Digitação

    Autor Mensagem
    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04


    Johnny

    Ontem resolvi pegar a partitura do Noturno Opus 2 nº 9 para revisar (cara de pau, né...hehehe) a digitação da transcrição do Tárrega, pra ver se eu ainda a executava fielmente. Cara, o Tárrega colocou a digitação dela de forma, um pouco complicada. Por quê isso? Será que é pra ficar mais chique? Sinceramente...eu simplifiquei a digitação dele, sem trocar as notas de lugar. Em determinados compassos ele fez a distribuição das notas, pelas cordas, sem usar pestana. Meus dedos só faltaram dar um nó. Eu simplesmente fiz uma pestana e usei mais 1 dedo, pra fazer o que ele queria. Sem falar que vi na partitura, indicações de dedos (através dos seus números), quase impossíveis de se fazer. Também modifiquei isso, facilitando assim a digitação. No final, o Noturno saiu muito bom, mas como sou o tipo de pessoa que gosta de fazer do jeitinho que está lá, fiquei encucado. A gente sabe que na partitura, um pingo é letra, né...hehehe...Você acha que a indicação dos dedos para esta ou aquela nota, pode estar em erro? Pode ser erro de edição? Não entendo porque a digitação está daquela forma. Qual a sua opinião?

    Amplexos

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Gente,

    Fiz esta pergunta para o Johnny, mas todas as sugestões aqui, serão bem vindas.

    Amplexos.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Barbara Jolie
    · votar


    Al Majíd
    eu sugiro que :








    Até parece né! =P
    Perdidinha...eheheheh

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Barbara Jolie

    Boa sugestão...hehehehe

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Al Majíd

    Kra meu professor me falou um negócio, a melhor digitação muitas vezes não é a mais simples, vc deve moldar a digitação para fazer a musica soar mais natural, por exemplo vc quer um mi pela segunda corda pois o som é mais doce, ou vc quer um mi pela 1 msm pq corda solta soa mais, existem questões ainda muito mais complexas do que estas, ja aprontei uma musica com uma digitação e ele me corrigiu todo para uma digitação mais dificil so que fazia a musica soar melhor

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    evitaerc

    Concordo. Eu mesmo não mudei o que está lá. Se a partitura está mostrando um E na segunda corda ou na terceira, assim eu faço. Mas não com o mesmo dedo que está indicado. Porque às vezes eu estou com outro dedo mais perto da casa indicada e tal, e na hora de mudar para outro compasso fica mais fácil. Por isso estou dizendo que apenas a digitação do Noturno está meio esquisita.

    Amplexos

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Al Majíd

    Cara... com toda certeza existem edições que vêm com problemas de digitação! Mas pelo visto não é o caso!

    Eu não sei qual é a sua vwersão para o Noturno, mas ele realmente tem uma digitação meio complicada. Eu fiz como vc!

    Eu sugiro que vc experimente várias digitações e aplique aquela que facilite a sua interpretação! O objetivo de planejar uma digitação não é fazer um balé com os dedos, mas sim facilitá-la para que vc consiga dar atenção a questões muito importantes, como a ligadura das notas, separação de frases, dinâmica,...

    Muitos violonistas dedestam usar a corda solta! Eu acho isso um sacrilégio! A corda solta as vezes pode ser uma mão na roda para focar a atenção em vários outros aspectos mais importantes.

    É uma questão muito pessoal! Eu por exemplo sempre evito usar a terceira corda solta! Eu detesto o som dela! As vezes parece meio desafinado! E isso parece até ser meio geral! Eu tenho visto muitos violões que recuam a parte do rastilho onde é apoiada a terceira corda com o intuito de amenizar este problema!

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Johnny

    Te agradeço pela opinião. Senti um pouco de alívio...hehehe...também não gosto da corda G, tocada solta. Prefiro este G na 4ª corda, 5ª casa. Então não vou mudar a minha forma de executar o Noturno.

    Valeu Johnny...

    Amplexos.

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Johnny


    Essa parada da terceira corda é verdade msm!! Odeio ela tbm!!

    The Moonlight Sonata
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Johnny

    no meu violão parece que a 3ª corda é um pouco mais baixa que as outras... sempre substituo tb

    thephantom
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    só uma coisa 'fora' do assunto: tem como alguem enviar a partitura do Noturno para mim?
    wilian_galeazzi@yahoo.com.br

    fico muito agradecido!

    Al Majíd
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    thephantom

    Pô cara, eu não tenho scanner, infelizmente. Fico te devendo essa.

    Amplexos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Digitação