Como treinar o ouvido?

Autor Mensagem
Dark Ride
Veterano
# fev/03


Aê galera eu comecei a treinar violão, e gostaria de sbaer um bom exercício para treinar o ouvido, valeu...

Sversut
Veterano
# fev/03
· votar


Ouvir a música

Digao
Veterano
# fev/03
· votar


Cabelos brancos....

Bramires
Veterano
# fev/03
· votar


Ouvir música 36 horas por dia e tentar tocar as músicas sem cifras ou tablaturas. Outra coisa é afinar o instrumento sem afinador..

Digao
Veterano
# fev/03
· votar


Estude e tente memorizar o som dos intervalos... A partir dai q vc desenvolve o ouvido relativo...

spy2k
Veterano
# fev/03
· votar


é o negócio é tu fazer que nem os antigos... que na época naum tinha tablatura... por isso q os caras eram foda de ouvido.... hendrix...naum usava tablatura..uma galera naum usava... até o cobain... ia no ouvidão.. me falaram que ele tocou back in black do ac/dc em uma semana de aula....naum conheço essa música...ela é difícil ??

Sversut
Veterano
# fev/03
· votar


Hoje é mais fácil, pois tem tudo aí cifrado, solo em Tab, GP 3, afinador eletrônico, etc e tal
Tocador de Revistinha
Sou um deles...
Falowwwwwwwwwwwwwww

Aqualung
Veterano
# fev/03
· votar


Já nascer sabendo!!!!

HUAHUAHUAHAUHAHUAHAHUAHHAHUAHUA!!!!

Aqualung
Veterano
# fev/03
· votar


brincadeira, véi!!!!!!

HUAHUAHUAHAUHAHUAHAHUAHHAHUAHUA!!!!

Vinicius_br
Veterano
# fev/03
· votar


Escute música, assita televisão ou qualquer outra coisa que você precisa ouvir com o volume baixo.

Walker
Veterano
# fev/03
· votar


Quando eu não sabia nada de violão, nenhuma nota, ou acorde e peagava o violão e ficava arranhando eu tirei um E da música Walking After You do Foo fighters..sem querer, na cagada...daí em diante que comecei a gostar e tentar aprender melhor violão.
Uma coisa que eu tirei de ouvido também é a intro da música Pennyroyal tea do acustico do Nirvana..aquela parte que ele faz antes de tocar...

louviah
Veterano
# fev/03
· votar


Dark Ride

Vou tentar passar um metódo de estudo para treinar o ouvido.

É meio chato e complicado, além de demorado. Minha intenção não é assusta-lo mas deixa-lo consciente. Porque isso é coisa que se desenvolve com o tempo.

Chega de ladainha e vamos ao que interessa.

1º escolha um lugar onde tenha o minimo de ruído quanto mais silencioso melhor, e um local onde a acustica seja boa("se houver esse local"). "Eu acho a acústica do banheiro ótimo, sem contar que é o lugar na minha opinião".

2º Tente afinar seu instrumento, tenha ele afinadissimo.

3º Concentração, disposição e postura.

Agora eu diria que vc passe a separar 30 minutos (no minimo) ao dia, para praticar esses exercicios.
Toque todas as notas, devagar e preste bem atenção ao som.
Ápos um mês creio que você esteja bom, sabendo diferenciar bem os sons.

Agora é hora de praticar escalas, toque escalas todas possiveis e perceba os sons de cada escalas. Toque modos, toque boxes. Toque solos que você conhece, claro tudo devagar e tentando prestar atenção.

Apos isso meu amigo acredito que em questao de 3 a 4 meses vc estara otimo.

Mas isso é apenas um metodo.

Que na verdade não levara a muito, se nao houver força de vontade.

Espero ter ajudado um pouco.

Abraços

Carlos

cardraw@hotmail.com

Guitar Boy
Veterano
# fev/03
· votar


vc usou esse métod??louviah

metalshow
Veterano
# fev/03
· votar


louviah

valeu cara foi a única resposta q me convenceu, eu mudei de nick, porq tinha esquecido a senha do outro login valeu mesmo....

o chacal
Veterano
# fev/03
· votar


hahahaha......po cara como treinar o ouvido é foda... num tem explicaçao pra isso... tem q ouvir...

Lombarde
Veterano
# fev/03
· votar


faz o q o louviah falou

Grow
# fev/03


spy2k back in black é +- fácil, mas tirar de ouvido é outra coisa né

louviah
Veterano
# fev/03
· votar


Guitar Boy

Se eu utilizei o metódo?

Diria que sim. Comigo deu certo.
Ainda o utilizo, para decorar escalas, e outras coisas mais.
Tenho o costume de tocar e prestar atenção no que faço, e adoro o silêncio.

Antes eu tinha dificuldades em questão de tirar músicas de ouvido. Eu pensava que nunca iria aprender isso.

Até que um professor que eu tive, me fez vê onde eu errava.

E era justamente na falta de atenção. Eu tocava mas não prestava muita atenção, por exemplo eu não costumava prestar atenção em cada nota, e sim tocava uma música do guns e achava o som igual e vivia tocando, sem a devida atenção.

