onde colocar as dissonantes?

Autor Mensagem
adson
Veterano
# abr/04


e ai galera eu gostaria de saber onde colocar as dissonantes se tem algum tipo de sequencia adequada ou alguma regra.se alguem poder me ajudar valeu!!!!

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Mesma dúvida!

Alguém aí sabe?

Alex Pires
Veterano
# abr/04
· votar


Bom eu toco guitarra mais acho que os conselhos valem pra ambos os instrumentos. Eu pelo menos quando crio músicas que tem esses acordes com dissonancias(Ou extenções) eu penso na melodia da música que eu vou tocar ou criar e penso tambem nos modos gregos dependendo do clima que eu quiser criar numa determinada parte da música.

Por exemplo: Se eu toco um A7M(Lá com setima maior) e a melodia da música passa ou repousa na nona do acorde(No caso a nota B) eu dou preferencia em fazer esse mesmo acorde com a 9a. No caso eu iria tocar um A7M(9).

Tem o outro caso quando por exemplo eu quero dar uma sonoridade lídia num determinado trecho da minha música. Então eu dou preferencia aos acordes que me dão este som. Por exemplo o F#/E, E7M(#11) ou outro acorde que tenha a #11 aumentada.

Eu uso deste jeito mais ai vai de cada um...Essa é apenas uma dica.

thifm
Veterano
# abr/04
· votar


Alex Pires
Desculpa a minha ignorancia, mas oq vc quer dizer com "passa ou repousa"?

Tks

Alex Pires
Veterano
# abr/04
· votar


thifm: Pegue uma música qualquer com vocais por exemplo. O vocal faz uma determinada melodia em cima da harmonia da música. A melodia tem momentos de passagem(Quando ele passa pelas notas) e momentos de repouso(Quando o cantor sustenta uma nota por um determinado tempo, geralmente até o inicio do próximo compasso). Isso é que é passar ou repousar.

thifm
Veterano
# abr/04
· votar


Alex Pires
Ah tah!! hehe.. valeu

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


adson

Você tá querendo saber como se forma um acorde dissonante?

thifm
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
Ele, eu não sei.. mas já que vc perguntou... eu estou!! hehehe

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


Acho que não é a formação teórica que ele ker saber, mas sim o momento que cabe C7/9, por.
Isso aí acho que é questão de OUVIDO E DE CONHECIMENTO SOBRE HARMMONIA.
Se o fera sabe Harmonia, fica + fácil ele saber que por aqui cabe um desses acordes skuisitos, C7/9b. Daí e tenta e vê se cabe, pelo OUVIDO. Se o fera não sabe de Harmonia, fica mais dificil chegar rápido ao acorde exigido (campo muito amplo)
Mas eu sou ruim tanto em Harmonia como de ouvido. Tô mais pra tocador de Revistinha...
Cassio

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Ainda não saquei essa idéia.

Como se forma um acorde dissonante? Como descubro numa música o dissonante? Se não é dissonante é o q?

Dissonante é um harmônico "estridente", q não cai bem no ouvido.

Quais são os intervalos dissonantes?

paulao_jazz
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

um acorde é formado por 3 ou mais notas. As triades (acordes de 3 notas) maiores e menores são os nossos conhecidos acordes CONSONANTES. Eles são formados pela 1a, 3a e 5a nota da escala maior (do, re, mi, fa, sol, la, si, do, no caso da primeira ser dó).
o acorde maior tem a terça maior (intervalo de 2 tons a partir da 1a - tonica), o menor tem a 3a a 1 tom e meio da tonica (1/2 tom abaixo da terça maior). a 1a e a 5a são permanentes.
as dissonancias que se põem nos acordes são notas extra-tríades. Uma 7a já é uma dissonancia. E por ai vai.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


paulao_jazz
as dissonancias que se põem nos acordes são notas extra-tríadesSim, isso nos acordes.Brigada!

Mas nos intervalos? Quais são os intervalos consonantes e dissonantes?

paulao_jazz
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

bom, depende. quando estudamos contraponto, as dissonancias são: intervalos de 2a (maior ou menor), 4a (justa ou aumentada), 5a diminuta, 7a (maior ou menor) e os compostos derivados destes (nona, decima primeira, etc.)

os consonantes são os outros (1a ou unissono, 3a maior ou menor, 5a justa, 6a maior ou menor, 8a e os compostos derivados destes).

deu pra sacar agora? :)

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


paulao_jazz
tah certo? nao tah faltando coisa?
E as diminutas dos outros intervalos q vc nao colocou?

