Harmonizar na musica com o violao?

    Autor Mensagem
    Danielc
    Veterano
    # jul/04


    Gente queria dicas de como harmoniazar musicas no vioalao pois até entao só faço acompanhamento?!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    estude teoria, irá te ajudar tb. ;)

    Danielc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    escalas no caso?!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Danielc
    nao, harmonia mesmo.

    Al Majíd
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Danielc

    Creio que, ao você harmonizar, o número de acordes da música, aumentará, e de vez em quando você poderá até fazer alguns solinhos, enquanto canta e acompanha. E o estudo sobre harmonia, como disse a Jolie, é muito importante, para que ela saia corretamente.

    Amplexos

    Danielc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Seria como tocar o acompanhamento e solar junto!! Como se fosse uma banda tocando!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Danielc
    Como se fosse uma banda tocando!
    aí já quer de mais né.
    com um violao só, nao consegue-se essa proeza...ehehe =]

    Al Majíd
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Al Majíd
    · votar


    Danielc

    Não....você não sola o tempo inteiro....você deixa bem destacado as passagens dos acordes, e eles acompanham o seu canto o tempo inteiro...Qualquer mudança no tom da voz, o acorde está alí junto, mudando e harmonizando também.

    No acompanhamento geral/normal, você tem o costume de cantar a música, e com sua voz ir passando de um tom a outro, geralmente tons relativos, mas o acorde continua lá paradão. Somente em uma mudança brusca, é que você muda o acorde também.

    Na harmonização a sua mão não pára, e DE VEZ EM QUANDO você pode fazer um solinho acompanhando o ritmo da música.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Pelo menos uma nota do acorde vai ser a nota da melodia. Pense nisso e estude harmonia.

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Danielc
    O jeito mais básico é esse:

    pegue as notas da melodia que vc quer harmonizar e vá acrescentando terças e quintas, dai vc formará acordes. Não faça isso em todas as notas, pq senão vc vai obter um acorde por nota. Faça por exemplo na primeira nota de cada compasso.

    Vc vai reparar que so som fica meio vazio depois que você toca o acrode e continua na melodia, então acrecente algumas , mas só algumas) notas do acorde nos outros tres tempos. Por exemplo, no primeiro vc toca o acorde completo, no segundo só a nota da melodia, no terceiro a nota da melodia mais o baixo, depois no quarto a melodia mais o baixo e a terça... Vai experimentando até achar q ficou legal.

    E quando for colocar os acordes, procure o acorde na posição que vc está tocando, tipo, se a primeira nota da melodia for G, na 8 casa da segunda corda, naum eh legal vc fazer o acorde de G na primeira posição. Pegue as notas da triade e monte na mesma posição da melodia.

    E depois, em vez de só usar acordes maiores, mude o tipo de acorde, tente maiores, menores, diminutos, com setima, inversoes, etc

    Esse tipo de harmonização eh mais para o caso de violão solo, pq quando tem alguem cantando vc naum fará a melodia principal, e sim os acordes, a base (generalizando, logico). Essa harmonização é mais pra vc tocar sozinho mesmo.

    gabert
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista, gostaria de parabenizá-lo, depois dessa explicação, tudo parece realmente muito fácil...

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    gabert
    cara, dito por vc me deixa muito contente! um dia ainda vou fazer esses arranjos que nem o de Oceano, q vc fez hehe

    ulrike
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    como que se estuda harmonia???

    indiquem algum materia, livro, site ae...

    gabert
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista, é só colocar em prática a sua explanação lá de cima. Não tem erro, monta esse "quebra-cabeça" que fica sempre um lance legal! Um abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista

    Parece até um jogo, movendo pedras, contando. Legal a técnica... e pode ser bem divertida também.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista
    Por exemplo, no primeiro vc toca o acorde completo, no segundo só a nota da melodia, no terceiro a nota da melodia mais o baixo, depois no quarto a melodia mais o baixo e a ter

    Isso q vc diz, "primeiro,Segundo" é os compassos ou os tempos?

