Pessoal, uma ajuda

    Autor Mensagem
    Tuarelli
    Veterano
    # set/04


    Eu tava lendo aqui sobre violão clássico, e li q o certo é q o o polegar fique do meio p/ parte d baixo do braço. Isso tá certo?
    E vcs poderiam me dizer, no violão erudito, como é o posicionamento das mãos e dos braços?

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Galera, nem precisa ser grandes coisas. Só uma pequena coisa q vc saiba. Se cada um ajudasse um pouquinho já ia ser ótimo pra mim!

    Spiker
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Tuarelli
    Violão erudito não é nada mais que o classico estudado.

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu tava lendo aqui sobre violão clássico, e li q o certo é q o o polegar fique do meio p/ parte d baixo do braço. Isso tá certo?
    E vcs poderiam me dizer, no violão erudito, como é o posicionamento das mãos e dos braços?


    sim, o polegar fica no meio do braço, pra que vc possa alcançar um maior número de casas sem mover o polegar. Qdo vc toca nas casas mais finas, tipo a mizinha, vc desce o polegar pra parte de baixo do braço.

    Sobre o posicionamento das mãos, eu não toco violão erudito, nunca estudei nem nada, mas *acho* que eh mais ou menos assim:

    O braço direito deve ficar quase paralelo as cordas( uns 160 graus talvez), o polegar deve ficar mais ou menos sobre a sexta corda mas sem se apoiar em nada. O polegar vai atacar os bordoes, ou seja, os baixos dos acordes. Os outros dedos tocarão as demais notas.

    Sobre a mão esquerda, eh importante vc tomar cuidado para não distanciar muito os dedos da escala, para economizar movimentos e tocar com mais agilidade. isso eh meio dificil principalmente com o dedo minimo, mas eh questao de treino e ajuda mto.

    bom, espero q ajude, flw

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Reinken_o Organista

    Mais ou menos, o posicionamento do braco e angulação variam um pouco de pessoa para pessoa e de que sonoridade voce quer extrair do instrumento, não existe uma receita de bolo, cada um tem um braco e uma mão diferentes.

    O polegar não ataca apenas os bordões, ele pode e DEVE ser utilizado em varias situações para atacar as cordas mais agudas, a utilização do polegar é feita geralmente para caracterizar uma voz de baixo que pode numa boa percorrer ate a segunda corda. Acordes tambem utilizam o polegar para golpear todas as cordas.

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    evitaerc

    po, nem sabia disso :-p

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Reinken_o Organista
    evitaerc
    Valeu, galera. Já foi d grande ajuda.

    Quem tiver mais alguma informação, por favor me ajude.

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Reinken_o Organista

    Mas esta dica que deste é algo fundamental: economia de movimentos, sempre tocar movimentando o minimo possivel seus dedos e utilizando o minimo de força necessária!!

    Tocas o que?? Orgão ou piano^??

    maggie
    Veterana
    # set/04
    · votar


    O polegar fica atrás do braço pra agilizar posições mais difíceis, como pestanas, meia pestanas etc.

    Pra tu entenderes o posicionamento é só ver um grande violonista tocando: Toquinho, Tom Jobim, Vinícius, até o Dorival Caymmi.

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Tocas o que?? Orgão ou piano^??

    guitarra hehe..

    órgão eu gostaria de tocar mas eh meio dificil conseguir o isntrumento :-P

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    maggie
    Valeu pela ajuda. O difícil eh conseguir um vídeo desses violonistas.

    Mas a minha pergunta mesmo, era o posicionamento no violão erudito. Eu sei que é meio difícil d explicar assim, pela internet, mas quem puder, por favor...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pessoal, uma ajuda