modulações

    Autor Mensagem
    renilson
    Veterano
    # mar/04


    Caros colegas, estou estudando modulações e gostaria que vcs abordassem algo que poderia me acrescentar. Quando devo modular e quais os graus mais comuns em relação a tônica em que ocorre uma modulação. Onde posso encontrar algo sobre o assunto.
    Agradecido.

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Modulação (ou Mutação) é a passagem de uma tonalidade para outra.

    A modulação pode ser classificada em 2 (duas) espécies: Vizinha e Afastada.

    Modulação Vizinha é quando a melodia ou um determinado trecho musical muda para uma outra tonalidade mais próxima.

    Modulação Afastada é quando uma determinada melodia muda para uma outra tonalidade bem distante causando quase que uma espécie de choque nos nossos ouvidos, ou seja, o que chamamos de Choque Harmônico.

    Esse tipo de modulação não agrada muito às pessoas ouvintes, justamentente por não obedecer as regras da harmonia escolástica, que são exatamente as regras de: Preparação, Percussão e Resolução.

    Um cordial abraço.

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Al Majíd

    Obrigado pela aula cara. Mas para completar de vez e encerrar minhas dúvidas, exemplifique a modulação vizinha e a afastada.
    Putz, clareou práca!
    Valeu!

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    outra coisa: se tiver um pouco de paciência me explique melhor esse negócio de tom vizinho.

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Al Majíd
    · votar


    Exemplo de modulação vizinha:

    C (dó maior) para F (fá maior). Se observarmos na clave, veremos que apenas uma nota irá alterar. O B(si) cairá um semitom, passando a Bb (si bemol).

    Exemplo de modulação afastada: