modulações

    Autor Mensagem
    renilson
    Veterano
    # mar/04


    Caros colegas, estou estudando modulações e gostaria que vcs abordassem algo que poderia me acrescentar. Quando devo modular e quais os graus mais comuns em relação a tônica em que ocorre uma modulação. Onde posso encontrar algo sobre o assunto.
    Agradecido.

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Modulação (ou Mutação) é a passagem de uma tonalidade para outra.

    A modulação pode ser classificada em 2 (duas) espécies: Vizinha e Afastada.

    Modulação Vizinha é quando a melodia ou um determinado trecho musical muda para uma outra tonalidade mais próxima.

    Modulação Afastada é quando uma determinada melodia muda para uma outra tonalidade bem distante causando quase que uma espécie de choque nos nossos ouvidos, ou seja, o que chamamos de Choque Harmônico.

    Esse tipo de modulação não agrada muito às pessoas ouvintes, justamentente por não obedecer as regras da harmonia escolástica, que são exatamente as regras de: Preparação, Percussão e Resolução.

    Um cordial abraço.

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Al Majíd

    Obrigado pela aula cara. Mas para completar de vez e encerrar minhas dúvidas, exemplifique a modulação vizinha e a afastada.
    Putz, clareou práca!
    Valeu!

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    outra coisa: se tiver um pouco de paciência me explique melhor esse negócio de tom vizinho.

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Al Majíd
    · votar


    Exemplo de modulação vizinha:

    C (dó maior) para F (fá maior). Se observarmos na clave, veremos que apenas uma nota irá alterar. O B(si) cairá um semitom, passando a Bb (si bemol).

    Exemplo de modulação afastada:

    G (sol maior) para A (lá maior). Agora teremos acrescentados à clave, mais dois acidentes (sustenidos), o C (dó) e o G (sol), afastando-nos assim do tom original da música. Existem modulações muito mais afastadas ainda.

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tom vizinho ou afastado tem a haver com a quantidade de acidentes fixos na sua respectiva escala. Da mesma forma temos os tons relativos, tipo C e Am. As escalas destes dois tons não possuem nenhum acidente. A modulação entre estes dois tons praticamente não existe, ou se existir, seria sensível demais pra se notar a diferença . (Johnny, me corrija se eu estiver errado, pois estudei modulação há muito tempo e quase não me lembro mais).

    Um cordial abraço.

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Al Majíd

    Está certinho cara!

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Vc é genial! saquei! Agora preciso aprender aplicar numa composição, saber quando devo modular, se no verse, bridge ou chorus!
    Um abraço cara!

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Opss.....hehehehe...genialidade é atributo do qual estou longe...:D

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Al Majíd
    Olha só o q eu estava perdendo por aqui. Vc dando aulas e q por sinal bem explicadas...ehehehe.....com certeza vou passar mais por aqui. =]

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Barbara Jolie

    Será sempre bem vinda.:D

    Cassio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Putz!! Em princípio pensava que modulação vizinha era sinônimo de tom vizinho, por isso achava o contrário do que o Sr. Maji disse, ou seja, G para A é que era vizinha, pois é 1 tom acima, enquanto que F para C seria distante- 2 1/2 T.
    Mas tô vendo aqui nasakal que o skema é que o F só o Bb de diferente da escala C, euquanto que G para A altera 3 notas.
    Na prática auditiva isso significa que a sonoridade se aproximan, na medidan em que os acordes de cada tom decorrem das notas da skala, a qual, no caso de C e F, são intimas, quase igual as relativas.
    Okei??
    Alguem tem ex de musicas conhecidas com esse skema??
    T+ Cassio

    Cassio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Escrevi mal aí. Onde se lê nasakal, leia-se skala

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Al Majíd
    · votar


    É isso aí Cássio. Modulação vizinha são os tons que têm o mínimo de divergências em acidentes. A princípio a gente tende a se enganar mesmo.

    Um abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Cassio

    Pega a música "Lança perfume" da Rita Lee. Tem modulações nesta música e é simples.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a modulações