Preço de Di Giorgio de colecção?

Autor Mensagem
João de Vilhena
Veterano
# nov/04


Preço de Di Giorgio de colecção?

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Bom pessoal estou em contacto com um vendedor que me propõe um violão de colecção da série Artística Década de 60 ( Igual ao do João Gilberto ) o preço é R$ 3000,00. Todo maciço Jacarandá lateral e fundo tampo de Pinho alemão (ainda estou à espera de fotos). Estou pedindo informações em relação ao preço (se não está caro), à série (se a conhecem) etc ... Johnny se vc estiver por aí...vc é de muito bom concelho...

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Pessoal, eu quase que morro de vergonha de voltar a trazer este assunto de volta para a actualidade(ainda mais que fui totalmente ignorado!). Pois cada vez que li alguma coisa sobre um violão Di Giorgio neste forum o resultado foi : bota fogo nele (tem gente que confunde o violão do João Gilberto com a Fender do Hendrix?), não presta mesmo, etc. Mas eu preciso mesmo desta informação. Ok que a DG já não é o que era, que o modelo Autor n3 da década de 60 não é o mesmo Autor de hoje (que não comprarei isso é certo). Mas bom, escutem bem o som das gravações dos anos 60 no que diz respeito à bossa em geral; em particular as do Grande Baden Powell, que é um virtuoso do violão, e vcs vão ouvir que o modelo Autor da DG da época não se pode comparar, em termos de som, com violão erudito. Não é o mesmo tipo de violão! Assim como, na minha opinião, as sevilhanas não podem ser tocadas em violão erudito. É preciso mesmo violão de flamenco. DG Autor n3 dos anos 60 é o melhor violão de bossa para mim. É por isso que estou procurando um!
O meu objectivo não laçar debate, mas pedir a vossa ajuda pela seguinte razão : eu vivo em França o que dificulta muito para arranjar informações correctas sobre esta minha procura. Se realmente houver alguém que conhece BÉM o assunto, eu agradeço a ajuda sobre o contacto de que falo no principio do tópico.
obrigadão!

P.S. entretanto já descobri que este modelo de que falo (série artística) é aparentemente o mesmo que o modelo Autor só que mais luxuoso? Por outro lado alguém me disse que se tratava de um modelo de exportação e que na realidade é um violão mais amador...

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


VC so paga nesse violao esse preço se vc for burro cara! Me desculpe a Franqueza! Sem chances!!! Tudo bem q o conselho nao foi pedido pra mim mas enfim...

Cara com esse valor vc compra um excelente violao! nao vai comprar essa merda ai nao cara! Encomenda um Tessarin! q perto desse ai da de 10 ou 20 a 0!!!

Esse lance da Digiorgio é furado! Nao cai nessa nao!

Abraços!

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior está sendo um tanto dogmático. Existe um mercado para Di Giorgios e Gianninis antigos e o mito de que "nos bons tempos" eles faziam instrumentos de qualidade. Eu já vi os dois à venda na Luthier e Cia <http://www.luthierecia.hpg.ig.com.br>, pode ser que eles te dêem uma idéia de preço.

Engraçado que no Brasil não existe esta preocupação em duplicar o som original da bossa-nova que era de fato Di Giorgio. Enquanto isto, quem toca Django troca até a mãe por um Selmer 1940.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


BJr, eu agradeço a sua sinceridade. Talvez eu esteja equivocado, mas eu estou convencido que a Bossa e todos esses músicos que vieram da Bossa participaram na mais importante revolução cultural da história do Brasil. Essa revolução é equivalente ao aparecimento do Jazz nos USA ou do Flamenco em Espanha. E a qualidade do som dessa revolução vinha mesmo, quer se queira ou não, da Di Giorgio. Ok, um Tessarin ou um Abreu são hoje os mais indicados para se tocar esse tipo de música? Ou um Cotreras dá o mesmo resultado? Outra coisa, mesmo que esses violões se adaptem ao som da Bossa eles também são mais caros, não?

"Engraçado que no Brasil não existe esta preocupação em duplicar o som original da bossa-nova que era de fato Di Giorgio. Enquanto isto, quem toca Django troca até a mãe por um Selmer 1940." Eu também tenho esse sentimento Heitor VL. Mas a diferença é que hoje, em França tem muito luthier fazendo violão tipo Selmer e de boa qualidade!

