captação para violão concerto

    Autor Mensagem
    filipecds
    Veterano
    # set/04


    Olá amigos,
    Sempre gosto de ouvir a opinião da rapaziada aqui do fórum, muito coerente e bem informada! Seguinte: mandei fazer um 6 cordas modelo concertista, de jacarandá com pinho branco e escala em ébano... coisa fina.. rs... me falta agora escolher a captação que vou colocar nele. Sei q preciso pensar bem, já q investi muito alto no violão, e não quero o som prejudicado por uma captação ineficiente... o q me indicam?.. Sei q não vai dar p colocar Fishman (tá por volta de 300 dólares aqui!)... um amigo está satisfeito com uma condor ativa... será q alguém conhece uma boa, com preço razoável?.. Agredeço a ajuda. Grande abraço!

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Esquece a captação!

    De qual luthier vc encomendou?

    É bem melhor microfonar o violão!

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    filipecds

    por favor não fure o jacarandaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    gabert
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Pelo amor de Deus, microfona!!!

    filipecds
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ôpa... já vi q valeu a consulta.. rs.. vcs realmente acham q vou acabar com a acústica do instrumento, é?.. será q a microfonação vai dar jeito.. e se não tiverem um equalizador legal onde eu for plugar o violão?.. conselhos?...

    filipecds
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Respondendo ao Jonhy, o nome do Luthier é Lucenyr... aqui no Rio, em Niterói...

    filipecds
    Veterano
    # set/04
    · votar


    outra pergunta... se eu resolver microfonar, q equipamento eu deveria utilizar?...

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    filipecds

    Como o Johnny disse, microfonar fica muito melhor mesmo, porque preserva o timbre característico do violão. Agora o equipamento eu não sei te informar.

    Amplexos

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    filipecds

    Realmente, vi o concerto de aranjuez com o solista Aniello Desderio (o cara é animal), ele utilizou uma pequena amplificação com um microfone preso ao instrumento, ficou bom o som.

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    so uma nota, não tenho certeza se é assim que escreve o nome do cara

    ggv
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Que tal o setup do John Williams?

    Microfone AKG 414 e duas caixas acústicas pequenas. Mas o mic custa o preço do violão.

    http://www.acousticguitar.com/issues/ag73/gear73.html#John%20Williams

    filipecds
    Veterano
    # set/04
    · votar


    muito caro pra mim.. mas ó.. com certeza desisti de furar o violão.. quero esse mic que prende com ventosa... alguém no foro está por dentro dos modelos?.. custox benefício.. não posso gastar muito mais agora... quero um razoável por enquanto... será q alguém tem sugestão?...

    filipecds
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ...

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    O Som não vai ficar legal!!
    o ideal é realmente um microfone a frente do violão!! mas enfim!!!...........

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    O som bom é o do microfone externo pois o timbre do instrumento é definido pela vibração dos materiais dele, portanto um captador captara mais a vibração da corda e não a vibração do instrumento como um todo... Por isso que som de violão (principalmente nylon) amplificado é uma merda.

    Marcos T
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Venho brigando a algum tempo para ter uma captação decente para violão sem produzir um som de caixa de ovo. Principalmente porque é mais difícil acertar a captação de rastilho para violão de sete cordas.
    Concluí o óbvio: para 100% de fidelidade, só bons microfones. Achei uma boa relação de custo x benefício com o Dylan 66. Só que com o microfone, é complicado para tocar com mais pessoas sem ter um engenheiro de som por perto.
    E eu não queria furar o violão (na época era o único que eu tinha, e tive dó porque foi caro) e colocar um Fishmann ou um Highlander (mais fiel em termos de violão acustico).
    O que deu mais certo foi um microfone de contato da AKG, o C-411. Não custou uma fortuna, e foi a coisa mais fiel que eu achei abaixo do nível dos microfones tradicionais. Sai som de violão de verdade.

    filipecds
    Veterano
    # set/04 · Editado por: filipecds
    · votar


    Marcos T
    É exatamente isso q eu precisava saber, meu caro... Como vc disse, a saída ideal seria um microfone externo como o Dylan, mas não é muito funcional. Queria saber de alguém que tivesse resolvido o problema, como vc fez. Vou correr atrás do C-411 - AKG... é isso q eu queria. Também estou com dó de furar meu filhote! rs... Grande abraço, valeu a força!Venho brigando a algum tempo para ter uma captação decente para violão sem produzir um som de caixa de ovo. Principalmente porque é mais difícil acertar a captação de rastilho para violão de sete cordas.
    Concluí o óbvio: para 100% de fidelidade, só bons microfones. Achei uma boa relação de custo x benefício com o Dylan 66. Só que com o microfone, é complicado para tocar com mais pessoas sem ter um engenheiro de som por perto.
    E eu não queria furar o violão (na época era o único que eu tinha, e tive dó porque foi caro) e colocar um Fishmann ou um Highlander (mais fiel em termos de violão acustico).
    O que deu mais certo foi um microfone de contato da AKG, o C-411. Não custou uma fortuna, e foi a coisa mais fiel que eu achei abaixo do nível dos microfones tradicionais. Sai som de violão de verdade.


    filipecds
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Marcos T
    Que susto, rapaz! rs.. Fui pesquisar o c-411... que medo! Fora do meu orçamento... uma pena, pq lendo a respeito, vi que este é O EQUIPAMENTO. vAI TER Q FICAR PRA DEPOIS... Por enquanto, vou tentar encontrar uma possibilidade dentro das minhas posses...

