Perguntinha para o pessoal da partitura

    Autor Mensagem
    Al Majíd
    Veterano
    # set/04


    Gentem!!!

    Uma vez aqui no fórum, a Bárbara Jolie me perguntou o que era o sinal ~ numa partitura. Confesso que nunca havia visto este sinal em nenhuma partitura, até que me deparei com ele na partitura "Noite de Lua" do Dilermando Reis. Que diabos seria este sinal? :D

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Estranho...
    (como seu eu fosse um dos sábios da partitura hehe)
    Isso deve ser uma espécie de vibração da nota...
    O_o

    Marcos Alberto Carvalho Luz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu acho que é para deixar o som soooooarrrrrr.

    EU ACHO ?!!!!!!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Al Majíd
    lembra em qual partitura q era? ou não cheguei a falar?

    Bom, eu não lembro se perguntei a algum professor sobre isso, e fico com o Tuarelli. Tb creio que seja "vibração". =]

    Mad_Jazz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Esse sinal é conhecido como Vibrato, preciso dizer mais alguma coisa ??

    ziotti
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Al Majíd
    kra, vai depender de onde ele se encontra na partitura... pode ser um Glissando ou um Arpejo tb

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Está todo mundo viajando!!!
    Porque ficar ensinando o que vcs não sabem????

    Esse sinal vc encontrou logo no segundo compasso da musica não foi? sobre um mi!

    Esse sinal é um ornamento chamado de grupeto!

    Grupeto é um ornamento que se compões de três ou quatro notas quie precedem ou seguem a nota real.

    o Grupeto pode ser:
    SUPERIOR: Começa um grau acima da nota real
    INFERIOR: Começa um grau abaixo da nota real
    -DE ATAQUE: é executado no início da nota real
    -MEDIAL: é executado no meio ou no final da nota real

    Embora a grafia do grupeto varie muito de compositor para compositor esse sinal indicado virado para cima (como o que vc pos) é chamado de grupeto inferior e virado pra baixo, grupeto superior

    NESSE CASO: esse grupeto é um grupeto inferior de ataque pois está justamente em cima de uma nota simples, será formado de 3 notas. Começa um grau abaixo da nota real (re), sobe para a nota real (mi), e sobre um grau acima da nota real (fá) e volta para nota real (mi) antes de passar para a nota que segue em sua partitura no caso (re#).

    Simplificando vc vai executálo como se fosse uma apogeatura, (como se fosse), resumindo, sua nota em grupeto é um mi em colcheia não é? vc executara assim re, mi, e fa em fusa como se fosse uma apogeatura, voltando para o mi que deverá soar como semicolcheia, detalhe, execute o re, mi e fa como tercina ou (quiáltera), como eu expliquei em outro tópico, a quiáltera é um grupo de três notas que ocupam o tempo correspondente a duas da mesma espécie, ou seja se vc divide 3 notas em tercina com a fusa como figura e termina tocando o mi novamente em semicolcheia vc somente ocupou o tempo da sua colcheia, prosseguindo assim para a próxima nota da partitura, no caso da musica noite de lua no 2º compasso, o re#!!!

    Espero que todos tenham compreendido!

    Mais alguma dúvida!!!

    heheheheheheheeh

    ggv
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Espero que todos tenham compreendido!

    Se não, nosso amigo João Sebastião explica. Ninguém sabia muito bem o que fazer com estes ~~~ chatos, até um pesquisador encontrar debaixo do orgão da capela de Leipzig um floppy com os arquivos midi criados por Bach. Está tudo aqui:
    http://www.ptloma.edu/music/MUH/baroque/ornaments/orn.htm

    ou aqui:
    http://members.aol.com/kjvisbest/jsb_ornm.htm#Table

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    GGV!!!!

    Muitíssimo interessante esses links!!!

    Legal! eu desconhecia que esses ornamentos haviam sido tabus até essa descoberta!!!

    Legal hein! valeu!!!

    ggv
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Legal! eu desconhecia que esses ornamentos haviam sido tabus até essa descoberta!!!

    Falou Balbino. Também já aproveitei umas e outras que você escreveu por aqui.

    Acho que o pessoal de música antiga continua discutindo o assunto. Existem outras fontes do peŕiodo barroco. Já deve ter dado muita tese.

    E o Dilermando Reis? Os trinados dele começavam de cima ou de baixo? Mesma corda ou cordas cruzadas?

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Caro GGV

    Suas perguntas foram para mim???

    Bem eu terei que ver pois não toco dilermano reis, particularmente não gosto muito, mas vou procurar ver isso pra vc!! depois eu posto aqui!

    Abraços!

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Porque ficar ensinando o que vcs não sabem????

    Ninguém tá ensinando aqui nao, ô. A gente tá só dando nossos palpites.
    Que tal criar um tópico chamado "Balbino responde!" daí ninguem precisa ficar "ensinando errado" já que o professor tá aí pra responder tudo.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Tuarelli

    Balbino Responde!!! hahahahahahaha
    Essa foi boa! nem levei em consideração!
    Mas já pensou se o terrorista ai que postou a mensagem estivesse estudando essa musica para um concurso de violão por exemplo, tipo o de guaratinguetá no festival dilermano reis! ai ele pegava essas opinioes de certa forma estranhas e bombava no concurso! essa é minha opinião ! mas de qualquer forma agradecemos as explicações de todos!!!

    valeu!!!!!

    Vou pensar sobre o tópico que vc sugeriu!!!

    hahahahahahahahahahahaahahahahahah

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior

    Valeu cara!!!É isso mesmo. Encontrei-o no segundo compasso da música. Obrigado pela explicação.

    Amplexos

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Barbara Jolie

    Olá Jolie, você não me chegou a falar qual a partitura.

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Mas já pensou se o terrorista ai que postou a mensagem estivesse estudando essa musica para um concurso de violão por exemplo

    Huahuahuahuahuahuahuahuahuahua....

    Barbara Jolie
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Al Majíd
    Queria lembrar e usar a informação correta agora, mas se eu a ver novamente, voltarei a este tópico.

    Valeu ae pessoal. =]

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Barbara Jolie

    :D

    Conde Saruê
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O certo se chama grupetto(e turn em inglês)e se executa assim:Já q ele tá acima da nota E (o grupetto do segundo compasso) ....vc toca F E D E...as três primeiras notas o mais rápido e fluente possível....Parece que o Dilermando toca essas notas numa mistura de dedilhado e ligados.....meio difícil de dizer como.Eu ainda não consegui o efeito lindo q ele consegue na gravação,mas tô tentando...,.boa sorte aí pro cs!!! Ps:se eu tiver errado;o senso comum(de quem tiver senso)tb tá!!!É só conferir na wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Ornament_%28music%29 ...Quanto ao grupetto do primeiro compasso(q é invertido)na gravação ele não soa como tal....é uma nota contínua mesmo....mas ai vai do artista que esta interpretando!!!

    Pardal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Conde Saruê

    por favor, leia o Tópico Oficial de iniciação aos membros novatos do FCC, na primeira página, ok?

    Rubini
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pessoal , preciso de uma ajuda de vçs, no metodo de flauta tem o sinal de +, o que significa ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perguntinha para o pessoal da partitura