transformar violão em baixolão

    Autor Mensagem
    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04


    sou baixista e consegui um violão com o braço quebrado, e quero recuperá-lo e transformá-lo em um baixolão. já tenho uma idéia de como fazer, e o pessoal do fórum sobre Baixo já me ajudou bastante, mas eu gostaria tbm de ter a opinião de vcs... qualquer informação é mais que bem vinda

    valew!

    (vou fazer eu mesmo o braço, na maneira clássica, com uma tábua de mógno, fretless, alma não ajustável em T, e cordal. não vou usar nenhuma captção e nem faço idéia da marca do instrumento)

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ........ :-( .........................

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Al Majíd
    · votar


    Balbino Junior

    Achei que você ía falar pra ele transformar o violão em lenha..hehehe

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça

    Acho que o ideal seria vc comprar o baixolão mesmo...
    Por mais que vc construa um novo braço e coloque um tensor nele para suportar os bordões do baixolão (E que bordões, hein!?) a caixa acústica não suportaria! Por mais que seja um violão para cordas de aço! A estrutura não foi feita para suportar tal tensão e desta maneira iria estourar o cavalete e até mesmo grande parte do tampo! Vc pode fazer um reforço, mas isso implicaria em maior quantidade de madeira e uma estrutura acusticamente ineficiente. Isto é, reforçando a caixa vc reverteria o problemadas tensões muito fortes, mas perderia muito com timbre e projeção sonora. Concluindo... acho que é uma jogada muita arriscada! Se vc for capaz de inventar um reforço para o tampo e trocar o tampo por um mais grosso sem aumentar muito o peso da caixa talvez de certo. Caso contrário... compre um baixolão.

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Johnny
    não vou precisar reforçar o tampo pois vou usar cordal, e a ponte, vou fazer outra tbm. comprar um baixolão está fora de questão, pois o principal motivo deste projeo é reutilizar este instrumento quebrado e ter um instrumento feito por mim mesmo. estou pensando em utilizar cordas de nylon (mesmo sabendo que não são fáceis de encontrar), o que já reduz muito a tensão. não pretendo fazer nenhum reforço em sua estrutura interna do corpo.

    mas apesar de tudo, valeu mesmo pelas dicas

    BRNz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça
    estou pensando em utilizar cordas de nylon (mesmo sabendo que não são fáceis de encontrar), o que já reduz muito a tensão. não pretendo fazer nenhum reforço em sua estrutura interna do corpo.
    tava pensando aqui com minhas cuca... nao q seja uma ideia inteligente... mais passo pela minha cabeça... serah q dah pra usar linha de pesca?!? heuehue... eh nylon oras...
    Mais é uma verdade cara... por mais q eu te recomende tocale o pau na pobre viola, acho q a projeção sonora vai se baixa... ateh pelo tamanho da caixa acustica de um violao comparado a um baixolaum... ou seja, acho q vai funciona, mas nao vai acompanha um violao numa rodinha...

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ed_Cabeça

    É como o BRNz disse... a definição de graves e a projeção sonora vai ser muito baixa! A caixa acústica é muito pequena!!! A idéia do cordal pode adiar o problema do empenamento do tampo, assim como ocorre com qualquer violão nylon que recebe encordamento de aço com um cordal. Porém, não vai ser a solução! Se vc trocar o cavalete obrigatoriamente vai mexer no tampo também, pois o leque já vai ser mexido!

    Agora... se vc quer fazer uma arte... sem se importanto muito com a sonoridade... tudo bem! E a questão de aproveitar o instrumento seria reformando ele para a função de violão nylon mesmo...

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Al Majíd
    Não vou negar que pensei nisso!... mas to manerando!!!

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # set/04
    · votar


    aí, valeu as dicas... ainda to estudando o caso... não comecei a reforma, mas não desisti ainda... heheheh.....

    valeu

    Paulo Rogerio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    _|_

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a transformar violão em baixolão