Aprender em cordas de aço ou nylon?

    Autor Mensagem
    EMERSON PAIVA
    Membro Novato
    # mar/22


    Olá!
    Sou o Emerson Paiva e deixo aqui algumas dica para quem vai começar. Comece no violão cordas de Nylon elas ajudam por serem mais macias. Cordas de aço acabam dificultando o iniciante do violão por serem mais duras e resulta em dedos doloridos com maior facilidade. Além de existir modelos de violão de cordas de aço que o braço é bem fino e as cordas acabam ficando mais próximas uma nas outras, isso faz com quem está aprendendo encoste os dedos em cordas que não deveria encostar.

    Mas é claro, se você já tem um violão cordas de aço não há necessidade alguma de comprar um violão de Nylon, você não vai deixar de aprender, observe a distância das cordas e se estiverem muito distantes do braço leve para um luthier regular e isso serve para cordas de nylon também.

    Bons estudos!

    ejames
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Com todo respeito, sei que a intenção é divulgar seu trabalho, mas...

    Cordas de aço acabam dificultando o iniciante do violão por serem mais duras e resulta em dedos doloridos com maior facilidade
    Vai doer de qualquer jeito até criar calos, independente de ser nylon ou aço. A solução para isso é prática, não tipo de encordoamento.

    Além de existir modelos de violão de cordas de aço que o braço é bem fino e as cordas acabam ficando mais próximas uma nas outras, isso faz com quem está aprendendo encoste os dedos em cordas que não deveria encostar.
    Porém justamente o fato do violão clássico ter braço mais gordo e cordas mais espaçadas também dificulta certos tipos de digitação, principalmente para quem é iniciante e ainda está desenvolvendo a abertura da mão esquerda. Facilita dum lado, dificulta do outro, não tem milagre.

    Se o cara quer tocar violão de aço, comece no violão de aço. Se quer nylon, comece no nylon. Se quer tocar guitarra, comece na guitarra. Tem certos "dogmas" envolvendo o violão de nylon no Brasil que são chatos pra cacete.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    ejames Eu sempre tive a opnião de começar pelo violão de nylon, não só por serem mais macios, mas principalmete o aspecto financeiro. investir em um violão de nylon é o mais barato, não requer tantas trocas de cordas e tudo mais. Comparando com quem começa na guitarra então da uma ótima diferença, contado que nunca tenha contato com a musica e pode não gostar e vai perder todo investimento. Fora a outra vantagem do violão é só pegar e tocar e ai acaba as vezes o cara que toca guitarra pra tocar em rodinhas tendo que ou não ir ou cogitar um violão depois só pra isso. Por isso sempre também falo pra começar no violão, de preferencia nylon

    ejames
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    anderson_gesteira
    O aspecto financeiro realmente é incomparável, mas é uma faca de dois gumes.

    O moleque quer tocar guitarra, o pai vai nessa mentalidade e dá um Tonante velho de 200 reais pro garoto. O moleque logo desanima pois quer tocar Metallica e não consegue tirar um som nem sequer reconhecível, acaba desistindo.

    No final, cada caso é um caso. Acho que o problema real é mais fundo, como as pessoas não valorizam o aprendizado de música. Quando os pais botam os filhos, por exemplo, num curso de inglês: as pessoas procuram sobre a qualidade do curso, procuram indicações, cobram que o moleque estude e faça os deveres de casa, pedem pra ver o boletim. Na música não, dá um violão vagabundo, bota no professor mais baratinho do bairro (se muito) e fica por isso mesmo.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    ejames olha eu mesmo fui assim e acabo insistindo por isso. Eu queria aprender guitarra por achar legal e tals, mas meu pai conversou comigo dizendo que seria melhor explicando os motivos que dou mesmo. Resultado: depois de uns bons anos que resolvi comprar uma guitarra mas não deu certo e mal a uso. C meu pai tivesse investido em todos os equipamentos naquela época teria perdido dinheiro a toa. C com a criança se tem uma boa conversa e um entendimento que se ele gostar de ser musico e mais pra frente ganha a guitarra, é melhor que dar a guitarra e os equipamento e perder todo o investimento.

