Blues definitivamente...

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    ulrike
    Veterano
    # jul/04


    Desculpa por ta fazendo outro topico sobre isso, mais é uma coisa que eu nao entendo..

    pra solar em blues usa as pentatonicas com blue note certo???
    mais tanto faz usar menor ou maior???

    por exemplo na progressao: C F G

    eu solo com a penta de C/Am(q são relativas relativa).. ou a penta de Cm????

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    eu axu q num tem mto disso...vc deve solar...i as notas q num fikarem boas...vc tira....i ae vai indu
    eu usaria a penta d C

    niredsystalaringologista
    Veterano
    # jul/04
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    po eu naum entendo nada de escalas. so sei que quando a musica ta em do eu uso a pentata de dó hehehe. como nunca estidei nada e sou desleixado so fui descobrir depois de um meds q as pentas maioras eram relativas as menores (por exemplo C e Am como foi citado) . por falar nisso ate hoje nem sei como e esse troço de escala de do e escala pentatonica de do. tipo as diferenças quando usar uma outra. sei la. eu tenhomuita pouco noção

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    niredsystalaringologista
    somos dois...eu num manjo nda...principalmente pq num mi ensinaram escala nenhuma

    niredsystalaringologista
    Veterano
    # jul/04
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    eu voler sobre escalas nas varias apostilas q arranjei para ver se saco alguma coisa. mas talvez tenha q saber algo ainda mais basicopara entende las sei la. vouv er aki o material q arranjei

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    eu sei bem poko...sei soh qdo usa...mais num sei akilo q vc falo...q as pentas maioras eram relativas as menores (por exemplo C e Am como foi citado)
    issu eu num manjo..

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    Você pode usar as duas pentas: Dó maior e Dó menor. O importante é ir percebendo a diferença entre as duas pra escolher qual vai ficar melhor. Mas as duas podem serem usadas tranqüilamente.

    niredsystalaringologista
    Veterano
    # jul/04
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    DeFoDoN
    naum sei se tou certo, mas as pentatonicas de la menor e do tem desehnos iguais. se ñ me engano é assim com toda escala. am = c, gm = A# tem essa proporção de um tom e meio sei explicar naum. e q nunca estudei eu fui deduzindo peguei varias musicas em tons maiores q comprovaram essa minhas observações sobre equivalencia.,, mas ainda vou estudar isso pa ver se e isso mesmo. peguei muita coisa de teoria no site do LeandroPanucci

    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/index2.htm

    ate hoje agradeço

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    niredsystalaringologista

    Que bom que tirou proveito... essa é aminha paga!

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    niredsystalaringologista
    eu sei q as escalas penta tem o msmo desenho...issu eu descovbri...hehehe

    niredsystalaringologista
    Veterano
    # jul/04
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    DeFoDoN
    pois eh. era disso q eu tava falando hehe

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    niredsystalaringologista
    hehehe...eu num tenhu mto saco pra le tdo...=(
    i mta coisa eu num intendo soh d le

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    DeFoDoN

    Sabe como descobri muitos lances de harmonia? Lendo e não entendendo he heh e é assim que funciona. Chega uma hora que a ficha cai e não tem jeito... aprende mesmo!

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    LeandroPanucci
    hehhee...tentarei...mais num garanto...mtas vezes num aguento le tdo

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    DeFoDoN

    Sabe aquela hora que vai ao banheiro passar um fax?! Então.. é o melhor lugar... aliás, eu não consigo passar um fax se não ler alguma coisa.... Passar um fax também é cultura!
    he hehe he

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    LeandroPanucci
    uhaahauauha
    eu passo um fax lendo gibi..huahuhua

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    DeFoDoN

    he he he é isso aí.. o importante é aproveitar o tempo.... força amiguinho, força!

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    LeandroPanucci
    huauhauahuua

    ulrike
    Veterano
    # jul/04
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    LeandroPanucci...

    certo, entao pode usar as duas.

