Comecando a tirar solos

    Autor Mensagem
    Danielc
    Veterano
    # jul/04


    Gente toco violao a algum tempo só que agora é que eu estou comecando a estudar sobre solos, o que vc´s me dizem sobre eese solos numericos ou em tablaturas é um bom treino ou um vicio?! digo vicio no sentido da pessoa ficar bitolada a só ler o solo !!!!!!

    Bráulio Bosi
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Cara eu acho um vício... só q de vez em qdo eles ajudam... Por exemplo... vc tem lá sua banda e talz... e decidem pegar uma musica q vc num gosta muito... ou tem q tirar ela pra já... vale a pena usar a tablatura, porém sempre que puder tirar de ouvido faça, pois assim vc treina seu ouvido legal, o que futuramente será extremamente necessário pra qdo vc começar a improvisar seus solos, caso você faça aulas de violão, peça pro seu professor uns exercícios de ditado melódico, são muito bons! Dá pra crescer muito assim =)

    Decacas
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    é bem essa, tirar de solo ajuda e muito. Primeiro vc começa tirando o baixo da musica ou a base dela e depois vc ve em que escala é a musica e começa a solar em cima dessa escala...
    o bom das tablaturas, é que além de dar o solo ja feito pra vc serve pra vc ir treinando e pegar velocidade, mas nem se compara ao prazer te tirar um solo de ouvido, que na maior parte das vezes, vc não se eskece dele nunca, diferente de qndo vc aprende pela tab.

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    vc tira a base dela e depois vc ve em que escala é a musica e começa a solar em cima dessa escala...
    (2)


    sandra
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu toco violão há alguns anos tb e só agora que começei a me interesar pelos solos (na verdade só agora aprendi a lê-los)hehe, mas eu estou enfrentando algumas dificuldades...
    Outra coisa, naum querendo mudar de assunto (mas já mudando), eu tenho dificuldade com os ritmos das músicas, alguém sabe me dizer como eh que eu faço pra aprender mais tipos de ritmos?

    gabrielviolao
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Olá Sandra!! Uma boa dica é vc escutar diversos estilos, como o flamenco(rico em ritmos), rock, choro...e em cima deles criar seu prórpio ritmo...sua característica.Se vc é voltada pro lado rock tire um tempo para curtir algumas músicas do virtuoso JIMMY PAGE(ZEPPELIN). O cara só não manda bem na guita mas como também no violão folk.
    Recomendo alguns discos como Led Zeppelin 3 (muito material acústico e batidas de violão) e Led Zeppelin 1.

    sandra
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    gabrielviolao
    Valeu pela dica, vou te alugar mais um poukinho entaum, pelo jeito vc eh entendido do assunto e eu sou mesmo bem amadora, então assim, eu curto músicas tipo as da Alanis, U2, Evanescence, eu gosto duma música e resolvo tocá-la, certo? Mas eu fiko na dúvida do ritmo que eu tenho que usar, às vezes naum fika bom, sabe... naum existe algum manual de ritmos que diz: ritmo tal=dois pra cima, um pra baixo, um pra cima e tal...eh, pode rir, mas isso seria bem interessante pra mim...hehe
    Se vc souber de algo do gênero, please, me avisa, tah! Hugs

    gabrielviolao
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    sandra
    Há 10 anos quando comecei a tocar violão o meu principal professor foi aquelas revistinhas(que tem aquelas músicas fáceis de tocar com acordes simples)e o meu OUVIDO.
    Por isso o meu processo de aprendizagem no instrumento foi muito intuitivo.Percebi que ao passar do tempo fui naturalmente melhorando cada vez mais em relação a técnica, ritmo, percepção. O que te recomendo e vc escolher uma música de preferência fácil com três ou quatro acordes (Alanis costuma ter músicas fáceis), dominar bem a mudança dos acordes e aí depois se preocupar com o ritmo. Para ter um ritmo legal, parecido com a música ou não, é preciso que vc sinta a pulsação da música, o tempo forte...É por isso que te recomendo escutar muita música! Dormir escutando música! Comece a escutar a música com outros ouvidos! O inconsciente do nosso cérebro assimila muito mais que vc imagina!!
    Consegui achar um site que fala sobre ritmo:
    http://www.correiomusical.com.br/cursoonline3.htm

    Não fique preocupada com "dois pra cima" "dois pra baixo" faça seu próprio ritmo e lembre-se o melhor professor é nosso OUVIDO!

    sandra
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    gabrielviolao
    Valeu pela dica do site, eu já tinha visitado, eh realmente interessante..
    Quanto às revistinhas, ich, dessas eu também tenho umas trocentas...hehe
    Quanto a escolher músicas com dois ou três acordes, também naum é pra tanto, eu já estou um pouquinho mais pra frente, fiz um cursinho de violão há uns 8 anos atrás, depois também comecei a aprender sozinha, sabe porque eu perguntei dos "dois pra baixo, dois pra cima"? porque era assim que a minha professora me ensinava: Ritmo: Toada= um pra baixo, um pra cima, dois pra baixo", Ritmo: Variação de Valsa= blá, blá, blá. Entaum talvez esse negócio de encanar com os ritmos seja coisa da minha cabeça, e o negócio é inventar mesmo, certo? Eu achei que todos tinham que ter seus nomes e seus documentos. Mas se dá pra gente criar entaum tá... Se eu sair por aí fazendo moda tiririca e passar vergonha eu vou te matar!!!
    Tô brincando, valeu pela dica!

    gabrielviolao
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    sandra
    heheheh..ao seu dispor...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comecando a tirar solos