Se eu tiver que comprar outro violão então eu vou comprar um Joel-Laplane (joel-laplane.com/). Luthier de Marselha ( que fica a 2 h 30 de Nice onde eu vivo) que fez um modelo especial de concerto de propósito para Turibio Santos. Claro que caso compre só vou ter grana para uma "guitare classique espagnole" (2000 Euros = 7.276,35 R$), pois como eu já disse noutro tópico eu não sou músico e penso que já é um grande investimento para um não profissional! Parece-me mais sensato do que mandar vir violão do Brasil e pagar transporte (235 Us$). Talvez até dê para ele me fazer algumas adaptações para tirar um som mais profundo e mais tipo Bossa?! Mas tudo isto é muita grana não é?

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


http://www.joel-laplane.com/
O endereço completo. Mas está todo em francês...

Johnny
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena

Eu acho que até 1000 reais por um DiGiorgio Autor de 1960 a 1968 bem conservado vale a pena! Eu conheço um de 1966 e gostei!

Você procura um violão para tocar bossa nova e logo precisa de um som muito doce, característica de violões brasileiros. Os espanhóis são supremos em projeção sonora e até em variabilidade de timbres, mas mesmo assim são muito metálicos! Inclusive os construido com tampo em Pinho Abeto, ou Spruce. Por isso te indicaria um Sergio Abreu, Suguyama, Tessarin, João Batista ou um Roberto Gomes. Mas procure por um violão e toque nele! Essa história de encomendar é meio que jogar no escuro. Por exemplo... nada que vc comprar do Suguyama hoje não vale nem um quarto do preço que ele cobra. O ideal são os construidos entre 88 e 90! Esses sim são aqueles Suguyamas que todos veneram! Então te indico violões desses caras aí que sejam construídos com tampo em pinho abeto. Existe também o Do Souto que foi bem popular nas rodas de Bossa e Choro! Os Do Souto's de antes de 74 são muito ruins, mas a partir de então a coisa mudou bastante e vc pode comprar algo excelente por 3000 reais! Do Sergio Abreu tem muita coisa de 89 - 92 no mercado, variando em torno de 8000 a 11000 reais e se o violão estiver bem cuidado e não for nenhuma exceção à regularidade do Abreu, vale muito a pena!

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Johnny
.....é, o cara quando me pede 3000 R$ está aproveitando a situação!
O problema é que pôr 8000 R$ + uns 650 R$ do frete num Abreu que eu não posso nem tocar antes... é, seja como for, arriscado (quanto mais grana eu mandar para um violão, maior é o risco de perda).
Se não encontrar Autor com preço correcto então penso que vou mesmo optar por luthier em França. Assim vai dar para seguir a construção do violão, escolher opções e vai-me evitar coisas chatas do tipo : mudança de clima = rachadura no instrumento.

Balbino Junior,
Heitor VL,
Johnny, um abraço

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


Johnny
Será que um Abreu seria um violão para o João Gilberto? Todos aqueles di Giorgios não eram de cedro? E idem para o sonho de consumo de um violonista da época: um Ramirez III.

João de Vilhena
evitar coisas chatas do tipo : mudança de clima = rachadura no instrumento.

Os luthiers brasileiros de luxo fazem os violões de acordo com o clima do destinatário. Um Abreu ou Tessarin novo vem com garantia contra estes acidentes. Para que está sonhando alto, ainda é muito mais barato comprar de um luthier por aqui do que dos equivalentes americanos ou europeus.

Agora, não acredito que qualquer violão de luthier daqui seja melhor do que um espanhol de linha de montagem. Todos os Ramirez, Rodriguez, Aparicios e Conde Hermanos de hoje em dia são violões de fábrica. Pegue um contrutor desconhecido por aqui, cobra R$3500 pelo modelo básico. Compare por exemplo com um Antônio Aparício do mesmo preço.

Estive nesta loja uma vez:

http://www.luthiermusic.com/catalog/default.php?cPath=18_19

Por US$1300, dava para comprar um AA muito bom mesmo.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Heitor VL
o que vc acha deste anuncio? O modelo e o preço?
Não esqueça que vivo em França e que não tenho hipótese de ir ao Brasil.