    Que exemplo de compasso vc citou???

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Barbara Jolie
    São os tempos. No exemplo é 4/4, mas vc pode fazer em qq um

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista
    São os tempos. No exemplo é 4/4
    aham...foi o q pensei. ;)

    eh pq se colocar um acorde no primeiro tempo, ae sobra tres tempos e dependendo da melodia sao divididos em varias notas....ae como vc explica isso? Ou continua da mesma forma?

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Barbara Jolie

    Eu acho que nunca fiz em outros compassos, mas faria do mesmo jeito: Vc analisa a melodia e a base. A base vai te mostrar qual a formula do compasso e o ritmo. Ai vc poe a melodia em cima, juntando com notas do acorde. Se em algum tempo do compasso naum tiver nenhuma nota da melodia, vc acrecenta uma nota do acorde, pra manter o ritmo, sacou?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Barbara Jolie
    · votar


    Reinken_o Organista
    sei...mas nao eh bem essa minha dúvida....

    Exemplo:
    4/4

    unidade de tempo é a seminima, mas se tiver um tempo com 4 semicolcheia, aí no caso como formaria um acorde para essa melodia/linha de 4 notas???



    Acho q agora me expressei melhor.

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Reinken_o Organista
    · votar


    Barbara Jolie

    ah, foi mal hehe..

    bom, eh o mesmo esquema, vc pode ir acrescentando as notas do acorde a essas semicolheias. Só que como elas vão ser tocadas bem rápidas, dá um efeito melhor se vc tocar só elas, senaum vai soar embolado.

    Vou fazer um esquema bem porco disso:

    1 ' ' ' 2 ' ' ' 3 ' ' ' 4 ' ' '|
    º.º.º.º.º.......º.......º......
    º.......º...............º
    º
    º
    º


    desconsidere os pontos .,eles são só pra manter a formatação
    os numeros saum os tempos de um compasso 4/4, cada ' é uma semicolcheia. as bolinhasº são notas.

    Considere só as notas tocadas no 1, 2, 3 e 4.veja q eu dfiz q nem o "metodo" q eu tinha descrito, de primeiro o acorde, depois colocar a nota da melodia mais uma outra nota do acorde.

    Só q no primeiro tempo, tem 4 semicolcheias. Se eu usasse o mesmo esqeuma, de acrescentar notas, ia sair embolado, pq elas são tocadas rapidas. Então eu toco só as notas da melodia.

    Infelimzente naum me ocorre nenhuma musica onde eu possa mostrar isso, mas espero q eu tenha ajudado hehe

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    bosta, saiu tudo errado o esquema, mas copia e cola no bloco de notas q dá pra ver

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista
    bem rápidas, dá um efeito melhor se vc tocar só elas, senaum vai soar embolado.
    eh...foi isso q eu pensei....ficar fazendo acordes no meio de notas rapidas...num dah certo ehehehe

    pra formatar ali, usa o comando TAB na caixa de texto. ok?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    bom, colei no bloco de notas....


    1 ' ' ' 2 ' ' ' 3 ' ' ' 4 ' ' '|
    º.º.º.º.º.......º.......º......
    º.......º...............º
    º
    º
    º


    mais ou menos isso né????

    bom, saquei a idéia...

    valew ae!

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Barbara Jolie
    isso mesmo!

    vc tah falando colocar TAB entre []? ou usar o botaozinho?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista
    o botaozinho TAB

    ;)

    Hades_Nix
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ulrike

    cara um livro bom para se estudar Harmonia é o livro de almir chediack "Harmoniua e improvisaçao" é muito bom recomendo

    Freiheit
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista
    po, boa la a sua explicação eu tava mo duvida como fazer isso... ja deu uma clareada beleza.
    vlw :)

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Reinken_o Organista

    Boa explicação valeu :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonizar na musica com o violao?