E também em outro aspecto que eu errei.
Eu sempre queria dar um passo maior que a perna.

Acho que cada coisa tem seu tempo.

E todos conseguimos aquilo que queremos a partir do momento que começa a se dedicar.

O método que passei nada mais é do que uma dedicação a treinar o ouvido.

É apenas isso.

Creio que com isso funcione com todo mundo. E é uma maneira mais rápida de aprender.
Pelo menos no meu ponto de vista.

Vale a pena tentar. : )

Carlos

cardraw@hotmail.com

Se quiser tirar alguma dúvida está ai meu email.

Abração

gibsonsg
Veterano
# fev/03
· votar


cara, pra ti afina a viola, vc 1o aprende uns solinhos, dps vc toca o solo e vai acertando a afinação até ficar idêntico ae solo q vc tem gravado na cabeça (tem q toca bastante o solo com a viola afinadíssima)
assim vc afina facil facil e sem stress... aquele bagulho de aperta na 5a casa eh furada, eh mais dificil, afina fazendo solinhos vc conheçe q é muuuuuuuuuuuuito mais fácil

Dias
Veterano
# fev/03
· votar


Pô, afinar fazendo solinho é mais fácil que afinar da forma tradicional? Eu acho que não cara, ainda mais pra quem tá começando... Qual o teu probLema em apertar na 5ª casa? O som sai idêntico ao da própria corda ué, muito mais fácil... Lógico que você precisa de uma referência pra começar, mas solinho é embaçado...

metalshow
Veterano
# fev/03
· votar


Descobri uma coisa, olhem só e vejam se vcs me entendem: quando eu aperto a 6a corda na 5a casa vai fazer o mesmo som da 5a corda(dã isso todo mundo já sabe hehe), só q além disso a 5a corda vibra quando está afinada, deu pra entender?

Digao
Veterano
# fev/03 · Editado por: Digao
· votar


Metalshow: Eu tb afino assim (qd tem muito barulho) so q so funciona nas cordas mais grossas, nas finas a vibracao fica muito fraca...

Bramires
Veterano
# fev/03
· votar


Vou observar essa vib.... Mas é com a 5ª solta, ne?

metalshow
Veterano
# fev/03
· votar


é

Muneo
Veterano
# fev/03
· votar


Explicacao de nerd pro fenomeno: É pq quando vc afina, ambas as cordas, a 6a corda na 5a casa e 5a corda, estarao emitindo a mesma nota, ou seja, mesma frequencia...
Assim, quando vc toca a 6a corda na 5a casa, ela entra em renossancia com a 5a corda, fazendo a vibrar junto...
Mesmo assim (vibrando junto) nao quer dizer que esteja totalmente afinado, vejam isso... ...assim, o negocio e usar isso pra afinar mais ou menos e ter a percepcao para afinar o resto... ;)
Inté...

Animal
Veterano
# fev/03
· votar


Ter um ouvido afinado é foda.. pq tudo que o ouvido manda pra caxola, a mente sintetiza.. se o cara for burro, não vai ser bom nem fodendo.. agora se o cara tive um minimo de massa cinzenta.. até q esses exercicios passados aí em cima ajuda.

mais a melhor dica é a seguinte: ouça solos bons e preste atenção, todo som que vc escutar.. seja na rua ou em qualquer outro lugar, tente diferenciar e saber oq vc esta escutando..
percepção é tudo pra um bom musico.. quem quiser emboca no meu icq pra falar sobre guitarra, musica, rock, steve vai, mulher.. UIN: 19450869

Fui..

guitarmaster
Veterano
# mai/03
· votar


Aulas de violão clássico,popular,brasileiro,flamenco,guitarra,canto,percepção e preparação para vestibular da música com Rodrigo Faria.Método próprio,material importado,gravação de playbacks,material grátis,biblioteca de partituras e songbooks e utilização de softwares.
Também dou aulas em domicílio.Desenvolvimento de técnica,limpeza,execução,leitura à primeira vista,harmonia funcional,improvisação,rítmica,composição,postura de palco e regulagem. Formado pelo IGT e ULM,Ex-Aluno de Rafael bittencourt(Angra),Ulisses Rocha,Mozart Mello,Michel Leme,Marcio Alves,Tutti baê,Maria Zei(Villa Lobos),Fernando De La rua (chitãozinho e xororó). Tel:(011)97531226 ou 39240506 site:www.rodrigo-faria.cjb.net

Diniz
Veterano
# mai/03
· votar


o cara eh fera! Ateh co Fernando De La rua ele teve aula!

guitarra envenenada
Veterano
# ago/09
· votar


o importante é que violão esteja bem afinado,dpois vc ouvirá a musica varias vzes e é soh procura a tonica e caça-la no campo harmônico as notas certas!!!!!



bom pra vc treinar o ouvido e bom vc disafinar o violão deixando apenas a E afinada e afine as outras,faça isso tdos os dias!!!!

willy_
Veterano
# ago/09
· votar


guitarra envenenada
Essa pergunta foi feita 6 anos atrás!
Ele já deve ter encontrado uma resposta!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como treinar o ouvido?