Violão Tessarin (Modelo Henrique Pinto) composto pelas
seguintes madeiras: tampo em pinho (Abeto Alemão) com goma laca. Escala em
Ébano. Braço em Cedro. Corpo em Jacarandá Indiano. O mesmo encontra-se
literalmente perfeito, sendo do ano de 2002.
O valor é U$2.000,00 e
acompanha um case térmico Álvaro feito sob medida

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
o que vc acha deste anuncio? O modelo e o preço?
Para os preços europeus deve ser tentador. Se bem que sem Jacarandá da Bahia não deve ser o top of the line. Mas você compraria sem ver? Onde está o vendedor?

Minha experiência com violões de alta classe é muito limitada. O melhor que já tive nas mão foi um Jó Nunes. É o principal desta loja:

http://www.luthiermusic.com

De prestígio está certamente abaixo do Sergio Abreu e Antônio Tessarin. Mas tem o Turíbio dos Santos como garoto propaganda. Na loja me disseram que o modelo Luiza sai por US$2500, mas deve ser negociável, eles mudam de idéia toda semana.

Esta página tem uma lista com telefones e emails de vários luthiers, inclusive o Tessarin. Mande um email perguntando sobre os preços.

http://www.cvep.hpg.ig.com.br/luthieres.htm

Neste fórum de violão, tem esta página interessante sobre luthiers aqui no Rio.

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=26122&grupo=74032&t opico=2293248&pag=2&v=1

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
Cara! Pagar o preço de um abreu mais o frete nao é jogar no escuro nao cara!!! O Sergio Abreu é venerado pela sua regularidade quanto aos instrumentos!
Todos sao muito semelhantes, nao digo iguais porque nao existe nenhum violao identico a outro!
Entao eu diria, se tem a grana nao exite! So tem um problema, se vc vai gostar do som, eu acho o som perfeito, nao como um hauser mas enfim, é o melhor q eu ja toquei e ja vi em concertos! Agora pode ser q vc nao goste do som! entao fica dificil mesmo! Tipo eui nao curto o som do violao do joao gilberto! mas tem gente q adora! entao realmente é uma questao dificil! Mas tipo, sobre a qualidade....
Nem tenha duvidas! se quiser manda um email pra mim q eu passo o email do sergio pra vc trocar uma ideia!

Abraços!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Heitor VL
Agora, não acredito que qualquer violão de luthier daqui seja melhor do que um espanhol de linha de montagem.


Vc apelou feio hein! Caramba!!!!

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
Vc apelou feio hein! Caramba!!!!

Ou não escrevi isto muito bem. Tira o Sergio Abreu da conversa. Compare o violão de um luthier carioca desconhecido com um espanhol de fábrica do mesmo preço (nos EUA). Nunca pude fazer isto lado a lado. Toquei os Aparícios na Luthier Music e eram MUITO bons. A ressalva é que a sala de demonstração da loja é feita para vender violões. Zero de ruído, paredes de madeira, tudo vibrava. Pode ser estes Tonantes que este forum gosta tanto também tenham seu dia de Fleta por lá.

Afinal, quanto custa um Sérgio Abreu e qual é a espera?
Minha conjectura é Abreu >> Tessarin > Jó.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior o endereço do Abreu peguei na refêrncia de HEITOR VL, o que eu gostava de saber é o tempo de fabricação.
Valeu!
Por outro lado mandei já um pedido de informações para Tessarin e já tenho os preços de João Batista.
O som que eu ando à procua não é bém o de João G. mas sim o de Baden Powell, o violão na década de 60 é o mesmo mas os dois instrumentistas não têm comparação!!Hehe.
Já agora alguém sabe para que violão Baden modou depois?
Eu vi ele fazendo publicidade para a HOPF.
Abraços.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Heitor VL
Cara um Sergio Abreu varia de 2500 dolares até a 3600 dolares se nao me engano! E o tempo de espera ta de no maximo 1 ano e 6 meses!!!

Abraços!

Johnny
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior

Cara... depende muito!
Um colega esperou 3 anos por um violão dele!

Johnny
Veterano
# nov/04
· votar


Imagine a ansiedade! Hehehehe...

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


=:0

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


Johnny
Imagine a ansiedade! Hehehehe...

A melhor história de compra de violão é a do Paulo Bellinati. Pagou o depósito por um Fleta. 16 anos depois ele recebeu um cartão postal escrito "Seu violão está pronto".

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Hahahaha......HA............HA...........HAAAAAAAA!!!!!!

