que vai acabar ficando difícil pra se concentrar naquilo que você realmente está fazendo (tocando).

    Droidd, como te disse, experimente. Aí, depois, se você tiver mais dúvidas ou até curiosidades, crie um tópico que a gente responde.

    droidd
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    blz.

    Sversut
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Seguinte: Mão esquerda não tem tanta liberdade, tem que seguir os acordes, embora, por ex, eu posso fazer o mesmo acorde de várias formas.
    Mão Direita: Aqui é livre. Não tem esse negócio de plaheta com 3 dedos, batida só pra baixo. O lance da batida (ritmo) se resume em ouvir e tentar transdportar pro violão da forma que mais se aproxima do original. No começo tb tive difuldade em captar isso, e até tinha dificuldade de usar palheta. Hoje uso só palheta no Violão de aço e dedos no Acustico. Faço a batida normalmente pelo ritomo que ouço.
    Todavia, entretanto, no entanto, ta furado o que disseram aí, que tanto faz as cordas que se executa. Evidente que Ré só se usa as cordas de baixo, G/B, A, etc não usa a grossona. Tem que respeitar o baixo, que é sempre a ultima corda que se executa. Isso é basico. C não pode executar a mizona, exceto se for C/E. Isso já não é livre, não. É obrigação
    Sversut

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Colega, o dia que música virar obrigação, com certeza vai passar a ser uma coisa muito chata...
    Disse para o droidd que ele primeiro deve experimentar, escutar e se ainda tiver dúvidas, para perguntar pra nós. Acho que ele deve bater em todas as cordas sim, depois bater em só algumas, depois ir respeitando o baixo, como você disse. Quando comecei, tentava tudo. Dessa maneira, tinha um maior leque de opções para decidir qual delas era melhor.
    Não sei se deu pra entender. É como o velho ditado: é errando que se aprende, certo? Sversut, te pergunto: você nunca bateu em todas as cordas quando fazia um G/B? Aposto que sim. E isso foi preciso para que você desse conta do som que sai, para aí sim, disser se gostou ou não.

    Mas se você nunca tocou uma corda errada, exceto sem querer, então desculpe, mas você não aprendeu a tocar violão, foi "adestrado" a fazer isso.

    Digo mais uma vez: acho importante que a pessoa experimente, especialmente quem está começando. Na música em geral, diversos sons considerados "errados" hoje são continuamente reproduzidos por aparelhos ou efeitos de computador ou mesa de som. Não sei se você sabe a história sobre o "riff" de "I feel fine", dos Beatles. Se você sabe, vai entender o que eu quero dizer. Se não, vá pesquisar.

    droidd
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bem, 'ouvir' várias opiniões é sempre enriquecedor. Uma 'discussão', desde que civilizada, é sempre produtiva. Sou sempre grato a todos pelo interesse em ajudar. Entendi perfeitamente o que vocês dois tentaram passar...
    E que as opiniões não cessem!

    Valeu!

    J_Ramone
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pra batida prefiro paletas das mais moles ke tiver , e tipo qnd fizer acordes tipo C , Am , G/B , que não é pra se tokar o bordão , eu abafo kom u polegar i sai a snotas cerrtassssssss

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    veja só droidd, o comentário do colega. É como eu te disse, existem diversas técnicas, e é sempre legal tentar todas. Como botei num outro tópico, antes colocado por um outro colega, música é pesquisa. E pesquisa leva a aprendizado, que leva à prática, que leva à perfeição.

    SoldierOfFear
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Gosto de batida de maracujá.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    também gosto, mas fica meio ruim no violão...

    droidd
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bem, pelo menos agora não vou ficar mais aflito por que uma batida não sai legal. Sei que é uma questão de tempo e de experimentação. Valeu!
    Ah, batida de limão também é boa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Batidas