nylon ou aço??? vejam todos

Autor Mensagem
    and_luiz
    Veterano
    # jul/04

e ai blz.
    fui levar meu violão para manutenção, e falei com o técnico sobre trocar o tensor do braço do meu violão pra colocar cordas de aço. Ele me disse que meu violão ta maravilhoso, ele me mostrou o resultado de colocar cordas de aço no violão, um cliente dele fez essa cagada que eu quase fiz também, o cara colocou um acordoamento completo de cordas de aço no violão dele, ele disse que durou 3 dias qndo ele foi ver a cabeça do violão trincou todinha e estourou a cabeça do violão, resultado sem concerto, a não ser que vc compre um outro braço que é um preço de um violão novo. Então se seu violão é de nylon use cordas de nylon se seu violão usa cordas de aço acho q vc vai odiar o som dele com cordas de nylon...

Ah mais uma coisa lancei um site sobre música dê uma passada lá, post algo no forum, essa semana vamos ter as primeiros tutoriais. O site é ( http://www.musicalpoint.com.br ) tem muita gente daqui que está lá postando.

vinm
    Veterano
    # jul/04
    · votar

and_luiz
    é isso mesmo... quando comecei ganhei um nylon, passou um tempo e resolvi que queria aço... como não tinha grana pra comprar um violão novo coloquei um encordoamento de aço e uma daquelas pontes que aparafusa lá atrás, saca? Resultado: a ponte evitou que meu cavalete soltasse, mas não que o braço empenasse... blé.

PuNk Bass
    Veterano
    # jul/04
    · votar

vinm
    Aff, viu, foi mexer no que não sabe deu nisso.... to brincando
    uhauahauah =P

Então se seu violão é de nylon use cordas de nylon se seu violão usa cordas de aço acho q vc vai odiar o som dele com cordas de nylon...
    Verdade, eu odeio cordas de nylon, só que pra tocar violão classico elas são exigidas :/

DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
    · votar

vinm
    hehehehehe

Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar

eu coloquei nylon no meu eagle e um pedal 504II acoustic e ficou massa, eu gosto.

Tittti
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Para colocar corda de aço, o braço precisa ser preparado para isto senão ele empena, se for de 0,10 até 0,11 piorou,
    o braço do violão precisa ter um parafuso dentro que pode ser visto pelo buraco da viola, caso contrário fique com o nylon e quando puder compre um de aço.

SoldierOfFear
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Eu sinceramente, não sei o que esse povo vê em cordas de aço. Só o que tem nesse fórum é história de gente que põe corda de aço em violão de nylon destrói bons instrumentos.

Pra mim esse tipo de instrumento só serve pra tocar música folk americana e fazer uma batidas de rock. Odeio o timbre estridente.

lula_molusco
    Veterano
    # jul/04
    · votar

SoldierOfFear
    eu por exemplo sou guitarrista e ando e cago pras cordas de nylon...escorrega o dedo no bend, cordas mto moles etc

SoldierOfFear
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Tb toco guitarra.. mas aí são outros 500, to falando de volão.

Expressão
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Estranho o pessoal ter essa dúvida. Um violão de nylon é construído para usar somente nylon. Um violão de aço também é construído para usar somente aço.
    Não se trata de apenas tensor (que tanto aço como nylon pode ou não ter, depende do fabricante e modelo de violão), ou resistência do braço. Espessura de tampo (que tem que ser mais fino em aço), tipo de composição de verniz (menos denso em aço), e outros detalhes, fazem a diferença.
    Portanto, mesmo que não estrague o violão, a troca do tipo de cordas é sempre não recomendada.

Johnny
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Expressão

Não é a espessura do tampo que difere não cara! Aliás... os do violão de nylon são bem mais finos em certos casos! O que muda realmente é a estrutura interna da caixa, particularmente atrás do tampo! No violão em aço o tampo recebe um reforço em "X" para distribuir uniformemente toda a tensão solicitada pelo encordamento de aço! Esse sistema é extremamente eficiente no aspecto estrutural, mas ele abaixa o rendimento do instrumento, ou seja, todo violão em aço poderia falar muito mais se fosse possível usar uma estrutura de violão clássico! Nos violões clássicos o tampo não tem mais de 2 mm de espessura e recebe um reforço bem fino em forma de leque que parte mais ou menos da altura do cavalte! Ainda têm o reforço de 2 barras transversais quase tengentes à boca do violão! Em termos de rendimento sonoro essa é melhor estrutura inventada a uns 3 séculos que dura até hoje...

Expressão
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Johnny

Valeu a aula. Citei o caso da espessura do tampo pois estava pensando em comprar um Martin de aço (D16G) com uma trinca no tampo e conversando com o Regis Bonilha ele citou que uma característica desse modelo de violão Martin era a espessura extremamente fina do tampo, dai fiz a extrapolação.

Realmente o "leque" é diferente.

Bráulio Bosi
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Fala sério... se quiser usar corda de aço compra um violão folk pow! Violões clássicos são feitos pra usar Nylon, até pq o timbre desses violões são muito melhores do que com corda de aço, corda de aço num clássico o som fica estridente, e você não consegue mecânica nenhuma no instrumento, perde agilidade, expressividade, sem falar que as cordas de aço subtonam muito mais fácil!

Johnny
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Bráulio Bosi

É veradade!

Cassio
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Isso aí. Nylon com Nylon e aço com aço.
    A exceção de colocar Aço em Nylon é no caso de um violão baratinho, tipo tonante e tal, para texte. Se empenar, não perdeu muito. Já Nylon em Violão aço pode não danificar, mas normalmente o som não ficará agradável.
    No meu caso, como gosto dois dois tipos de violão, acabei de com´prar um Eagle CH 888 Folk, + o Giogio, tenho dosi bons instrumentos pra diversos tipos de ritmos, cada um na sua.
    Tendo presente que é complicado tocar bossa Nova, MPB em Folk, o qual se adapta bem com palheta em Pop/Rock e tal, que tb aprecio.
    Em princípio pensava mais em Rock. Depois que conheci Bossa fiquei propenso ao Nylon. Depois vi que aço tb é bão, por isso a decisão acima...
    ( ) Cásssssssio

Librelon
    Veterano
    # jul/04
    · votar

Eu troquei as cordas do meu violão d aço para nylon, eu achei melhor pra tocar e eu conheço um cara com um violão d nylon e não percebi quase nenhuma diferença (eu digo quase nenhuma pq é óbviu q nenhum violão é igual ao outro).

psicolegio
    Veterano
    # ago/04
    · votar

eu tenho giannini de nylon, e jah faz um ano q soh uso cordas de aço e ele tah perfeito. esse negócio de empenar eh coisa de fresco , eh conversa pra boi dormir. e sem flar q o timbre das de aço eh mt melhor, porra nylon tem som abafado e feio

Johnny
    Veterano
    # ago/04
    · votar

psicolegio

Nylon tem no minimo 40% mais volume e a variabilidade de timbres é infinitamente maior! E empenar realmente não é um problema tao serio... geralmente o que ocorre é o tampo "rasgar" atras do cavalete, pois as estruturas de reforço do tampo de violões de nylon e aço são muito diferentes! A estrutura de um violão aço é muito mais robusta e pesada para suportar as tensões bem maiores que o aço solicita e até por isso há um grande comprometimento para com a sonoridade do instrumento! Provavelmente o som abafado e feio que vc obtem das cordas de nylon sejam devido a uma qualidade baixa do encordamento e do violão e também a técnica aplicada ao instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a nylon ou aço??? vejam todos