Trêmulo, Arpejo e Solfejo

    Autor Mensagem
    onipotente
    Veterano
    # dez/04


    Eai galera.... Alguem pode me explicar o que é arpejo, solfejo e tremulo?
    Obrigado!

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Posso ser eu a explicar!? ou vc vai me chingar de novo!?

    Vou tentar entao!

    1º - Tremulo - é uma tecnica violonistica qual vc toca o baixo com o polegar e uma sequencia rapida de 3 notas agudas no intervalo de um baixo e outro cada nota com um dedo da mao direita, assim:

    Baixo - POLEGAR
    1ª NOTA aguda - DEDO indicador ou dedo anular
    2ª nota aguda - dedo medio
    3ª nota aguda - dedo anular se vc começou com o indicador ou indicador caso tenha começado com o dedo anular! (ESCUTE A MUSICA RECUERDOS DE LA ALHAMBRA DO MEU PALCO, é o emprego dessa tecnica)

    SOLFEJO - é o ato de ler a partitura entoando as notas em sua altura e em seu andamento com a voz!

    ARPEJO - O ato de se tocar as notas de um acorde nao simultaneamente ou seja, uma por vez!

    Espero q tenha entendido!

    Abraços!

    onipotente
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Balbino Junior
    Como eu disse num outro topico, nao quero+ brigar, ninguem ganha com isso, nem eu, nem vc, nem os membros do forum.
    Espero q vc tenha lido e entendido o que eu escrevi no outro topico.
    Obrigado pela explicação!
    Fui

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    onipotente
    ;-)

    henrique frusciante
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    meu tu pensas q estas aqui só pra brigar nao é isso?!! quanta ignorancia, o forum serve pra o aprendizado e pra excluir duvidas te manca meu tas aqui pra q?

    Junião
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    afinal de contas quem é Paul Gilbert???

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Junião

    Paul Gilbert é um excelente guitarrista q nao entende merda nenhuma de violao!

    Italo_NC
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Me disseram que arpejo é quando vc toca mais de uma corda por vez, cada uma com um dedo diferente. Oq é realmente?

    liviomacedo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    oi Italo_NC. Vou tentar te responder.Se vc tocar as cordas de forma que elas soem juntas, o mais adequado é dizer que vc tocou um acorde. Agora se vc fez soar separadamente pode-se dizer que isso é um acorde arpejado (arpejo). Este raciocínio serve se os seus dedos estiverem na posição de um dedo por corda. Porèm existem os arpejos com notas na mesma corda. E aí muitas vezes vc usa a técnica de auternância dos dedos quando ouver mais de uma nota por corda. Entendeu?

    liviomacedo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    olá onipotente. Concordo com quase tudo o que o nosso amigo de disse. Porém acho que você pode entender melhor o trêmulo assim.:
    O violâoi nâo é um instrumento de notas longas. Por isso usa-se uma técnica de manter a nota tocando-a várias vezes com dedo alternados.Para facilitar isso usa- se a seguinte digitação de mão direita: anular, médio e indicador. um por vez. você perceberá que o som sairá meio tremido. Aí está o trêmulo.
    Solfejo é o ato de ler uma partitura entoando o som na altura e divisão correta. Vc nâo precisa estar necessáriamente no andamento da música.
    Qualquer dúvida que vc tiver entre no meu site e fale comindo www.liviomacedo.mus.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trêmulo, Arpejo e Solfejo