Não encaixam em dissonâncias e consonância?

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Primeiro passo é saber que tonalidade você está trabalhando. Depois identificar cada grau do acorde. Por exemplo a tonalidade da música gira em torno de Dó, vamos ver os graus:

C7M - Iº grau - modo jônio - função tônica forte
Dm7 - IIº grau - modo dórico - função subdominante (suave)
Em7 - IIIº grau - modo frígio - função tônica suave
F7M - IVº grau - modo lídio - função subdominante (forte)
G7 - Vº grau - modo mixolídio - função dominante
Am7 - VIº grau - modo eólio - função tônica mediana
Bm79b5) - VIIº grau - modo lócrio - função dominante

Os acordes dominantes (V e VII) são na maioria das vezes os reponsáveis por diversas dissonâncias.

*****************************

O acorde maior, de função tônica, ou seja, o Iº grau, pode receber as seguintes tensões:

C7M(9), C6, C9, C6(9), C7M(6)

Acordes menores sempre tem a 6ª menor, com excessão do menor dórico (IIº grau) que tem uma 6ª maior.

O dórico pode ter as seguintes tensões:

Dm7, Dm7(9), Dm7(11), Dm6


O acorde do modo frígio (IIº grau) tem todas as tensões do modo menor natural (eólio), só a 9ª que é menor, pelo fato de Mi para Fá (T para 9) ter apenas meio-tom. Este acorde pode substituir um C7M numa boa.

Tensões:

Em7(11)


O modo lídio (IVº grau), de função subdominante forte tem as mesmas tensões de um acorde maior jônio, só que com uma 4# aumentada, que gera um clima bem plano e até um trítono.

Suas tensões:

F7M, F7M(6), F7M(9), F7M(#11), F6, F9, F7M(9/#11)


O modo mixolídio (Vº grau) é o mais intrigante e gostoso de estudas de todos os demais graus. Este acorde, quando vindo de outras tonalidades, gera passagens fantásticas e inversões cabulosas.

Suas principais tensões:

G7(9), G7(13), G7(9/13), Gsus4.

Outras tensões deste grau eu posto depois...

Modo eólio é o modo padrão pra escalas menores. Esta escala é a referencia para todas as outras menores. Note que quando falei dos modos menores: dórico e frígio, usei o modo eólio como referência)

Suas tensões:

Am7(9), Am7(11), Am7(9/11)


Por último o modo lócrio (VIIº grau). Este também de função dominante, pode facilmente substituir o Vº grau. Também é muito intrigante. Apesar de ter uma 5ªdiminuta, este acorde é considerado meio-diminuto por conter uma sétima menor (nos diminutos a sétima é diminuta = sexta maior).

Sua tensões:

Bm7(b5)


Agora harmonizando esta progressão:

Dm, G, C, F, Bº, E, Am

usamos os seguintes graus em seqüência:

IIm, V, I, IV, VIIº, III, VIm


Sugestão:

||:Dm7 | G7(9) | C7M | F7M | Bm7(b5) | E7 | Am G/B | C C#dim :||


(PS: copie para o bloco de notas)

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
Só explica no modo maior, se não nao vou entender nada, pq ainda nao aprendi os outros.... =/

Mas valeu pelo q colocou, vou imprimir e estudar com mais calma....=]

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


thifm

O pessoal aí, colocou a resposta. Era isso que você queria saber também? :D

thifm
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
Matou!! tks...

thiago_rs
Veterano
# abr/04
· votar


Cara, vai se ferrar hein!
Nâo, tô brincando! Achei show de bola a sua instrução...
Vou estudar porque é um monte de coisas!
Valeu mano!!!

paulao_jazz
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

coloquei os intervalos que representam os 12 semitons, numa escala completa (unis. - 2a menor - 2a maior - 3a menor - 3a maior - 4a justa - 4a aum ou 5a dim - 5a justa - 6a menor - 6a maior - 7a menor - 7a maior - 8a). Não coloquei 3a diminuta, por exemplo, pq é enarmonicamente igual a uma segunda maior (mesmo som). Então, se soa igual, é dissonacia ou consonancia igual tb.