    Mais no caso, se for usar penta de C, a relativa é Am, e se for usar a de penta de Cm, (que é a relativa de D# se nao me engano.), quer dizer que eu posso usar C D# Am e Cm, ja que a C/Am sao relativas e logo possuem as mesmas notas, e a de D#/Cm também. isso está certo?

    e para quem falou que nao tem mto conhecimento de escalas e tal, é fazer como o leandro disse, ler sobre isso e entender... começa pelas maiores e menores e depois vai indo... penta, modos, e etc..

    niredsystalaringologista
    Veterano
    # jul/04
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    boa pergunta

    ulrike
    Veterano
    # jul/04
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    niredsystalaringologista

    heehehehe... agora é só esperar uma pessoa de bom coraçao nos responder...!

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
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    boa pergunta
    (2)


    Digao
    Veterano
    # jul/04
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    ulrike

    Isso depende do som q vc quer... muddy waters usaria c maior... clapton usaria C menor...

    O negocio e ir tocando e perceber o som q vc gosta mais...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    ulrike

    Não pense em escalas relativas, pelo menos quando for usar a penta de Cm sobre um C7.

    Na verdade, a escala de blues são as duas misturadas: maior e menor.

    Escala de blues e seus intervalos:

    T, 9, #9, 3, 4, #4, 5, 13, 7

    É que na verdade, não é uma terça menor e sim uma nona aumentada. Como são as mesmas duas notas, então chamam de menor somente pra simplificar a coisa.

    Esta escala é utilizada sobre acordes dominantes (acorde maior com sétima menor - X7)

    Qual escala usar sobre o tradicional acorde E7(#9)???

    Este #9 dentro da escala de Mi é a nota Sol, que pode ser facilmente confundida com uma terça menor.

    ulrike
    Veterano
    # jul/04
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    LeandroPanucci
    agora vc me confundiu um pouco.. esses intervalos q vc falou é a pentatonica??

    e de acorde dominante euu nao entendo mto.. vou dar uma pesquisada..

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    ulrike

    Não é a pentatônica, e sim a escala de blues. É dela que se retira a idéia de penta blues ou penta menor sobre um acorde dominante.

    O que é um acorde dominante? É um acorde com as mesmas característcas do acorde maior, só que leva uma sétima menor no lugar da sétima menor.

    Por exemplo:

    G7M = acorde maior

    G7 = acorde dominante

    Extensões dos acordes dominantes, baseado na escala de blues:

    G7(9), G7(#9), G7(13), G7(b13), G7(4).

    Quando você faz uma progressão de blues com acordes dominantes, são estes acordes que você usa. Um exemplo comum de um blues de 12 comassos:

    Primeira Progressão:

    | G7 | C7 | G7 | % |

    Segunda progressão:

    | C7 | % | G7 | % |

    Terceira progressão - parte em que volta - chamada de turnaround:

    | D7 | C7 | G7 | D7 |


    Em resumo, você pode usar escala de blues para cada acorde.

    No caso de pentatônicas, você pode escolher as tensões da escala tradicional de blues:

    T, 9, 3, 5, 7

    ou

    T, #9, 4, 5, 7 (esta se confunde com a penta menor - T, b3, 4, 5, 7 - pois a b3 e #9 são as mesmas notas).

    Por isso que se vê muito a #9 de passagem para a 3ª maior, e não b3 para 3:
    .

    e---------------
    B---------------
    G-----5---3/4---
    D---5---5-------
    A---------------
    E-- G7 ---------

    .
    .
    ou uma frase com efeito conclusivo:
    .

    e------------------------------------------------------
    B---3--------------------------------------------------
    G-----6-5-3/4------------------------------------------
    D--------------5-3-------------5-----------------------
    A------------------5-4-3-1/2---2-----------------------
    E-- G7 ------------------------3-----------------------


    niredsystalaringologista
    Veterano
    # jul/04
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    ninguem tem nada mais a acrescentar :(

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
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    Então no blues se o tom estiver em C (Dó maior) também é possível usar a escala de Cm (dó menor) ?

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