    instrumentista
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    anderson_gesteira
    cara discordo totalmente, o primeiro passo pra pessoa se dedicar em um instrumento é QUERER aprender aquele instrumento, se o cara quer aprender guitarra o violão não vai ser a mesma coisa, principalmente um violão de nylon com menos acesso a casas mais agudas. O que foi mais importante pra mim (quando comecei a tocar qualquer instrumento) foi querer aprender aquele instrumento e aprender as coisas que eu gostava, tanto é que minha primeira guitarra foi uma Les Paul, já que eu queria tocar Led o tempo todo. O investimento importa MUITO, mas você não precisa de um amp foda logo de começo, na verdade nem precisa de amp, uma pedaleira de entrada já vai ser MUITO mais útil, e só troca corda quem toca, quem não toca a corda envelhece e continua lá no instrumento, e se você toca então você tá fazendo uso pro seu investimento. Já em relação ao violão de aço ou Nylon, eu comecei no nylon porque queria estudar música erudita de começo, fiquei 5 anos tocando violão de nylon e passei pro aço depois, mas sinceramente, não vejo nenhuma vantagem em começar no nylon que faça você escolher ele a menos que seja o que VOCÊ quer, isso porquê são dois universos completamente diferentes, com linguagens diferentes e repertório diferente, se 12 anos atrás eu quisesse tocar Tommy Emmanuel, como eu quis 7 anos atrás, eu provavelmente se quer teria algum violão de nylon, possivelmente eu teria vendido o meu e comprado um de aço se fosse o caso... hoje há violões de aço acessíveis no Brasil, principalmente de marcas nacionais e com bom custo x benefício, se for procurar no mercado de usados então, dá pra achar coisa boa pagando muito pouco. No fim, EU acho que cada um começa pelo que gosta cara, se não a chance de desistir é grande demais, você mesmo evoluindo nunca vai tirar o som de aço num violão de nylon e isso desanima quem quer aprender aquela linguagem específica.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    instrumentista Entendo o q diz. Mas ainda continuo vendo o mesmo, nem sempre a empolgação e pensar em se dedicar pode dar em algo. E na época que aprendi já era muito caro um instrumento, hoje em dia então. Então mesmo pensar em um violão já é muito caro pra não ser aproveitado, guitarra então sem condições

    instrumentista
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: instrumentista
    · votar


    anderson_gesteira
    mas por esse lado nenhum investimento vale o risco. Penso também pelo lado de pagar um violão de nylon e depois de 1 ano comprar uma guitarra e um amp, o valor pago no violão vai ser inútil, você comprou um instrumento que dificilmente venderá pelo mesmo preço e poderia usar aquele dinheiro em algo que você vai aproveitar. Por esse lado vale mais a pena juntar o dinheiro e comprar o que você quer (e não gastar duas vezes), do que comprar o que não quer e economizar no inicio pra gastar mais no fim das contas. Se comprar e não quiser/não gostar faça o que faria com o violão de nylon, venda, pelo menos ai o prejuízo é uma vez só.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Não vejo estas dificuldades todas para se aprender um instrumento, prá ser honesto acho que tem muita cagação de regra ultimamente.

    Quem quer aprender dá um jeito. Eu comecei tocando num violão de nylon barato que minha irmã comprou para aprender. Ela não foi aprender e o violão ficou encostado e eu fui aprendendo, sem pretensão, de ouvido.

    Fui criando gosto pela coisa, indo atrás de quem sabia tocar, comprando revistas, me informando (naquela época era muito mais complicado que hoje, não tinha internet nem quase nenhuma informação).

    Fazendo rolo, troca por um melhor, pega dica com um músico experiente, faz aulas com outro e vai evoluindo. Cheguei à minha primeira guitarra, já sabendo o que queria ser, e tendo o que podia ter naquele momento, uma Gianinni usada... e assim foi. O tempo passou, toquei profissionalmente quase 20 anos e cheguei a ter um quarto só de equipos, entre guitarras, amplis, violões, pedais e outros instrumentos tudo top de linha comprados com dinheiro que ganhei tocando.

    Mesmo que o guri já queira começar como "guitarrista", existem N opções. Estes dias, meu filho tava atrás de uma segunda guitarra, barata, por vários motivos. Achamos uma Gianninizinha usada (mas zerada) 300 reais. Regulei a guitarra prá ele (braço, altura de cordas, oitavas, altura captadores)... enfim, a guitarrinha tá perfeita, afina 100%, sonzinho bem decente.

