Acordes sustidos e adicionados, alguém já ouviu fa

    Autor Mensagem
    Passolargo
    Veterano
    # abr/04


    Acordes sustidos e adicionados, alguém já ouviu falar deles ?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    Acordes sustenido é a coisa mais comum de se ver. Você está querendo dizer suspenso. Acorde suspenso é formado pela T, 7, 9, 4 (suspendendo a terça e quinta).

    Acorde com nota adicionada é aquela tríade com uma nota adicionada mesmo, sem substituição.

    Se você ver um acorde C9 é a formação tradicional, só que a nona substitui a terça. Já o Cadd9 é a formação tradicional mais a nona.

    Alex Pires
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Acordes Sus: Acordes sus são acordes triades só que tem a sua terça substituida por uma 2a ou 4a.

    Ex: Csus2 = C D G (T 2 5)
    Dsus4 = D G A (T 4 5)

    O legal dos acordes sus(E que pouca gente sabe...eu mesmo nunca li nada sobre isso) é que eles tem uma pluralidade legal.

    Um acorde sus2 é tambem um acorde sus4, só que com a tônica posicionada numa nota diferente.
    Ex: Csus2 = C D G (T 2 5)
    Gsus4 = G C D (T 4 5)

    Ambos os acordes tem as mesmas notas, só que com a tônica em lugares diferentes. Trocando em miudos: Um acorde sus2 é igual a um sus4 5a acima(Fsus2 = Csus4, Bbsus2 = Fsus4).


    Acordes adicionados: São acordes triades que tem uma 9a ou uma 11a acrescentados a sua formação. Diferentemente dos acordes suspensos onde você retira a terça para colocar outra nota, neste caso os adicionados permanecem com a terça. Algumas pessoas costumam chamar estes acordes de acordes tetrades(Eu não uso esta convenção. Considero os acordes tetrades apenas como sendo aqueles que tem, pelo menos T,3,5,7).

    Os acordes adicionados se dividem entre maiores com nona adicionada(Xadd9),menores com nona adicionada(Xmadd9),maiores com decima primeira adicionada(Xadd11) e menores com decima primeira adicionada(Xmadd11).

    A formação de cada um:
    Cadd9 = C E G D
    Cmadd9 = C Eb G D
    Cadd11 = C E G F
    Cmadd11 = C Eb G F

    Estes acordes são comuns em vários estilos de música...Alguns exemplos:
    Flying In A Blue Dream
    ||: D/C | Cadd9 :||

    Always With Me, Always With You
    ||: Bmadd11| % | E7M(6) | F#sus4 :||

    Tem outras músicas(Principalmente do The Police que tem Message in a Bottle e Every Breath You Take como exemplos que eu sei que tem estes tipos de acordes)

    Qualquer duvida...

    jessica_...
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Preciso de uma ajuda:

    Uma amiga minha aprendeu que, p. ex., o acorde de Dsus é tocado assim:
    -Primeiro o dó anterior ao ré (só a nota)
    -Depois o acorde de D mesmo.

    Só que pelo que eu li aqui só se fala de sus2, sus4, sus7, e aquele é só sus.

    Como é que fica!?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes sustidos e adicionados, alguém já ouviu fa