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
Johnny
Heitor VL
Uao! Sérgio Abreu é sério mesmo. trabalha até ao domingo à noite, ele respondeu ao meu mail às 19:27!
Mandou um super mail muito detalhado, com fotos até. O seu violão é lindo, custa 2500 US$ o primeiro preço ("O instrumento básico tem tampa de pinho (spruce) de poucos anos de corte, porém de primeira qualidade, e fundo e laterais de jacarandá indiano") mas leva um ano para ser feito, talvez como prenda de natal 2006, Hehe. É por essa razão que eu estou pensando também na hipótese de um Violão já usado. Estou mais tentado pelo anuncio do Tessarin : 2000 US$ e logo disponível.
abraços.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Pergunta : como é que Jó Nunes faz violão topo de linha pela metade do prêço de Tessarin e Abreu?
Segundo a loja luthier e Cia : "O preço dos violões feitos por Jó variam de R$ 2,500 - construído com jacarandá da Bahia na lateral e fundo, pinho canadense ou sueco na frente e ébano africano na escala - a R$ 4,000 - esse, com jacarandá mais raro e com detalhes artísticos de filetes ."

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
Olhe este tópico sobre o Tessarin no fórum do Zanon:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=26122&grupo=74032&t opico=2521883&nrpag=8

Realmente existe uma defasagem muito grande nos preços dos violões dos luthiers brasileiros. Eu imaginava que um Abreu custasse o dobro destes preços que você e Balbino citaram. Bom investimento?

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
Cara! q é isso!? Um tessarin custando 2000 US hahahah! Nem morto cara eu nao pago isso num tessarin! Eu ja experimentei varios mas pagaria no maximo 2000 reais! Mais q isso acho loucura! A qualidade de Um Abreu é muiiiito Superior cara! NAo tem nem comparaçao! !!!

Abraços!

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
O preço dos violões feitos por Jó variam de R$ 2,500

Uma coisa você pode ter certeza. Os luthiers brasileiros são os piores comerciantes do mundo. O Sergio Abreu é a exceção, este nem tenta ser comerciante, é uma instituição de caridade.

Na loja do Jó me disseram US$2500, embora tivesse um cartaz na parede escrito US$1500!!! Acho que o preço tem que ser negociado.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
... e eu que pensava que começava a compreender alguma coisa. Vc não falou para mim de Tessarim no princípio do tópico? Então qual é o preço comercial desse Tessarin novo? É instrumento usado mas só tem dois anos ou seja ele está concerteza no momento em que realmente está "terminado" e o seu preço não deve estar muito longe do seu preço inicial.?
Tenha paciência e explique isso lá para mim.
Heitor VL
Os preços que dei aí do Jó N. são os preços que estão indicados no site Luthier e Cia, se são falços então pode dar bronca com cliente pois seria falta de honestidade. Talvez eles disseram isso para vc pq acharam que vc tinha cara de turista! Hehehe.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Bom, pessoal vou desvendar algo para vcs. Eu sei pq Abreu leva pelo menos 1 ano para fazer 1 violão : ontem escrevi para ele e ele respondeu em menos de 3 horas, hoje mandei para ele outro mail e ele respondeu em menos de 2!!
É eu acho que ele deve passar o tempo dele em frente do PC. HAHAHA!!!
Eu expliquei a minha busca para ele e a conclusão dele é simples : Vc não deve comprar o meu violão! (incrível) Ele explica que faz violões na tradição de Hermann Hauser I e que por isso eu devo continuar procurando Di Giorgio de 60. E até me deu informações para melhor conservar esse violão se o encontrar!! Um cara muito profissional esse Abreu!
Cada vez estou mais na mesma! Hehe!

Heitor VL
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
Vc não deve comprar o meu violão!

Confere com outras anedotas sobre ele que correm por ai. Às vezes, eu o vejo em recitais de violão aqui no Rio, escondido na última fila. Definitivamente avesso à auto-promoção.

O problema com o conselho dele é que alguns herdeiros do Baden tocam em violões parecidos com os Abreu. Zé Paulo Becker, por exemplo. Não sei de nenhum que use um Di Giorgio!

De qualquer modo, outros luthiers não fazem instrumentos em um único estilo como o Sérgio Abreu. Jó, JB e Tessarin podem ter modelos com a sonoridade mais próxima que você procura.

Sobre os preços do Jó. Aquilo no website é de uma entrevista de mais de 2 anos. O preços realmente subiram.

Balbino Junior
Seu som está MUITO bom com o Tessarin naquelas gravações que estão online. O faltava naquele violão?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preço de Di Giorgio de colecção?