    Têm que correr atrás, pegar gosto, se virar. A grande maioria só quer se divertir, nem sabe se vai virar músico. Guri fica cheio de regra e não sabe fazer nem um lá maior. Repito, quem quer tocar, toca!

    instrumentista
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Lelo Mig
    é exatamente isso cara, por quê começar tocando um instrumento que eu não quero, só por ele ser mais barato? Nessa lógica começa todo mundo tocando gaita, e ai se for gostando vai tocar outras coisas mais caras.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Só quero ver cara que quer aprender piano e chegar comprando um, ou mandando fazer um orgão de tubo em casa só pq quer isso e joga dinheiro fora. Não sei a bolha que vivem, mas só um violão hoje já tá quase 300 reais, boa parte do salário mínimo. C for ir pro mais caro assim não vai rolar, essa é a realidade da maioria

    makumbator
    Moderador
    # mar/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    anderson_gesteira
    Só quero ver cara que quer aprender piano e chegar comprando um

    Tem piano de armário relativamente barato. Tenho um amigo que literalmente pegou um no lixo (uma igreja jogou fora e ele levou pra casa e restaurou). Custou bem menos do que se fosse comprar um na mesma faixa de qualidade.

    Órgão de tubos ninguém tem em casa, mas pode-se praticar em igrejas que os tenham. Não se espera que o cidadão tenha um em casa. Mas violão? A diferença de preço de um de nylon de iniciante para um de aço também de iniciante nem é tão grande assim.

    Mas é claro que vai gastar alguma coisa. Se for balizar pelo salário mínimo, ninguém tocaria nada. O negócio seria só ficar cantando.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    anderson_gesteira
    makumbator

    Fora que prá iniciar no piano o cara pode comprar um teclado barato prá estudar e usar o piano da escola.

    Todos os pianistas/tecladistas que conheci eram basicamente dois tipos. Os que têm piano em casa (coisa muito comum até os anos 70) e o professor vai dar aula na residência e os que não têm piano e estudam em conservatórios e usam teclado em casa.

    instrumentista
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: instrumentista
    · votar


    anderson_gesteira
    a diferença entre um piano e um violão é bem grande cara... um violão de aço custa 500, um de nylon custa 300, ai você compra um de nylon economiza 200 reais e depois de um ano vai gastar mais 500 pra comprar o violão de aço (se não mais devido a inflação) e vender o seu usado por 2/3 do preço (se muito), no fim das contas você teve um preju de 100 reais tentando economizar 200. Aí suponhamos que o cara comprou o violão de nylon e desiste, vende por 200 e ok, perdeu 50 conto, agora vamos ao violão de aço (não vou fazer 2/3 do valor porque é quebrado e nem vale a pena) vamos supor que ele venda por 330 (menos que 2/3) no fim das contas a diferença de prejuízo do cara é de 70 reais, que sinceramente, é irrisório.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    instrumentista Isso até pode ser verdade, mas geralmente a galera que tá aprendendo c ñ tem um apoio se dá mal. Um colega meu desistiu do violão e foi pra guitarra e vendeu o violão dele por menos da metade do que pagou, sendo que estava zerado. Falei com ele que ele foi bem enganado. Mas na questão pro cara que toca guitarra, já vi muitos guitarristas que acabam tendo que pegar um violão depois pois querem nem que seja tocar com os amigos, pois não da pra levar guitarra em um churrasco ou na praia por exemplo, ai seria melhor já ter um de cara do que comprar um depois

    ejames
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: ejames
    · votar


    Só para voltar ao assunto:
    Minha discordância foi sobre a afirmação de que o violão de nylon seria mais adequado por ter tocabilidade mais fácil - não acho que é mais fácil. O resto é resto. A questão de valor do investimento inicial vai da condição de cada um, não tem como ficar impondo regra nisso.

    Como o próprio nome diz, estamos falando de instrumentos. Na minha visão, se a pessoa possui condições para tal, que comece com o melhor e mais adequado possível. Não existe desvantagem nenhuma em começar a tocar com um Martin...

    A taxa de abandono num curso como Direito é bem alta, mesmo assim não conheço ninguém que entra no curso com a mentalidade de "vou pagar a pior e mais baratinha universidade para não perder dinheiro se desistir", as pessoas sempre procuram a melhor alternativa. Não existe motivo para pensar diferente quanto o assunto é música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender em cordas de aço ou nylon?