    Marcos T
    Veterano
    # set/04
    · votar


    filipecds
    Não é exatamente uma pechincha, eu sei.
    Mas ainda assim, na época que eu comprei custava quase o mesmo preço que um Fishmann Matrix II ou um Highlander IP II (ambos sem o microfone interno opcional).
    Quando descobri, precisei esperar um pouco também, mas sinceramente valeu a pena, em termos de praticidade e fidelidade de som. Chega realmente muito perto daquilo que seria um bom microfone colocado na boca.
    Claro, não um microfone de estúdio, capaz de captar todo o efeito percussivo do ataque, etc.
    Estamos falando de amplificar um violão clássico, de boa qualidade, e ter um som à altura, nada sintetizado como um Ovation.

    Marcos T
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Se quiser, por e-mail te passo as lojas em que cotei e onde fechei, para vc ter uma referência.

    filipecds
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Marcos T[b][/b]
    Seria legal a lista de lojas! Manda, por favor. Acho q realmente, nãao vai dar pra fechar agora, mas vale a pesquisa... Grande abraço! filipecardoso@ibest.com.br

    maggie
    Veterana
    # set/04
    · votar


    compra um microfone, um pedestal, um banquinho e deu!
    hehe

    maggie
    Veterana
    # set/04
    · votar


    Como microfonar um violão acústico
    Microfonar um violão não é uma tarefa fácil mas com alguns pequenos truques é possível captar este instrumento com bons resultados.

    Antes de indicar os microfones vamos ver um pouco da característica do instrumento.

    Há dois tipos de encordoamentos. Os de nylon e os de aço. A resposta sonora de cada um é completamente oposta uma da outra. Os encordoamentos de "aço" tem um som mais agudo onde as notas altas se sobressaem quase que naturalmente numa mixagem enquanto que as cordas de nylon tem um som agradável (aveludado) , mas para capta-las exige um pouco mais de paciência no posicionamento do mic. para que o som não fique opaco.

    - Antes de mais nada certifique se o encordoamento do violão é novo.
    As cordas velhas perdem o brilho ( agudos) dando a impressão de som abafado.

    - A colocação do microfone é tão importante quanto a sua qualidade.
    Por exemplo se você colocar o microfone apontado para a saida de ar (bojo) do violão não há quem tire as sobras de graves que vão ocorrer no seu sistema.

    - A maioria dos sons graves vem da parte de trás do violão. As freqüências mais brilhantes, com o som mais agudo pode ser captado ao redor dos 14º traste (normalmente onde o braço se une ao corpo). Direcionado assim você diminui as sobras de graves.

    - Se ainda assim houver problemas de sobras de grave a saida é tampar o "duto" com um papelão (vai ser difícil convencer o musico a fazer isso) Uma tampa de margarina redonda forrada com carpete cabe certinho.

    - Já existe uma borracha própria para esse fim mas seu preço é um tanto salgado.
    Os microfones que apresentam melhores resultados para captar violões são os tipo condensador. Eles mantêm as freqüências baixas ( graves ) sem perder o " brilho " (agudos ).
    Com a boa resposta de freqüências altas de um condensador você pode deixa-lo a uma distância de 15 a 20cm do violão.

    Se você tem a opção de escolha entre um condensador de diafragma pequeno e um grande. O pequeno é o mais indicado ( fininhos). A equalização é bem próxima do " flat" ( zerados)

    Use a chave de atenuação de graves (se tiver).(ex.sm81) Se não tiver você pode usar o filtro da mesa (60 ou 100 hz) ou ainda diminuir um pouco de grave no canal da mesa.

    Em apresentações ao vivo ainda pode se usar um microfone dinâmico ( SM58, SM57 mais comuns) para captação com resultados satisfatórios.

    Apenas deve-se diminuir mais os grave e medio-graves e se possível acrescentar agudos.

    Um bom microfone condensador de contato é o AKG c-411 ele apresenta um resultado bem fiel e tem pouca sobra de graves.

    Nas gravações em estúdios é recomendado o uso de dois mic.

    Um captando os trastes (braço) e o outro captando o bojo.

    Modelos recomendados pelas fábricas:

    AKG:
    C - 411 e C - 417

    Audix :
    Recomendam 2 SCX-one ( ao vivo e em estúdio)

    Shure :
    SM-81 , SM-94 , BG4.1 , SM-57 , Beta57a , SM-11

    Schoeps:
    CCM 4 VXS (ou MK 4 VXS )+adaptador p/violão

    fonte

    NEI SA
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Filipecds
    Comprei um AKG C411.L que custou R$319,00, porém ele precisa tb de um Adaptador phantom power AKG MPA III L, para reduzir a voltagem (9V), este adaptador está em falta no mercado, pq aqui no Brasil só existe uma única empresa que importa AKG e ninguem tem, só no final do próximo mes e ainda não pude testá-lo. Tb fiz uma pesquisa muito grande sobre microfonação de violão com cordas de nylon. Cheguei a comprar um microfone MXL 603s que precisa um preamp, que tb comprei (O MIC 100 da Behringer) dá uma excelente sonoridade, o problema é a microfonia. Eu te pergunto: com AKG C411.L não dá microfonia? Em que local do tampo vc cola o microfone? Por favor se puder responder, faça para o meu e-mail sarego@ig.com.br. OK?
    Muito obrigado pela atenção.

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    maggie
    tava aqui pesquisando, e cheguei neste topico. muito legal o texto!
    to precisando saber como microfona violão, essas dicas vão me servir.

    to upando não só pra agradecer, mas por que tambem tinha um pessoal perguntando isso esses dias...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a captação para violão concerto