LeandroPanucci

vc é o cara!!!! já salvei aqui no meu bloco de notas!!! abraço e valeu!!!

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


paulao_jazz
Pois é, essas diminutas é só pra complicar na escrita, no som geralmente são iguais.

LeandroPanucci
De onde q tu escreveu tudo isso? Tu sabe mesmo ou achou em algum site?
Sempre é vc que vem com todas as regras, nos tópicos onde tenho dúvidas. És professor, algo do tipo? ehehehe

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

Não sou professor, também sou um aprendiz. Mas percebo muitas vezes os acordes escritos de maneira errada e isso dificulta e muito pra quem vai tocar.

Só pra ser ter uma idéia, um cara vai tocar no tom de Fá maior. Sabemos que a escala maior de Fá é: F, G, A, Bb, C, D, E

Então o cara cifra uma música em Fá maior e coloca um A# no meio da progressão. Não seria o Bb? Claro!

Conhecer os nomes correto dos acordes fica mais fácil a interpretação, a execução e principalmente: ensina a todos os músicos a falarem a mesma língua.

Faça uma experiência: junte o máximo de acordes que conhecer e tente separá-los por categoria: maior, menor, dominante, subdominante, diminuto. Para cada acorde existe uma categoria, saber elas é entrar com os dois pés no mundo maravilhoso da harmonia.

thifm
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie
Não é puxar saco, não... mas LeandroPanucci, aquele seu site tem sido meu professor nos últimos meses... como to meio sem tempo (entendam como quiser!), tenho lido e aprendido muita coisa sobre teoria musical...

Parabéns, mais uma vez.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


thifm

é muito bom estuda harmonia heim... dá asas!

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
é muito bom estuda harmonia heim... dá asas!
É muito bom estudar a música em si....ehehehe além de dar asas, vc voa. ;]

Qual é mesmo teu site?

Eali no caso do teu exemplo, o A# não seria relativo de Bb? Pq se fosse o relativo poderíamos aceitar.
Mas sempre me confundo com esses relativos.

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


A# e Bb é sinônimo. Nada de relativo. Relativo de A# é Gm.LeandroPanucci
Qual a razão pra se falar em dórico, mixolio, óleo, frígido, lídio???
Outra> Tem que saber decor o time de cada Tom? O time de Dó até já sabia o basicão.
Qt às funções, na prática que diferença faz saber se é dominante, sub, tônica mediana, etc?. Parece complicado isso.
Cassio

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

Não são relativos, são a mesma nota com nomes diferentes. É conveniente que se chame de Bb (que está na escala do tom) do que A# (que não esta na escala).

http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Cassio

Onde entra os nomes Dórico, Frígio, Lídio, etc? São os nomes para cada grau do campo harmônico.

Saber as categorias dos acordes é de muita utilidade sim.

Quando você sabe que tal acorde é um dominante por exemplo, você não vai aplicar tensões de um acorde maior, e sim tensões de dominantes... e tem várias: b9, 9, #4, b5, b13, 13, 7, 4... Na prática você vai usar as tensões certas ao invés de ficar garimpando notas.

Se você sabe que o acorde é Lídio, você nunca vai usar uma quarta justa e sim uma quarta aumentada, que é característica deste acorde lídio.

Num acorde de função Tônica não se usa a tensão de 4, apenas de passagem. Se repousar nela, vai parecer um subdominante e não uma tônica (resolução).

Os acordes dominantes geram uma tensão ou uma preparação. Normalmente o dominante é o Vº grau do acorde que quer resolver.

Por exemplo, se você está em Dó e quer ir para um Lá menor. Entre estes dois acordes você pode inserir um E7 (que não faz parte do campo harmônico de Dó, mas é o Vº grau de Lá menor):

||: C | E7 | Am ||

Se for adicionar mais uma dissonância ao E7, sabendo a sua categoria, você pode simplesmente fazer o seguinte:

||: C | E7(b9) | Am ||

ou

||: C | E7(b13) | Am ||

Experimente!!!


TODOS

Dêem uma olhada neste tópico que criei:

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=41601

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Cassio

entendeu?

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
Mais ou menos. É meio complicado. Preciso ver por partes e depois te questionar novamente. E Tb ver o link aí
T+

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a onde colocar as dissonantes?