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renilson Veterano |
# mar/04
Caros colegas, estou estudando modulações e gostaria que vcs abordassem algo que poderia me acrescentar. Quando devo modular e quais os graus mais comuns em relação a tônica em que ocorre uma modulação. Onde posso encontrar algo sobre o assunto.
Agradecido.
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Modulação (ou Mutação) é a passagem de uma tonalidade para outra.
A modulação pode ser classificada em 2 (duas) espécies: Vizinha e Afastada.
Modulação Vizinha é quando a melodia ou um determinado trecho musical muda para uma outra tonalidade mais próxima.
Modulação Afastada é quando uma determinada melodia muda para uma outra tonalidade bem distante causando quase que uma espécie de choque nos nossos ouvidos, ou seja, o que chamamos de Choque Harmônico.
Esse tipo de modulação não agrada muito às pessoas ouvintes, justamentente por não obedecer as regras da harmonia escolástica, que são exatamente as regras de: Preparação, Percussão e Resolução.
Um cordial abraço.
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renilson Veterano |
# mar/04
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Al Majíd
Obrigado pela aula cara. Mas para completar de vez e encerrar minhas dúvidas, exemplifique a modulação vizinha e a afastada.
Putz, clareou práca!
Valeu!
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renilson Veterano |
# mar/04
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outra coisa: se tiver um pouco de paciência me explique melhor esse negócio de tom vizinho.
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Al Majíd Veterano |
# mar/04 · Editado por: Al Majíd
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Exemplo de modulação vizinha:
C (dó maior) para F (fá maior). Se observarmos na clave, veremos que apenas uma nota irá alterar. O B(si) cairá um semitom, passando a Bb (si bemol).
Exemplo de modulação afastada:
G (sol maior) para A (lá maior). Agora teremos acrescentados à clave, mais dois acidentes (sustenidos), o C (dó) e o G (sol), afastando-nos assim do tom original da música. Existem modulações muito mais afastadas ainda.
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Tom vizinho ou afastado tem a haver com a quantidade de acidentes fixos na sua respectiva escala. Da mesma forma temos os tons relativos, tipo C e Am. As escalas destes dois tons não possuem nenhum acidente. A modulação entre estes dois tons praticamente não existe, ou se existir, seria sensível demais pra se notar a diferença . (Johnny, me corrija se eu estiver errado, pois estudei modulação há muito tempo e quase não me lembro mais).
Um cordial abraço.
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Johnny Veterano |
# mar/04
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Al Majíd
Está certinho cara!
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renilson Veterano |
# mar/04
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Vc é genial! saquei! Agora preciso aprender aplicar numa composição, saber quando devo modular, se no verse, bridge ou chorus!
Um abraço cara!
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Opss.....hehehehe...genialidade é atributo do qual estou longe...:D
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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Al Majíd
Olha só o q eu estava perdendo por aqui. Vc dando aulas e q por sinal bem explicadas...ehehehe.....com certeza vou passar mais por aqui. =]
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
Será sempre bem vinda.:D
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Cassio Veterano |
# mar/04
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Putz!! Em princípio pensava que modulação vizinha era sinônimo de tom vizinho, por isso achava o contrário do que o Sr. Maji disse, ou seja, G para A é que era vizinha, pois é 1 tom acima, enquanto que F para C seria distante- 2 1/2 T.
Mas tô vendo aqui nasakal que o skema é que o F só o Bb de diferente da escala C, euquanto que G para A altera 3 notas.
Na prática auditiva isso significa que a sonoridade se aproximan, na medidan em que os acordes de cada tom decorrem das notas da skala, a qual, no caso de C e F, são intimas, quase igual as relativas.
Okei??
Alguem tem ex de musicas conhecidas com esse skema??
T+ Cassio
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Cassio Veterano |
# mar/04
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Escrevi mal aí. Onde se lê nasakal, leia-se skala
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Al Majíd Veterano |
# mar/04 · Editado por: Al Majíd
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É isso aí Cássio. Modulação vizinha são os tons que têm o mínimo de divergências em acidentes. A princípio a gente tende a se enganar mesmo.
Um abraço.
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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Cassio
Pega a música "Lança perfume" da Rita Lee. Tem modulações nesta música e é simples.
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